As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina Chiziane
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/10092 |
Resumo: | Em O alegre canto da perdiz (2008), quinto romance de Paulina Chiziane, a autora faz um resgate histórico ao retratar a colonização de Moçambique. Esta pesquisa busca analisar os personagens principais da narrativa a partir de suas possíveis correspondentes representações culturais naquela sociedade. Duas dessas representações nos são mais pertinentes: primeiro, o ser africano como extensão da terra, despido de sua humanidade, objeto de posse do colonizador; e, segundo, esta mesma representação, mas subvertida: o ser como extensão da terra naquilo que essa tem de sagrado e fértil, ideia que foi personificada na figura da Mãe África. À luz dos postulados de autores como Stuart Hall (2016), Frantz Fanon (2008) e Kabengele Munanga (1986) será possível fazer uma leitura do romance no que tange à representação do negro e da negra |
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As representações culturais no romance: o alegre canto da perdiz de Paulina ChizianeLiteratura MoçambicanaRepresentações CulturaisPós-colonialismoLiteratura moçambicanaRomanceChiziane, Paulina, 1955-Mozambican LiteratureCultural RepresentationsPostcolonialismEm O alegre canto da perdiz (2008), quinto romance de Paulina Chiziane, a autora faz um resgate histórico ao retratar a colonização de Moçambique. Esta pesquisa busca analisar os personagens principais da narrativa a partir de suas possíveis correspondentes representações culturais naquela sociedade. Duas dessas representações nos são mais pertinentes: primeiro, o ser africano como extensão da terra, despido de sua humanidade, objeto de posse do colonizador; e, segundo, esta mesma representação, mas subvertida: o ser como extensão da terra naquilo que essa tem de sagrado e fértil, ideia que foi personificada na figura da Mãe África. À luz dos postulados de autores como Stuart Hall (2016), Frantz Fanon (2008) e Kabengele Munanga (1986) será possível fazer uma leitura do romance no que tange à representação do negro e da negraConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoIn O alegre canto da perdiz (2008), fifth novel by Paulina Chiziane, the author goes back in time in order to depict Mozambique's colonial years. The aim of this dissertation is to analyze the main characters from the narrative in relation to their possible cultural portrayal counterparts in that society. Two of these portrayals are more pertinent to our study: the first one, the idea that the african is an extension of the land, that those men and women have no humanity in themselves and are nothing more than the colonizer’s belongings, and, second, that same portrayal, but subverted: the african as an extension of the land and everything that makes it sacred and fertile, an idea that was personified in the figure of the Mother Africa. In the light of postulations by authors like Stuart Hall (2016), Frantz Fanon (2008) and Kabengele Munanga (1986) it will be possible to have a reading of the novel that concerns the representation of the black man and the black womanSilva, Renata Flavia daTeixeira, Vanessa RibeiroJorge, Silvio RenatoCardoso, Mariana Motta Campinho2019-06-24T16:44:52Z2019-06-24T16:44:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10092CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-10T19:51:32Zoai:app.uff.br:1/10092Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:15.644440Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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Em O alegre canto da perdiz (2008), quinto romance de Paulina Chiziane, a autora faz um resgate histórico ao retratar a colonização de Moçambique. Esta pesquisa busca analisar os personagens principais da narrativa a partir de suas possíveis correspondentes representações culturais naquela sociedade. Duas dessas representações nos são mais pertinentes: primeiro, o ser africano como extensão da terra, despido de sua humanidade, objeto de posse do colonizador; e, segundo, esta mesma representação, mas subvertida: o ser como extensão da terra naquilo que essa tem de sagrado e fértil, ideia que foi personificada na figura da Mãe África. À luz dos postulados de autores como Stuart Hall (2016), Frantz Fanon (2008) e Kabengele Munanga (1986) será possível fazer uma leitura do romance no que tange à representação do negro e da negra |
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