Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/25915 |
Resumo: | A utilização de veículos elétricos compartilhados traz benefícios para toda a sociedade, desde a diminuição na emissão de gases do efeito estufa até a melhora da mobilidade urbana e qualidade de vida da sociedade. Pensando em uma proposta que possa melhorar a qualidade de vida dos alunos da UFF e ao mesmo tempo apoiar o meio ambiente, esse trabalho propõe um sistema de mobilidade elétrica baseada na norma IEC 61850 90-8 com monitoramento na escola de engenharia da UFF. A escolha da norma IEC 61850 é devida a padronização e interoperabilidade trazida pela norma, resultando na escalabilidade da proposta para uso além da UFF. Neste trabalho, foi desenvolvida uma prova de conceito em laboratório composta de um sistema de monitoramento e dispositivos eletrônicos inteligentes (Intelligent Electronic Device (IED)). Para o sistema de monitoramento foi utilizado o software Elipse e IEDs da empresa SEL que representaram um ponto de recarga de veículos elétricos compartilhados, um veículo elétrico e placas solares. A mala de testes CMC 356 da Omicron foi utilizada para injetar valores de tensão e corrente nos IEDs de forma a reproduzir um sistema real o quanto possível. Os testes mostraram que o modelo proposto baseado na IEC 61850 90-8 funciona e é bastante flexível para ser explorado de maneira mais completa para a criação de um protótipo realmente operativo. |
id |
UFF-2_460ae1ceb01573ac59ffbe90ab6dc998 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/25915 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFFElipseIEC 61850Posto de recargaVeículo elétricoVeículo elétricoEnergia elétricaEngenharia elétricaCharging stationEletric vehicleA utilização de veículos elétricos compartilhados traz benefícios para toda a sociedade, desde a diminuição na emissão de gases do efeito estufa até a melhora da mobilidade urbana e qualidade de vida da sociedade. Pensando em uma proposta que possa melhorar a qualidade de vida dos alunos da UFF e ao mesmo tempo apoiar o meio ambiente, esse trabalho propõe um sistema de mobilidade elétrica baseada na norma IEC 61850 90-8 com monitoramento na escola de engenharia da UFF. A escolha da norma IEC 61850 é devida a padronização e interoperabilidade trazida pela norma, resultando na escalabilidade da proposta para uso além da UFF. Neste trabalho, foi desenvolvida uma prova de conceito em laboratório composta de um sistema de monitoramento e dispositivos eletrônicos inteligentes (Intelligent Electronic Device (IED)). Para o sistema de monitoramento foi utilizado o software Elipse e IEDs da empresa SEL que representaram um ponto de recarga de veículos elétricos compartilhados, um veículo elétrico e placas solares. A mala de testes CMC 356 da Omicron foi utilizada para injetar valores de tensão e corrente nos IEDs de forma a reproduzir um sistema real o quanto possível. Os testes mostraram que o modelo proposto baseado na IEC 61850 90-8 funciona e é bastante flexível para ser explorado de maneira mais completa para a criação de um protótipo realmente operativo.The use of shared electric vehicles brings benefits to society as a whole, from the reduction of the greenhouse gas emissions to the improvement of the urban mobility and society’s quality of life. Thinking of a proposal that can improve the quality of life of UFF students and at the same time support the environment, this work proposes an electric mobility system based on the IEC 61850 90-8 standard with a monitoring system at the UFF engineering school. The choice of the IEC 61850 standard is due to the standardization and interoperability brought by the standard, resulting in the scalability of the proposal for use beyond the University. In this work, a proof of concept was developed in a laboratory composed of a monitoring system and Intelligent Electronic Device (IED). For the monitoring system, Elipse software and IED from the SEL company were used, which represented a charging point for shared electric vehicles, an electric vehicle and solar panels. Omicron’s CMC 356 test bag was used to inject values of voltage and current into the IEDs in order to reproduce a real system as close as possible. Tests have shown that the proposed model based on IEC 61850 90-8 works and is flexible enough to be explored more fully to create a truly operative prototype.62 p.Lopes, YonaBorba, Bruno Soares Moreira CesarDias, Daniel Henrique NogueiraPitta, Izabella Cozendey2022-07-29T15:49:06Z2022-07-29T15:49:06Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfPITTA, Izabella Cozendey. Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25915CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-11T16:16:01Zoai:app.uff.br:1/25915Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:20.994385Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF |
title |
Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF |
spellingShingle |
Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF Pitta, Izabella Cozendey Elipse IEC 61850 Posto de recarga Veículo elétrico Veículo elétrico Energia elétrica Engenharia elétrica Charging station Eletric vehicle |
title_short |
Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF |
title_full |
Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF |
title_fullStr |
Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF |
title_full_unstemmed |
Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF |
title_sort |
Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF |
author |
Pitta, Izabella Cozendey |
author_facet |
Pitta, Izabella Cozendey |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lopes, Yona Borba, Bruno Soares Moreira Cesar Dias, Daniel Henrique Nogueira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pitta, Izabella Cozendey |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elipse IEC 61850 Posto de recarga Veículo elétrico Veículo elétrico Energia elétrica Engenharia elétrica Charging station Eletric vehicle |
topic |
Elipse IEC 61850 Posto de recarga Veículo elétrico Veículo elétrico Energia elétrica Engenharia elétrica Charging station Eletric vehicle |
description |
A utilização de veículos elétricos compartilhados traz benefícios para toda a sociedade, desde a diminuição na emissão de gases do efeito estufa até a melhora da mobilidade urbana e qualidade de vida da sociedade. Pensando em uma proposta que possa melhorar a qualidade de vida dos alunos da UFF e ao mesmo tempo apoiar o meio ambiente, esse trabalho propõe um sistema de mobilidade elétrica baseada na norma IEC 61850 90-8 com monitoramento na escola de engenharia da UFF. A escolha da norma IEC 61850 é devida a padronização e interoperabilidade trazida pela norma, resultando na escalabilidade da proposta para uso além da UFF. Neste trabalho, foi desenvolvida uma prova de conceito em laboratório composta de um sistema de monitoramento e dispositivos eletrônicos inteligentes (Intelligent Electronic Device (IED)). Para o sistema de monitoramento foi utilizado o software Elipse e IEDs da empresa SEL que representaram um ponto de recarga de veículos elétricos compartilhados, um veículo elétrico e placas solares. A mala de testes CMC 356 da Omicron foi utilizada para injetar valores de tensão e corrente nos IEDs de forma a reproduzir um sistema real o quanto possível. Os testes mostraram que o modelo proposto baseado na IEC 61850 90-8 funciona e é bastante flexível para ser explorado de maneira mais completa para a criação de um protótipo realmente operativo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-29T15:49:06Z 2022-07-29T15:49:06Z 2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PITTA, Izabella Cozendey. Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. http://app.uff.br/riuff/handle/1/25915 |
identifier_str_mv |
PITTA, Izabella Cozendey. Proposta e prova de conceito baseada na IEC 61850 90-8 para mobilidade elétrica na UFF. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25915 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823651446587392 |