Ação educativa do enfermeiro no cuidado domiciliar de adolescentes e crianças: uso do fator estimulador de crescimento de colônia granulocítica (G-CSF): uma perspectiva fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizabeth Maria Oliveira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4333
Resumo: Problema: atualmente o câncer infantil representa a segunda causa de morte na faixa etária de 5 a 19 anos, ultrapassado apenas pelos óbitos provocados por causas externas. E, a partir do diagnóstico, traça-se uma das propostas de tratamento, a terapêutica com os agentes antineoplásicos, conhecidos como quimioterápicos, os quais são responsáveis pelo longo período de internação, tendo em vista que um dos efeitos adversos desta terapêutica com maior incidência é a neutropenia pós-quimioterapia. Tal condição representada pela contagem de neutrófilos inferior a 1500/m3 torna necessário o uso de moduladores de resposta muitas vezes em domicílio. Objetivo: este estudo tem como objetivo construir uma ação educativa durante a utilização em domicílio do fator estimulador de colônias granulocíticas (G-CSF), pelo paciente e/ou familiar, buscando conhecer o significado desta ação educativa a ser construída em conjunto com os familiares, considerando e respeitando o conhecimento e saber emanado por eles, em todo o processo holístico de saúde onde o indivíduo apresenta necessidades interligadas ao meio que o cerca. Método: é um estudo de natureza qualitativa, tipo descritivo com apropriação do método fenomenológico na percepção de Maurice Merleau-Ponty, e a teoria transpessoal de Jean Watson e teve como cenário o centro de quimioterapia infantil do Instituto Nacional de Câncer, que é uma instituição pública federal de referência na área oncológica, e obteve aprovação no CEP em 22/12/2015 n° do CAAE-51715515.500005243 e no CEP da instituição coparticipante em 07/01/2016 nº do CAAE-51715515.5.3001.5274. O estudo foi desenvolvido em conformidade com os princípios éticos estabelecidos na resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) 466/12. Resultado: a coleta de dados ocorreu no serviço de quimioterapia infantil por meio de entrevista com participação de dezoito familiares. As entrevistas foram transcritas na integra com apropriação do método de Giorgi e após análise à luz da fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty originou-se a formação de quatro categorias: categoria 1- o impacto do diagnóstico de câncer na perspectiva do familiar; categoria 2- o significado do câncer e tratamento na percepção do familiar; categoria 3- a importância da espiritualidade na percepção do familiar da criança com câncer; categoria 4- o significado do cuidado domiciliar na perspectiva do familiar. Considerações finais: durante o decorrer deste estudo percorreu-se um caminho direcionado ao cuidado, tanto ao cuidador quanto do ser a ser cuidado com o objetivo de compreender e auxiliar os familiares no processo do cuidar a partir da percepção da experiência vivenciada por estes em um contexto familiar. Tais propósitos incluíram o respeito e valorização do conhecimento e das experiências desses familiares, incluindo suas crenças, cultura, e hábitos sociais. E, neste contexto é de extrema importância que o enfermeiro vivencie a experiência a partir da percepção do sujeito deste estudo, considerando os conceitos humanísticos, visando almejar uma assistência cada vez mais qualificada e de excelência, o que propiciou a construção de uma tecnologia educacional (cartilha educativa), no que se refere ao uso em domicilio do fator estimulador de crescimento de colônias de granulócitos
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Tal condição representada pela contagem de neutrófilos inferior a 1500/m3 torna necessário o uso de moduladores de resposta muitas vezes em domicílio. Objetivo: este estudo tem como objetivo construir uma ação educativa durante a utilização em domicílio do fator estimulador de colônias granulocíticas (G-CSF), pelo paciente e/ou familiar, buscando conhecer o significado desta ação educativa a ser construída em conjunto com os familiares, considerando e respeitando o conhecimento e saber emanado por eles, em todo o processo holístico de saúde onde o indivíduo apresenta necessidades interligadas ao meio que o cerca. Método: é um estudo de natureza qualitativa, tipo descritivo com apropriação do método fenomenológico na percepção de Maurice Merleau-Ponty, e a teoria transpessoal de Jean Watson e teve como cenário o centro de quimioterapia infantil do Instituto Nacional de Câncer, que é uma instituição pública federal de referência na área oncológica, e obteve aprovação no CEP em 22/12/2015 