Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitta, Izabella Cozendey
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25915
Resumo: A utilização de veículos elétricos compartilhados traz benefícios para toda a sociedade, desde a diminuição na emissão de gases do efeito estufa até a melhora da mobilidade urbana e qualidade de vida da sociedade. Pensando em uma proposta que possa melhorar a qualidade de vida dos alunos da UFF e ao mesmo tempo apoiar o meio ambiente, esse trabalho propõe um sistema de mobilidade elétrica baseada na norma IEC 61850 90-8 com monitoramento na escola de engenharia da UFF. A escolha da norma IEC 61850 é devida a padronização e interoperabilidade trazida pela norma, resultando na escalabilidade da proposta para uso além da UFF. Neste trabalho, foi desenvolvida uma prova de conceito em laboratório composta de um sistema de monitoramento e dispositivos eletrônicos inteligentes (Intelligent Electronic Device (IED)). Para o sistema de monitoramento foi utilizado o software Elipse e IEDs da empresa SEL que representaram um ponto de recarga de veículos elétricos compartilhados, um veículo elétrico e placas solares. A mala de testes CMC 356 da Omicron foi utilizada para injetar valores de tensão e corrente nos IEDs de forma a reproduzir um sistema real o quanto possível. Os testes mostraram que o modelo proposto baseado na IEC 61850 90-8 funciona e é bastante flexível para ser explorado de maneira mais completa para a criação de um protótipo realmente operativo.
id UFF-2_460ae1ceb01573ac59ffbe90ab6dc998
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25915
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFFElipseIEC 61850Posto de recargaVeículo elétricoVeículo elétricoEnergia elétricaEngenharia elétricaCharging stationEletric vehicleA utilização de veículos elétricos compartilhados traz benefícios para toda a sociedade, desde a diminuição na emissão de gases do efeito estufa até a melhora da mobilidade urbana e qualidade de vida da sociedade. Pensando em uma proposta que possa melhorar a qualidade de vida dos alunos da UFF e ao mesmo tempo apoiar o meio ambiente, esse trabalho propõe um sistema de mobilidade elétrica baseada na norma IEC 61850 90-8 com monitoramento na escola de engenharia da UFF. A escolha da norma IEC 61850 é devida a padronização e interoperabilidade trazida pela norma, resultando na escalabilidade da proposta para uso além da UFF. Neste trabalho, foi desenvolvida uma prova de conceito em laboratório composta de um sistema de monitoramento e dispositivos eletrônicos inteligentes (Intelligent Electronic Device (IED)). Para o sistema de monitoramento foi utilizado o software Elipse e IEDs da empresa SEL que representaram um ponto de recarga de veículos elétricos compartilhados, um veículo elétrico e placas solares. A mala de testes CMC 356 da Omicron foi utilizada para injetar valores de tensão e corrente nos IEDs de forma a reproduzir um sistema real o quanto possível. Os testes mostraram que o modelo proposto baseado na IEC 61850 90-8 funciona e é bastante flexível para ser explorado de maneira mais completa para a criação de um protótipo realmente operativo.The use of shared electric vehicles brings benefits to society as a whole, from the reduction of the greenhouse gas emissions to the improvement of the urban mobility and society’s quality of life. Thinking of a proposal that can improve the quality of life of UFF students and at the same time support the environment, this work proposes an electric mobility system based on the IEC 61850 90-8 standard with a monitoring system at the UFF engineering school. The choice of the IEC 61850 standard is due to the standardization and interoperability brought by the standard, resulting in the scalability of the proposal for use beyond the University. In this work, a proof of concept was developed in a laboratory composed of a monitoring system and Intelligent Electronic Device (IED). For the monitoring system, Elipse software and IED from the SEL company were used, which represented a charging point for shared electric vehicles, an electric vehicle and solar panels. Omicron’s CMC 356 test bag was used to inject values of voltage and current into the IEDs in order to reproduce a real system as close as possible. Tests have shown that the proposed model based on IEC 61850 90-8 works and is flexible enough to be explored more fully to create a truly operative prototype.62 p.Lopes, YonaBorba, Bruno Soares Moreira CesarDias, Daniel Henrique NogueiraPitta, Izabella Cozendey2022-07-29T15:49:06Z2022-07-29T15:49:06Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPITTA, Izabella Cozendey. Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25915CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-11T16:16:01Zoai:app.uff.br:1/25915Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:20.994385Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF
title Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF
spellingShingle Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF
Pitta, Izabella Cozendey
Elipse
IEC 61850
Posto de recarga
Veículo elétrico
Veículo elétrico
Energia elétrica
Engenharia elétrica
Charging station
Eletric vehicle
title_short Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF
title_full Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF
title_fullStr Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF
title_full_unstemmed Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF
title_sort Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF
author Pitta, Izabella Cozendey
author_facet Pitta, Izabella Cozendey
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Yona
Borba, Bruno Soares Moreira Cesar
Dias, Daniel Henrique Nogueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitta, Izabella Cozendey
dc.subject.por.fl_str_mv Elipse
IEC 61850
Posto de recarga
Veículo elétrico
Veículo elétrico
Energia elétrica
Engenharia elétrica
Charging station
Eletric vehicle
topic Elipse
IEC 61850
Posto de recarga
Veículo elétrico
Veículo elétrico
Energia elétrica
Engenharia elétrica
Charging station
Eletric vehicle
description A utilização de veículos elétricos compartilhados traz benefícios para toda a sociedade, desde a diminuição na emissão de gases do efeito estufa até a melhora da mobilidade urbana e qualidade de vida da sociedade. Pensando em uma proposta que possa melhorar a qualidade de vida dos alunos da UFF e ao mesmo tempo apoiar o meio ambiente, esse trabalho propõe um sistema de mobilidade elétrica baseada na norma IEC 61850 90-8 com monitoramento na escola de engenharia da UFF. A escolha da norma IEC 61850 é devida a padronização e interoperabilidade trazida pela norma, resultando na escalabilidade da proposta para uso além da UFF. Neste trabalho, foi desenvolvida uma prova de conceito em laboratório composta de um sistema de monitoramento e dispositivos eletrônicos inteligentes (Intelligent Electronic Device (IED)). Para o sistema de monitoramento foi utilizado o software Elipse e IEDs da empresa SEL que representaram um ponto de recarga de veículos elétricos compartilhados, um veículo elétrico e placas solares. A mala de testes CMC 356 da Omicron foi utilizada para injetar valores de tensão e corrente nos IEDs de forma a reproduzir um sistema real o quanto possível. Os testes mostraram que o modelo proposto baseado na IEC 61850 90-8 funciona e é bastante flexível para ser explorado de maneira mais completa para a criação de um protótipo realmente operativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-29T15:49:06Z
2022-07-29T15:49:06Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PITTA, Izabella Cozendey. Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25915
identifier_str_mv PITTA, Izabella Cozendey. Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823651446587392