Ação educativa do enfermeiro no cuidado domiciliar de adolescentes e crianças: uso do fator estimulador de crescimento de colônia granulocítica (G-CSF): uma perspectiva fenomenológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Elizabeth Maria Oliveira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4333
Resumo: Problema: atualmente o câncer infantil representa a segunda causa de morte na faixa etária de 5 a 19 anos, ultrapassado apenas pelos óbitos provocados por causas externas. E, a partir do diagnóstico, traça-se uma das propostas de tratamento, a terapêutica com os agentes antineoplásicos, conhecidos como quimioterápicos, os quais são responsáveis pelo longo período de internação, tendo em vista que um dos efeitos adversos desta terapêutica com maior incidência é a neutropenia pós-quimioterapia. Tal condição representada pela contagem de neutrófilos inferior a 1500/m3 torna necessário o uso de moduladores de resposta muitas vezes em domicílio. Objetivo: este estudo tem como objetivo construir uma ação educativa durante a utilização em domicílio do fator estimulador de colônias granulocíticas (G-CSF), pelo paciente e/ou familiar, buscando conhecer o significado desta ação educativa a ser construída em conjunto com os familiares, considerando e respeitando o conhecimento e saber emanado por eles, em todo o processo holístico de saúde onde o indivíduo apresenta necessidades interligadas ao meio que o cerca. Método: é um estudo de natureza qualitativa, tipo descritivo com apropriação do método fenomenológico na percepção de Maurice Merleau-Ponty, e a teoria transpessoal de Jean Watson e teve como cenário o centro de quimioterapia infantil do Instituto Nacional de Câncer, que é uma instituição pública federal de referência na área oncológica, e obteve aprovação no CEP em 22/12/2015 n° do CAAE-51715515.500005243 e no CEP da instituição coparticipante em 07/01/2016 nº do CAAE-51715515.5.3001.5274. O estudo foi desenvolvido em conformidade com os princípios éticos estabelecidos na resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) 466/12. Resultado: a coleta de dados ocorreu no serviço de quimioterapia infantil por meio de entrevista com participação de dezoito familiares. As entrevistas foram transcritas na integra com apropriação do método de Giorgi e após análise à luz da fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty originou-se a formação de quatro categorias: categoria 1- o impacto do diagnóstico de câncer na perspectiva do familiar; categoria 2- o significado do câncer e tratamento na percepção do familiar; categoria 3- a importância da espiritualidade na percepção do familiar da criança com câncer; categoria 4- o significado do cuidado domiciliar na perspectiva do familiar. Considerações finais: durante o decorrer deste estudo percorreu-se um caminho direcionado ao cuidado, tanto ao cuidador quanto do ser a ser cuidado com o objetivo de compreender e auxiliar os familiares no processo do cuidar a partir da percepção da experiência vivenciada por estes em um contexto familiar. Tais propósitos incluíram o respeito e valorização do conhecimento e das experiências desses familiares, incluindo suas crenças, cultura, e hábitos sociais. E, neste contexto é de extrema importância que o enfermeiro vivencie a experiência a partir da percepção do sujeito deste estudo, considerando os conceitos humanísticos, visando almejar uma assistência cada vez mais qualificada e de excelência, o que propiciou a construção de uma tecnologia educacional (cartilha educativa), no que se refere ao uso em domicilio do fator estimulador de crescimento de colônias de granulócitos