n° do CAAE-51715515.500005243 e no CEP da instituição coparticipante em 07/01/2016 nº do CAAE-51715515.5.3001.5274. O estudo foi desenvolvido em conformidade com os princípios éticos estabelecidos na resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) 466/12. Resultado: a coleta de dados ocorreu no serviço de quimioterapia infantil por meio de entrevista com participação de dezoito familiares. As entrevistas foram transcritas na integra com apropriação do método de Giorgi e após análise à luz da fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty originou-se a formação de quatro categorias: categoria 1- o impacto do diagnóstico de câncer na perspectiva do familiar; categoria 2- o significado do câncer e tratamento na percepção do familiar; categoria 3- a importância da espiritualidade na percepção do familiar da criança com câncer; categoria 4- o significado do cuidado domiciliar na perspectiva do familiar. Considerações finais: durante o decorrer deste estudo percorreu-se um caminho direcionado ao cuidado, tanto ao cuidador quanto do ser a ser cuidado com o objetivo de compreender e auxiliar os familiares no processo do cuidar a partir da percepção da experiência vivenciada por estes em um contexto familiar. Tais propósitos incluíram o respeito e valorização do conhecimento e das experiências desses familiares, incluindo suas crenças, cultura, e hábitos sociais. E, neste contexto é de extrema importância que o enfermeiro vivencie a experiência a partir da percepção do sujeito deste estudo, considerando os conceitos humanísticos, visando almejar uma assistência cada vez mais qualificada e de excelência, o que propiciou a construção de uma tecnologia educacional (cartilha educativa), no que se refere ao uso em domicilio do fator estimulador de crescimento de colônias de granulócitos[English] Problem: currently, childhood cancer represents the second cause of death in the age group of 5 to 19 years, surpassed only by deaths caused by external causes. From the diagnosis, one of the treatment proposals is the treatment with antineoplastic agents, known as chemotherapeutic agents, which are responsible for the long period of hospitalization, considering that neutropenia is one of the adverse effects of this therapy with a higher incidence after chemotherapy. That condition, represented by the neutrophil count below 1500 / m3 makes it necessary to use response modulators often at home. Objective: this study aimed to construct an educational action during the use of the granulocytic colony-stimulating factor (G-CSF), by the patient and / or family member at home. It seeks to know the meaning of this educational action built together with the family, considering and respecting the knowledge and knowledge emanated by them, throughout the holistic process of health where the individual present needs interconnected to the environment that surrounds him. Method: it is a descriptive qualitative study, based on the phenomenological method from the perspective of Maurice Merleau-Ponty, and the transpersonal theory of Jean Watson. It had as setting the child chemotherapy center of the National Cancer Institute, which is a public federal hospital, specialized in oncology area, and obtained approval in the CEP on 12/22/2015 under protocol number CAAE-51715515.500005243 and in the CEP of the participating Institution on 07/01/2016 under protocol number CAAE-51715515.5.3001.5274. The study was developed in conformity with the ethical principles set out in National Health Council (CNS) resolution number 466/12. Results: data collection took place in the infant chemotherapy service through an interview with the participation of eighteen relatives. We transcribed the interviews in full, with appropriation of the Giorgi method, followed by analysis under the perspective of the phenomenology of perception by Maurice Merleau-Ponty. Then, four categories originated: category 1- the impact of the cancer diagnosis from the family perspective; category 2- the meaning of the cancer and treatment under the perception of the family member; category 3- the importance of the spirituality under the perception of the family member of the child with cancer; category 4- the meaning of home care from the perspective of the family member. Final considerations: during the development of this study, we went through a path directed to care that reached both the caregiver and the being to be cared for with the objective of understanding and helping the family in the care process from the perception of experiences lived by them in a family context. Such purposes included the respect and valorization of the knowledge and experiences of