Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/30383 |
Resumo: | A proposta deste trabalho é observar as tendencias atuais de desenvolvimento tecnológico, com o advento das Inteligências Artificiais, e como toda essa revolução está impactando o ensino. Estamos hoje vislumbrando um infinito mar de possibilidades e este trabalho se propõe fazer uma pequena introdução para um mundo que não existia há 10 anos atras. Assim, esta monografia explora o impacto em potencial das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no ensino de ciências, abordando desde fundamentos de IA até suas aplicações em sala de aula. Discute-se, assim, a evolução das ferramentas tecnológicas, desde os antigos chatbots até as IAs mais recentes, como o ChatGPT e Midjourney. São analisados os benefícios da IA para alunos, professores e instituições, incluindo a personalização do ensino, a assistência na preparação de materiais e a otimização de recursos. Também vamos passar pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela nos impele ao uso das novas tecnologias, como as Inteligências Artificiais, nas práticas docentes para uma educação cada vez mais democrática e inclusiva. Por fim, a monografia aborda criticamente as limitações e vieses inerentes à programação e treinamento da IA, ressaltando a necessidade de uma abordagem consciente e ética na adoção dessas tecnologias. |
id |
UFF-2_461fc68e11b7a37928f67a16b35de143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/30383 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticasInteligência Artificial (IA)EnsinoChatBotChatGPTMidjourneyInteligência ArtificialEnsinoChatGPTMidjourneyProdução intelectualArtificial Intelligence (AI)EducationChatBotChatGPTMidjourneyA proposta deste trabalho é observar as tendencias atuais de desenvolvimento tecnológico, com o advento das Inteligências Artificiais, e como toda essa revolução está impactando o ensino. Estamos hoje vislumbrando um infinito mar de possibilidades e este trabalho se propõe fazer uma pequena introdução para um mundo que não existia há 10 anos atras. Assim, esta monografia explora o impacto em potencial das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no ensino de ciências, abordando desde fundamentos de IA até suas aplicações em sala de aula. Discute-se, assim, a evolução das ferramentas tecnológicas, desde os antigos chatbots até as IAs mais recentes, como o ChatGPT e Midjourney. São analisados os benefícios da IA para alunos, professores e instituições, incluindo a personalização do ensino, a assistência na preparação de materiais e a otimização de recursos. Também vamos passar pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela nos impele ao uso das novas tecnologias, como as Inteligências Artificiais, nas práticas docentes para uma educação cada vez mais democrática e inclusiva. Por fim, a monografia aborda criticamente as limitações e vieses inerentes à programação e treinamento da IA, ressaltando a necessidade de uma abordagem consciente e ética na adoção dessas tecnologias.The purpose of this work is to observe current trends in technological development, with the advent of Artificial Intelligences, and how this revolution is impacting education. Today we are envisioning an infinite sea of possibilities and this work proposes to provide a small introduction to a world that did not exist 10 years ago. Thus, this monograph explores the potential impact of Artificial Intelligence (AI) tools on science teaching, addressing everything from AI fundamentals to their applications in the classroom. It discusses the evolution of technological tools, from the old chatbots to the most recent AIs, such as ChatGPT and Midjourney. It analyzes the benefits of AI for students, teachers, and institutions, including the personalization of teaching, assistance in preparing materials, and resource optimization. We will also go through the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and how it pushes us to use new technologies, such as Artificial Intelligences, in teaching practices for increasingly democratic and inclusive education. Finally, the monograph critically addresses the limitations and biases inherent in AI programming and training, emphasizing the need for a conscious and ethical approach to adopting these technologies.55 pBarbosa, Vitor AciolySouza, Carlos Eduardo Rodrigues deSouza, Dácio Moreira deLyra, Max William Alves de2023-09-15T20:44:10Z2023-09-15T20:44:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLyra, Max William Alves de. Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na Educação: Explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no Ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30383CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-15T20:44:14Zoai:app.uff.br:1/30383Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:41.329051Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas |
title |
Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas |
spellingShingle |
Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas Lyra, Max William Alves de Inteligência Artificial (IA) Ensino ChatBot ChatGPT Midjourney Inteligência Artificial Ensino ChatGPT Midjourney Produção intelectual Artificial Intelligence (AI) Education ChatBot ChatGPT Midjourney |
title_short |
Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas |
title_full |
Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas |
title_fullStr |
Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas |
title_full_unstemmed |
Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas |
title_sort |
Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas |
author |
Lyra, Max William Alves de |
author_facet |
Lyra, Max William Alves de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barbosa, Vitor Acioly Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de Souza, Dácio Moreira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lyra, Max William Alves de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Artificial (IA) Ensino ChatBot ChatGPT Midjourney Inteligência Artificial Ensino ChatGPT Midjourney Produção intelectual Artificial Intelligence (AI) Education ChatBot ChatGPT Midjourney |
topic |
Inteligência Artificial (IA) Ensino ChatBot ChatGPT Midjourney Inteligência Artificial Ensino ChatGPT Midjourney Produção intelectual Artificial Intelligence (AI) Education ChatBot ChatGPT Midjourney |
description |
A proposta deste trabalho é observar as tendencias atuais de desenvolvimento tecnológico, com o advento das Inteligências Artificiais, e como toda essa revolução está impactando o ensino. Estamos hoje vislumbrando um infinito mar de possibilidades e este trabalho se propõe fazer uma pequena introdução para um mundo que não existia há 10 anos atras. Assim, esta monografia explora o impacto em potencial das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no ensino de ciências, abordando desde fundamentos de IA até suas aplicações em sala de aula. Discute-se, assim, a evolução das ferramentas tecnológicas, desde os antigos chatbots até as IAs mais recentes, como o ChatGPT e Midjourney. São analisados os benefícios da IA para alunos, professores e instituições, incluindo a personalização do ensino, a assistência na preparação de materiais e a otimização de recursos. Também vamos passar pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela nos impele ao uso das novas tecnologias, como as Inteligências Artificiais, nas práticas docentes para uma educação cada vez mais democrática e inclusiva. Por fim, a monografia aborda criticamente as limitações e vieses inerentes à programação e treinamento da IA, ressaltando a necessidade de uma abordagem consciente e ética na adoção dessas tecnologias. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-15T20:44:10Z 2023-09-15T20:44:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Lyra, Max William Alves de. Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na Educação: Explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no Ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/30383 |
identifier_str_mv |
Lyra, Max William Alves de. Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na Educação: Explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no Ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823625176612864 |