Formação em saúde: uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da graduação de fonoaudiologia do Instituto de Nova Friburgo/UFF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/22988 http://dx.doi.org/10.22409/PPGSC.2020.m.13979714799 |
Resumo: | A formação dos profissionais em saúde é um tema de grande relevância no cenário atual. Se faz necessário fornecer uma formação qualificada para quem forma esses profissionais de saúde. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar aspectos da formação em saúde relacionados ao uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na graduação em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense, a partir das práticas pedagógicas dos docentes do curso. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAAE 08783819.3.0000.5243. Participaram do estudo 17 professores, que foram convidados a responder um questionário autoaplicável e uma entrevista com perguntas abertas sobre as suas percepções da sua prática docente. Os dados foram tabulados e as entrevistas foram gravadas por intermédio de um dispositivo móvel e posteriormente transcritas para a sistematização de dados e análise do conteúdo., conforme a técnica Hermenêutico-Dialética proposta por Minayo. Como resultado, foram citadas as motivações para ser docente, sendo elas: gostar de ensinar, compartilhar conhecimentos e desenvolver pesquisa. Os principais recursos educacionais utilizados pelos professores foram subdivididos em cinco categorias: multimidia, gamificação, criação de recursos educacionais, trabalho em grupo e aproximação com a realidade. Nos relatos dos professores, foi possível perceber que apesar de não estarem aplicando o modelo fechado das metodologias ativas, os professores já utilizam alguns dos seus princípios em sala de aula. Os principais desafios encontrados na prática docente foram a falta de formação para ser professor, dificuldades em avaliar o aprendizado dos alunos, o uso de tecnologias em sala de aula, o currículo desatualizado e como engajar os alunos em suas disciplinas. Sugere-se que mais estudos sejam realizados neste campo, a fim de compreender a prática docente universitária, assim como se faz necessário construir caminhos que viabilizem a capacitação continuada dos professores para tornar o processo de ensino aprendizagem mais eficaz |
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Formação em saúde: uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da graduação de fonoaudiologia do Instituto de Nova Friburgo/UFFFormação docenteSaúdeFetodologias ativasSistema Único de Saúde (Brasil)EnsinoAprendizagemFonoaudiologiaCapacitação de recursos humanos em saúdeTeacher formationHealthActive learning methodologiesA formação dos profissionais em saúde é um tema de grande relevância no cenário atual. Se faz necessário fornecer uma formação qualificada para quem forma esses profissionais de saúde. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo analisar aspectos da formação em saúde relacionados ao uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na graduação em Fonoaudiologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo da Universidade Federal Fluminense, a partir das práticas pedagógicas dos docentes do curso. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAAE 08783819.3.0000.5243. Participaram do estudo 17 professores, que foram convidados a responder um questionário autoaplicável e uma entrevista com perguntas abertas sobre as suas percepções da sua prática docente. Os dados foram tabulados e as entrevistas foram gravadas por intermédio de um dispositivo móvel e posteriormente transcritas para a sistematização de dados e análise do conteúdo., conforme a técnica Hermenêutico-Dialética proposta por Minayo. Como resultado, foram citadas as motivações para ser docente, sendo elas: gostar de ensinar, compartilhar conhecimentos e desenvolver pesquisa. Os principais recursos educacionais utilizados pelos professores foram subdivididos em cinco categorias: multimidia, gamificação, criação de recursos educacionais, trabalho em grupo e aproximação com a realidade. Nos relatos dos professores, foi possível perceber que apesar de não estarem aplicando o modelo fechado das metodologias ativas, os professores já utilizam alguns dos seus princípios em sala de aula. Os principais desafios encontrados na prática docente foram a falta de formação para ser professor, dificuldades em avaliar o aprendizado dos alunos, o uso de tecnologias em sala de aula, o currículo desatualizado e como engajar os alunos em suas disciplinas. Sugere-se que mais estudos sejam realizados neste campo, a fim de compreender a prática docente universitária, assim como se faz necessário construir caminhos que viabilizem a capacitação continuada dos professores para tornar o processo de ensino aprendizagem mais eficazThe formation of health professionals is a topic of high relevance in the current scenario. Moreover, it is also necessary to provide qualified training for those who teach these health professionals. Thus, the present study aimed to analyze aspects of health education related to the use of active learning methodologies in the teaching-learning process of the Speech Therapy undergraduate program at the Health Institute of Nova Friburgo of the Federal Fluminense University, based on the pedagogical practices of the course teachers. The project was approved by the Ethics Committee under the CAAE 08783819.3.0000.5243. Seventeen teachers were enrolled in the study. They were invited to answer a self administered questionnaire and an interview with open questions about their perception of their teaching practice. Data were tabulated and interviews were recorded using a mobile device, and then later transcribed for data systematization and content analysis by the Hermeneutic-Dialectic technique proposed by Minayo. The results show that the motivations for being a teacher were: enjoying teaching, sharing knowledge and developing research. The main educational resources used by these teachers were subdivided into five categories: multimedia, gamification, creation of educationa resources, group work, and approximation with the reality. It was noticed that although teachers report that they were not applying active learning strategies as originally described, they were in fact using some of their main principles in the classroom. Main challenges that teachers face in their daily practice were the lack of enough previous teacher training, difficulty in evaluating students' learning, using technology in the classroom, outdated curriculum, and how to engage students with their class. We suggest the development of further studies in this field to better understand the teaching practice of university professors. Also, it is essential to build new pathways to allow the continuous professional training of teachers in order to make their teaching process more effective72 f.NiteróiRezende, Mônica deKoifman, LilianFialho, Ana Paula AbreuLima, Jorge LuizLacerda, Fátima Kzam Damaceno deBottino, Caroline Fernandes dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/1148937778001167http://lattes.cnpq.br/4329936553803877http://lattes.cnpq.br/6068195185658231http://lattes.cnpq.br/2524511773652697http://lattes.cnpq.br/7394689777901021http://lattes.cnpq.br/4276464190181885Uen, Lin ShrI2021-08-24T06:01:17Z2021-08-24T06:01:17Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfUEN, Lin ShrI. Formação em saúde: uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem da graduação de fonoaudiologia do Instituto de Nova Friburgo/UFF. 72 f. 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