these relatives, including their beliefs, culture, and social habits. And in this context, it is extremely important that nurses live the experience from the perception of the subject of this study, considering the humanistic concepts, aiming for an increasingly qualified and excellent assistance, which has enabled the construction process of an educational technology (educational leaflet) as regards the use at home of granulocytes colony stimulating factor [Español] En la actualidad el cáncer infantil es la segunda causa de muerte en el grupo de edad de 5-19 años sólo superada por las muertes provocadas por causas externas. Y, desde el diagnóstico, se expone una de las propuestas de tratamiento, la terapéutica con agentes antineoplásicos, conocidos como la quimioterapia, los cuales son responsables por el largo período de hospitalización, dado que algunos de los efectos adversos de este tratamiento con mayor incidencia es la neutropenia pos quimioterapia. Tal condición representada por un conteo de neutrófilos inferior a 1.500 / m3 hace que sea necesario el uso de moduladores de la respuesta muchas veces en el domicilio. Objetivo: este estudio tiene como objetivo construir una actividad educativa durante el uso del estimulador de colonias de factor de granulocitos (G-CSF), el paciente y / o familia en uso en el familiar, buscando conocer el significado de esta actividad educativa que se construirá en conjunto con el familia, teniendo en cuenta y respetando los conocimientos y experiencia que emana de ellos durante todo el proceso holístico de salud donde el individuo presenta necesidades interrelacionadas con el medio que lo rodea. Método: se trata de un estudio cualitativo, descriptivo, con la apropiación del método fenomenológico en la percepción de Maurice Merleau-Ponty, y la teoría transpersonal Jean Watson y se realizó en el centro de la quimioterapia de los niños del Instituto Nacional del Cáncer, que es una institución pública federal referencia en oncología, con la aprobación en el CEP Coordinador 22/12/2015 número de CAAE-51715515.500005243 y CEP de la institución copartícipe en el CAAE 01/07/2016 número 51715515.5.3001.5274. Se realizó a partir de los principios éticos que implican la investigación en seres humanos. Resultados: los datos fueron recolectados en el servicio de quimioterapia infantil a través de entrevistas con la participación de dieciocho familiares. Las entrevistas se transcribieron enteras con apropiación del método de Giorgi y después del análisis a la luz de la fenomenología de Maurice Merleau-Ponty se originó la formación de cuatro categorías: categoría 1- el impacto del diagnóstico de cáncer en la perspectiva de la familia; categoría 2- el significado del cáncer y el tratamiento en la percepción de la familia; categoría 3- la importancia de la espiritualidad en la percepción de la familia de los niños con cáncer; categoría 4- el significado de la atención domiciliaria en perspectiva familiar. Consideraciones finales: en el transcurso del estudio se ha recorrido un camino dirigido a la atención, para llegar tanto al cuidador como al ser humano que debe ser cuidado con el fin de comprender y ayudar a la familia en el proceso de atención a de la percepción de la experiencia vivida por ellos en un contexto familiar, respetando y valorando los conocimientos y experiencias de vida de estas familias, con sus creencias, la cultura y los hábitos sociales y, en este contexto, es extremadamente importante que las enfermeras experimentan la experiencia a partir de la percepción del sujeto de este estudio, teniendo en cuenta los conceptos humanísticos, buscando una asistencia cada vez más cualificada y de excelencia, que propició la construcción de una tecnología educativa (cartilla educativa) en lo que respecta al uso en domicilio del factor de crecimiento de colonias de granulocitosPereira, Eliane RamosSauthier, MartaSilva, Rose Mary Costa Rosa AndradeSilva, Rose Mary Costa Rosa AndradeSilva, Elizabeth Maria Oliveira da2017-08-28T20:29:28Z2017-08-28T20:29:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Elizabeth Maria Oliveira da. Ação educativa do enfermeiro no cuidado domiciliar de adolescentes e crianças: uso do fator estimulador de crescimento de colônia granulocítica (G-CSF): uma perspectiva fenomenológica. 2016. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Niterói, 2016https://app.uff.br/riuff/handle/1/4333http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T19:06:08Zoai:app.uff.br:1/4333Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-05T19:06:08Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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