Elas com a palavra: gênero, saberes e narrativas sobre a docência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33624 |
Resumo: | As reflexões que compõem esta investigação partem da possibilidade de aludir que a docência, por meio de suas práticas e saberes, é capaz de exprimir a dinâmica das relações de gênero que estrutura a nossa vida coletiva. A partir deste entendimento, assumimos que este cenário pode representar um caminho fecundo para a observação de uma perspectiva de aprendizagem alternativa às tradicionais prescrições curriculares. Desta forma, nosso foco reside na viabilidade de prescrutar, nas experiências profissionais e histórias de vida narradas por professoras, o afloramento de uma dimensão personalizada dos saberes docentes, destinadas ao exercício da profissão. Neste sentido, o objetivo aqui é apreender o movimento que enlaça elementos das trajetórias formativas das professoras em questão às ações cotidianas que elas dedicam ao público discente, tendo em vista o que chamamos de temática de gênero e temas correlatos. Para tanto, partimos de uma proposta metodológica qualitativa, inspirada nos pressupostos investigativos de pesquisas com narrativas e da História Oral. Essa proposta nos permitiu amplificar nossas observações sobre contribuições localizadas, de forma a posicioná-las no contexto coletivo da história compartilhada da docência. Deste modo, lançamos nosso olhar sobre as experiências narradas de professoras de Ciências e Biologia, obtidas por meio de duas vias de diálogo interligadas. A primeira delas, a preliminar, na forma de questionários online, contou com a participação de 31 professoras atuantes; e a segunda, a principal, na forma de ciclos de entrevistas pessoais, recebeu as narrativas de duas professoras- narradoras, Lurdes e Eliza. Como esperado, as contribuições que nos foram oferecidas delineavam uma perspectiva da docência atuante que dialoga com as experiências formativas prévias, inclusive pré-profissionais, e reflete sobre a prática profissional e os saberes docentes mobilizados no cotidiano escolar. A temática de gênero emerge neste panorama como uma janela que enseja o encontro de experiências entre docentes e estudantes, de forma a oportunizar um processo educativo que traz para o centro das reflexões as identidades, as histórias de vida e os percursos formativos de ambos os grupos. Assim, por meio deste movimento, é possível divisar o caráter narrativo do processo educativo em curso, pois envolve o encontro propositivo entre experiências compartilháveis. Decifrar os meandros de uma proposta de aprendizagem nestes termos, representa a possibilidade de localizar soluções para os históricos entraves enfrentados pelo campo da Educação, em especial, no que se refere à valorização da profissão e do potencial de seus saberes. |
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Elas com a palavra: gênero, saberes e narrativas sobre a docênciaSaberes docentesGêneroProfessoras-narradorasEnsino de Ciências e BiologiaExperiênciaFormação de professorCotidianoEnsino de CiênciasGêneroTeaching knowledgeGenderFemale teacher-narratorsScience and biology educationExperienceAs reflexões que compõem esta investigação partem da possibilidade de aludir que a docência, por meio de suas práticas e saberes, é capaz de exprimir a dinâmica das relações de gênero que estrutura a nossa vida coletiva. A partir deste entendimento, assumimos que este cenário pode representar um caminho fecundo para a observação de uma perspectiva de aprendizagem alternativa às tradicionais prescrições curriculares. Desta forma, nosso foco reside na viabilidade de prescrutar, nas experiências profissionais e histórias de vida narradas por professoras, o afloramento de uma dimensão personalizada dos saberes docentes, destinadas ao exercício da profissão. Neste sentido, o objetivo aqui é apreender o movimento que enlaça elementos das trajetórias formativas das professoras em questão às ações cotidianas que elas dedicam ao público discente, tendo em vista o que chamamos de temática de gênero e temas correlatos. Para tanto, partimos de uma proposta metodológica qualitativa, inspirada nos pressupostos investigativos de pesquisas com narrativas e da História Oral. Essa proposta nos permitiu amplificar nossas observações sobre contribuições localizadas, de forma a posicioná-las no contexto coletivo da história compartilhada da docência. Deste modo, lançamos nosso olhar sobre as experiências narradas de professoras de Ciências e Biologia, obtidas por meio de duas vias de diálogo interligadas. A primeira delas, a preliminar, na forma de questionários online, contou com a participação de 31 professoras atuantes; e a segunda, a principal, na forma de ciclos de entrevistas pessoais, recebeu as narrativas de duas professoras- narradoras, Lurdes e Eliza. Como esperado, as contribuições que nos foram oferecidas delineavam uma perspectiva da docência atuante que dialoga com as experiências formativas prévias, inclusive pré-profissionais, e reflete sobre a prática profissional e os saberes docentes mobilizados no cotidiano escolar. A temática de gênero emerge neste panorama como uma janela que enseja o encontro de experiências entre docentes e estudantes, de forma a oportunizar um processo educativo que traz para o centro das reflexões as identidades, as histórias de vida e os percursos formativos de ambos os grupos. Assim, por meio deste movimento, é possível divisar o caráter narrativo do processo educativo em curso, pois envolve o encontro propositivo entre experiências compartilháveis. Decifrar os meandros de uma proposta de aprendizagem nestes termos, representa a possibilidade de localizar soluções para os históricos entraves enfrentados pelo campo da Educação, em especial, no que se refere à valorização da profissão e do potencial de seus saberes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThis investigation is based on the possibility that teaching, through its specific practices and knowledge, can express and reflect upon gender dynamics that structure our collective life. We assume that this scenario can represent a fruitful path for observing an alternative learning perspective to traditional curricular prescriptions. Thereby, our focus lies on the feasibility of scrutinizing, in the professional experiences and life stories narrated by teachers, the emergence of a personalized dimension of teaching knowledge, intended for the exercise of the profession. In this sense, the objective here is to understand the movement that links elements of the teachers’ training trajectories to the daily actions they dedicate to their public, the students, considering what we call the gender thematic. To achieve this objective, we chose a qualitative research proposal, inspired by the contributions of narratives investigations and oral history, which allowed us to amplify our observations about localized narrative, in order to position them in a collective context that represents the teaching shared history. We worked on the narrated experiences of science and biology female teachers, obtained through two interconnected dialogue lines. The first one, the preliminary, in the form of online questionnaires, had the participation of 31 active female teachers; and the second one, the main, in the form of personal interviews cycles. The latter received the narratives of two teacher-narrators, Lurdes and Eliza. The contributions we obtained outlined a teaching perspective that dialogues with their previous experiences, including pre-professional ones, and reflects on professional practices and knowledges mobilized in everyday school life. In this scenario the gender thematic emerges as a window that allows an encounter of experiences between teachers and students, in an educational process that brings about discussion related to identities, life stories and educational paths from both groups. Thus, through this movement, it is possible to discern the narrative disposition of this educational process, as it involves the purposeful encounter between shareable experiences. Therefore, deciphering the intricacies of a learning proposal in these terms represents the possibility of finding solutions to the historical obstacles faced by the educational field, especially regarding the valuing of teaching and its knowledge.295 p.Selles, Sandra Lucia EscovedoAlmeida, Juniele Rabêlo deSilva, Mariana Mizael Pinheiro daGastal, Maria Luiza de AraújoCarvalho, Fabiana Aparecida deAyres, Ana Cléa Braga MoreiraSilva, Juliana Dionisio Cavalcante da2024-07-25T12:20:19Z2024-07-25T12:20:19Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVA, Juliana Dionisio Cavalcante da. Elas com a palavra: gênero, saberes e narrativas sobre a docência. 2024. 295f. 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