Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lyra, Max William Alves de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30383
Resumo: A proposta deste trabalho é observar as tendencias atuais de desenvolvimento tecnológico, com o advento das Inteligências Artificiais, e como toda essa revolução está impactando o ensino. Estamos hoje vislumbrando um infinito mar de possibilidades e este trabalho se propõe fazer uma pequena introdução para um mundo que não existia há 10 anos atras. Assim, esta monografia explora o impacto em potencial das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no ensino de ciências, abordando desde fundamentos de IA até suas aplicações em sala de aula. Discute-se, assim, a evolução das ferramentas tecnológicas, desde os antigos chatbots até as IAs mais recentes, como o ChatGPT e Midjourney. São analisados os benefícios da IA para alunos, professores e instituições, incluindo a personalização do ensino, a assistência na preparação de materiais e a otimização de recursos. Também vamos passar pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela nos impele ao uso das novas tecnologias, como as Inteligências Artificiais, nas práticas docentes para uma educação cada vez mais democrática e inclusiva. Por fim, a monografia aborda criticamente as limitações e vieses inerentes à programação e treinamento da IA, ressaltando a necessidade de uma abordagem consciente e ética na adoção dessas tecnologias.
id UFF-2_461fc68e11b7a37928f67a16b35de143
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30383
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticasInteligência Artificial (IA)EnsinoChatBotChatGPTMidjourneyInteligência ArtificialEnsinoChatGPTMidjourneyProdução intelectualArtificial Intelligence (AI)EducationChatBotChatGPTMidjourneyA proposta deste trabalho é observar as tendencias atuais de desenvolvimento tecnológico, com o advento das Inteligências Artificiais, e como toda essa revolução está impactando o ensino. Estamos hoje vislumbrando um infinito mar de possibilidades e este trabalho se propõe fazer uma pequena introdução para um mundo que não existia há 10 anos atras. Assim, esta monografia explora o impacto em potencial das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no ensino de ciências, abordando desde fundamentos de IA até suas aplicações em sala de aula. Discute-se, assim, a evolução das ferramentas tecnológicas, desde os antigos chatbots até as IAs mais recentes, como o ChatGPT e Midjourney. São analisados os benefícios da IA para alunos, professores e instituições, incluindo a personalização do ensino, a assistência na preparação de materiais e a otimização de recursos. Também vamos passar pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela nos impele ao uso das novas tecnologias, como as Inteligências Artificiais, nas práticas docentes para uma educação cada vez mais democrática e inclusiva. Por fim, a monografia aborda criticamente as limitações e vieses inerentes à programação e treinamento da IA, ressaltando a necessidade de uma abordagem consciente e ética na adoção dessas tecnologias.The purpose of this work is to observe current trends in technological development, with the advent of Artificial Intelligences, and how this revolution is impacting education. Today we are envisioning an infinite sea of possibilities and this work proposes to provide a small introduction to a world that did not exist 10 years ago. Thus, this monograph explores the potential impact of Artificial Intelligence (AI) tools on science teaching, addressing everything from AI fundamentals to their applications in the classroom. It discusses the evolution of technological tools, from the old chatbots to the most recent AIs, such as ChatGPT and Midjourney. It analyzes the benefits of AI for students, teachers, and institutions, including the personalization of teaching, assistance in preparing materials, and resource optimization. We will also go through the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and how it pushes us to use new technologies, such as Artificial Intelligences, in teaching practices for increasingly democratic and inclusive education. Finally, the monograph critically addresses the limitations and biases inherent in AI programming and training, emphasizing the need for a conscious and ethical approach to adopting these technologies.55 pBarbosa, Vitor AciolySouza, Carlos Eduardo Rodrigues deSouza, Dácio Moreira deLyra, Max William Alves de2023-09-15T20:44:10Z2023-09-15T20:44:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLyra, Max William Alves de. Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na Educação: Explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no Ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30383CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-09-15T20:44:14Zoai:app.uff.br:1/30383Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-09-15T20:44:14Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas
title Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas
spellingShingle Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas
Lyra, Max William Alves de
Inteligência Artificial (IA)
Ensino
ChatBot
ChatGPT
Midjourney
Inteligência Artificial
Ensino
ChatGPT
Midjourney
Produção intelectual
Artificial Intelligence (AI)
Education
ChatBot
ChatGPT
Midjourney
title_short Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas
title_full Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas
title_fullStr Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas
title_full_unstemmed Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas
title_sort Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na educação: explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas
author Lyra, Max William Alves de
author_facet Lyra, Max William Alves de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Vitor Acioly
Souza, Carlos Eduardo Rodrigues de
Souza, Dácio Moreira de
dc.contributor.author.fl_str_mv Lyra, Max William Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Artificial (IA)
Ensino
ChatBot
ChatGPT
Midjourney
Inteligência Artificial
Ensino
ChatGPT
Midjourney
Produção intelectual
Artificial Intelligence (AI)
Education
ChatBot
ChatGPT
Midjourney
topic Inteligência Artificial (IA)
Ensino
ChatBot
ChatGPT
Midjourney
Inteligência Artificial
Ensino
ChatGPT
Midjourney
Produção intelectual
Artificial Intelligence (AI)
Education
ChatBot
ChatGPT
Midjourney
description A proposta deste trabalho é observar as tendencias atuais de desenvolvimento tecnológico, com o advento das Inteligências Artificiais, e como toda essa revolução está impactando o ensino. Estamos hoje vislumbrando um infinito mar de possibilidades e este trabalho se propõe fazer uma pequena introdução para um mundo que não existia há 10 anos atras. Assim, esta monografia explora o impacto em potencial das ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no ensino de ciências, abordando desde fundamentos de IA até suas aplicações em sala de aula. Discute-se, assim, a evolução das ferramentas tecnológicas, desde os antigos chatbots até as IAs mais recentes, como o ChatGPT e Midjourney. São analisados os benefícios da IA para alunos, professores e instituições, incluindo a personalização do ensino, a assistência na preparação de materiais e a otimização de recursos. Também vamos passar pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como ela nos impele ao uso das novas tecnologias, como as Inteligências Artificiais, nas práticas docentes para uma educação cada vez mais democrática e inclusiva. Por fim, a monografia aborda criticamente as limitações e vieses inerentes à programação e treinamento da IA, ressaltando a necessidade de uma abordagem consciente e ética na adoção dessas tecnologias.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-15T20:44:10Z
2023-09-15T20:44:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lyra, Max William Alves de. Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na Educação: Explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no Ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30383
identifier_str_mv Lyra, Max William Alves de. Incorporando a Revolução Industrial 4.0 na Educação: Explorando o impacto transformador das Inteligências Artificiais no Ensino – Uma abordagem introdutória às novas ferramentas didáticas. 2023. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838763386142720