Reflexões teórico-práticas preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta criativa na publicidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Signos do Consumo |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/210976 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo desenvolver reflexões teórico-práticas, a partir da empiria, sobre o uso do ChatGPT como ferramenta de criação de campanhas. Calibrando nossa perspectiva de investigação, inicialmente discutimos as bases dos processos de criação publicitária e destrinchamos as lógicas da inteligência artificial generativa. Caminhando para a experiência, usamos o ChatGPT para o desenho de campanhas de Natal para a Coca-Cola. Como resultados, destacamos algumas das principais limitações e as potencialidades da plataforma para a criatividade publicitária. |
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Reflexões teórico-práticas preliminares sobre o uso do ChatGPT como ferramenta criativa na publicidadePreliminary theoretical-practical considerations on the use of ChatGPT as creative tool in advertisingReflexiones teórico-prácticas preliminares sobre el uso de ChatGPT como herramienta creativa en publicidadInteligência artificialCriação publicitáriaChatGPTInteligencia artificialCreatividad publicitariaChatGPTArtificial intelligenceAdvertising creativityChatGPTEste artigo tem como objetivo desenvolver reflexões teórico-práticas, a partir da empiria, sobre o uso do ChatGPT como ferramenta de criação de campanhas. Calibrando nossa perspectiva de investigação, inicialmente discutimos as bases dos processos de criação publicitária e destrinchamos as lógicas da inteligência artificial generativa. Caminhando para a experiência, usamos o ChatGPT para o desenho de campanhas de Natal para a Coca-Cola. Como resultados, destacamos algumas das principais limitações e as potencialidades da plataforma para a criatividade publicitária.Este artículo tiene como objetivo desarrollar reflexiones teóricas y prácticas, basadas em datos empíricos, sobre el uso de ChatGPT como herramienta de creación de campañas. Calibrando nuestra perspectiva de investigación, discutimos inicialmente las bases de los procesos de creación publicitaria y desentrañamos la lógica de la inteligencia artificial generativa. Pasando a la experiencia, usamos ChatGPT para diseñar campañas navideñas para Coca-Cola. Como resultado, destacamos algunas de las principales limitaciones y potencialidades de la plataforma para la creatividad publicitaria. This article aims to develop theoretical and practical considerations, based on empirical data, on the use of ChatGPT as a campaign creation tool. Calibrating our research perspective, we initially discuss the bases of advertising creation processes and unravel the logic of generative artificial intelligence. Moving on to experience, we used ChatGPT to design Christmas campaigns for Coca-Cola. As a result, we highlight some of the main limitations and potential of this platform for advertising creativity.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresTEXTOtextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/21097610.11606/issn.1984-5057.v15i1e210976Signos do Consumo; v. 15 n. 1 (2023): Novas semiosferas e outros sentidos possíveis; e2109761984-5057reponame:Signos do Consumoinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/210976/196698https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/210976/200855Copyright (c) 2023 Renato Gonçalves Ferreira Filhohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Filho, Renato GonçalvesFerreira Filho, Renato GonçalvesFerreira Filho, Renato Gonçalves2023-12-11T12:57:07Zoai:revistas.usp.br:article/210976Revistahttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumoPUBhttps://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/oairevistasignosdoconsumo@usp.br||revistasignosdoconsumo@usp.br1984-50571984-5057opendoar:2023-12-11T12:57:07Signos do Consumo - Universidade de São Paulo (USP)false |
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