Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Aline Amoêdo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12312
Resumo: Esta monografia tem por objetivo principal analisar criticamente a experiência do lazer na educação física escolar, buscando entender seu lugar na escola. Com base nisto e considerando o lazer direito garantido pela constituição brasileira, a problemática desta pesquisa concerne em identificá-lo como temática da Educação Física percebendo sua relação com a educação e com o cenário no qual a escola está atualmente. A monografia tem como objetivos específicos: a) resgatar bibliografias que discutam o contexto socioeconômico em que está imersa a escola, levando-se em conta as variadas possibilidades de entendimento acerca do conceito de lazer a partir deste cenário; b) estabelecer contrapontos entre àquelas e documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro) sobre o lazer e sua abordagem nas aulas de educação física escolar; c) sistematizar uma proposta de intervenção no espaço escolar que aponte para questionamentos no que tange a autonomia e emancipação dos alunos na administração do tempo e dos recursos para o lazer. A metodologia centralizase no contraponto bibliográfico e documental, no que diz respeito à escola e ao componente curricular em questão. Para contemplar os objetivos propostos será analisado às relações que vêem sendo estabelecidos no interior do projeto societário da dita modernidade e os diferentes formatos de intervenção para o lazer, bem como sua aplicabilidade nas escolas estaduais no Rio de Janeiro, lugar onde os estágios supervisionados (disciplinas Pesquisa e Prática de Ensino III e IV) da graduação em Educação Física da Universidade Federal Fluminense acontecem. Por último, apresentar-se-á a discussão sobre os limites e contradições de projetos de intervenção de lazer para/na escola. O estudo apontará o desafio de questionar a natureza da escola, situada no cenário da lógica nascida com a Revolução Industrial onde nova relação com o tempo, o trabalho e o tempo do não- trabalho exige novas atitudes e hábitos dos alunos, com vistas a inserção no mundo mercadológico e utilitarista
id UFF-2_45175e454ee46129ef1a2b92ee796ee0
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12312
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?ModernidadeEducação física escolarLazerEducação físicaModernidadeLazerModernitySchool physical educationRecreationEsta monografia tem por objetivo principal analisar criticamente a experiência do lazer na educação física escolar, buscando entender seu lugar na escola. Com base nisto e considerando o lazer direito garantido pela constituição brasileira, a problemática desta pesquisa concerne em identificá-lo como temática da Educação Física percebendo sua relação com a educação e com o cenário no qual a escola está atualmente. A monografia tem como objetivos específicos: a) resgatar bibliografias que discutam o contexto socioeconômico em que está imersa a escola, levando-se em conta as variadas possibilidades de entendimento acerca do conceito de lazer a partir deste cenário; b) estabelecer contrapontos entre àquelas e documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro) sobre o lazer e sua abordagem nas aulas de educação física escolar; c) sistematizar uma proposta de intervenção no espaço escolar que aponte para questionamentos no que tange a autonomia e emancipação dos alunos na administração do tempo e dos recursos para o lazer. A metodologia centralizase no contraponto bibliográfico e documental, no que diz respeito à escola e ao componente curricular em questão. Para contemplar os objetivos propostos será analisado às relações que vêem sendo estabelecidos no interior do projeto societário da dita modernidade e os diferentes formatos de intervenção para o lazer, bem como sua aplicabilidade nas escolas estaduais no Rio de Janeiro, lugar onde os estágios supervisionados (disciplinas Pesquisa e Prática de Ensino III e IV) da graduação em Educação Física da Universidade Federal Fluminense acontecem. Por último, apresentar-se-á a discussão sobre os limites e contradições de projetos de intervenção de lazer para/na escola. O estudo apontará o desafio de questionar a natureza da escola, situada no cenário da lógica nascida com a Revolução Industrial onde nova relação com o tempo, o trabalho e o tempo do não- trabalho exige novas atitudes e hábitos dos alunos, com vistas a inserção no mundo mercadológico e utilitaristaThis monograph aims to critically analyze the leisure experience in the school physical education, trying to understand its place in the school. Based on this and considering the right leisure guaranteed by the Brazilian constitution, the problem of this research concerns in identifying it as Physical Education subject perceiving its relationship with education and the scenario in which the school is currently. The monograph has specific objectives: a) to retrieve bibliographies that discuss the socioeconomic context in which the school is immersed, taking into account the varied possibilities of understanding about the concept of leisure from this scenario; b) to establish counterpoints between them and official documents (Law of Guidelines and Bases of National Education, National Curricular Parameters and the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro) on leisure and its approach in school physical education classes; c) systematize a proposal for intervention in the school space that points to questions regarding the autonomy and emancipation of students in the administration of time and resources for leisure. The methodology is centered on the bibliographical and documentary counterpoint, regarding the school and the curricular component in question. In order to contemplate the proposed objectives, it will be analyzed the relationships that are established within the societal project of the said modernity and the different forms of intervention for leisure, as well as their applicability in the state schools in Rio de Janeiro, where supervised internships Research and Practice of Teaching III and IV) of the graduation in Physical Education of the Federal University Fluminense happen. Finally, we will present the discussion about the limits and contradictions of projects of intervention of leisure to / in the school. The study will point out the challenge of questioning the nature of the school, situated in the context of the logic born with the Industrial Revolution, where a new relationship with time, work and time of nonwork demands new attitudes and habits of students, with a view to insertion in the market and utilitarian worldAlmeida, Paulo Antonio Cresciulo deSilva, Elizandra Garcia da SilvaAlves Júnior, Edmundo de DrummondCorrêa, Aline Amoêdo2019-11-26T18:15:15Z2019-11-26T18:15:15Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCORREA, Aline Amoedo. Lazer na escola: necessidade, possibilidade ou conflito? 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade Federal Fluminense, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12312http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-05T17:41:20Zoai:app.uff.br:1/12312Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:19:23.158563Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?
title Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?
spellingShingle Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?
Corrêa, Aline Amoêdo
Modernidade
Educação física escolar
Lazer
Educação física
Modernidade
Lazer
Modernity
School physical education
Recreation
title_short Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?
title_full Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?
title_fullStr Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?
title_full_unstemmed Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?
title_sort Lazer na escola: possibilidade, necessidade ou conflito?
author Corrêa, Aline Amoêdo
author_facet Corrêa, Aline Amoêdo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Paulo Antonio Cresciulo de
Silva, Elizandra Garcia da Silva
Alves Júnior, Edmundo de Drummond
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Aline Amoêdo
dc.subject.por.fl_str_mv Modernidade
Educação física escolar
Lazer
Educação física
Modernidade
Lazer
Modernity
School physical education
Recreation
topic Modernidade
Educação física escolar
Lazer
Educação física
Modernidade
Lazer
Modernity
School physical education
Recreation
description Esta monografia tem por objetivo principal analisar criticamente a experiência do lazer na educação física escolar, buscando entender seu lugar na escola. Com base nisto e considerando o lazer direito garantido pela constituição brasileira, a problemática desta pesquisa concerne em identificá-lo como temática da Educação Física percebendo sua relação com a educação e com o cenário no qual a escola está atualmente. A monografia tem como objetivos específicos: a) resgatar bibliografias que discutam o contexto socioeconômico em que está imersa a escola, levando-se em conta as variadas possibilidades de entendimento acerca do conceito de lazer a partir deste cenário; b) estabelecer contrapontos entre àquelas e documentos oficiais (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Parâmetros Curriculares Nacionais e o Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro) sobre o lazer e sua abordagem nas aulas de educação física escolar; c) sistematizar uma proposta de intervenção no espaço escolar que aponte para questionamentos no que tange a autonomia e emancipação dos alunos na administração do tempo e dos recursos para o lazer. A metodologia centralizase no contraponto bibliográfico e documental, no que diz respeito à escola e ao componente curricular em questão. Para contemplar os objetivos propostos será analisado às relações que vêem sendo estabelecidos no interior do projeto societário da dita modernidade e os diferentes formatos de intervenção para o lazer, bem como sua aplicabilidade nas escolas estaduais no Rio de Janeiro, lugar onde os estágios supervisionados (disciplinas Pesquisa e Prática de Ensino III e IV) da graduação em Educação Física da Universidade Federal Fluminense acontecem. Por último, apresentar-se-á a discussão sobre os limites e contradições de projetos de intervenção de lazer para/na escola. O estudo apontará o desafio de questionar a natureza da escola, situada no cenário da lógica nascida com a Revolução Industrial onde nova relação com o tempo, o trabalho e o tempo do não- trabalho exige novas atitudes e hábitos dos alunos, com vistas a inserção no mundo mercadológico e utilitarista
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T18:15:15Z
2019-11-26T18:15:15Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CORREA, Aline Amoedo. Lazer na escola: necessidade, possibilidade ou conflito? 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade Federal Fluminense, 2019.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12312
identifier_str_mv CORREA, Aline Amoedo. Lazer na escola: necessidade, possibilidade ou conflito? 2019. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Educação Física e Desportos, Universidade Federal Fluminense, 2019.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823723444961280