Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Jonas Leonardo Ferreira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/6313
Resumo: A inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio da Educação Básica tem sido tema de pesquisas durante mais de duas décadas no Brasil. Entretanto, lidar com temas modernos e contemporâneos em sala de aula não tem sido uma tarefa fácil para os professores de uma maneira geral, tendo em vista a complexidade do ferramental matemático, a divergência dessa teoria com as clássicas e, sobretudo, as questões filosóficas inerentes a essa nova Física, dentre outros motivos. Assim, o uso de ferramentas didáticas que auxiliem esse profissional no processo de ensino-aprendizagem aponta para uma perspectiva alternativa que viabilize a transposição didática de conteúdos voltados para essa nova Física. Dentre os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea a serem abordados no Ensino Médio, a descoberta do Efeito Fotoelétrico mostra-se um marco de grande importância na história da Ciência em virtude do grande impacto conceitual para a Física e, sobretudo, tecnológico. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, baseada na combinação de duas atividades práticas (experimental e simulação computacional), que resgate toda a conjuntura histórica da construção desse conhecimento e que possibilite abordar esse fenômeno como um todo, bem como discutir as implicações teóricas, filosóficas e tecnológicas inerentes à essa descoberta
id UFF-2_465ca778e78f40545175f6652eb58e21
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/6313
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacionalEnsino de físicaFísica modernaEfeito fotoelétricoEnsino-aprendizagemEnsino médioEnsino de físicaFísica modernaEfeito fotoelétricoEnsino-aprendizadoPhysics teachingModern physicsPhotoelectric effectTeaching-learningHigh schoolA inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio da Educação Básica tem sido tema de pesquisas durante mais de duas décadas no Brasil. Entretanto, lidar com temas modernos e contemporâneos em sala de aula não tem sido uma tarefa fácil para os professores de uma maneira geral, tendo em vista a complexidade do ferramental matemático, a divergência dessa teoria com as clássicas e, sobretudo, as questões filosóficas inerentes a essa nova Física, dentre outros motivos. Assim, o uso de ferramentas didáticas que auxiliem esse profissional no processo de ensino-aprendizagem aponta para uma perspectiva alternativa que viabilize a transposição didática de conteúdos voltados para essa nova Física. Dentre os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea a serem abordados no Ensino Médio, a descoberta do Efeito Fotoelétrico mostra-se um marco de grande importância na história da Ciência em virtude do grande impacto conceitual para a Física e, sobretudo, tecnológico. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, baseada na combinação de duas atividades práticas (experimental e simulação computacional), que resgate toda a conjuntura histórica da construção desse conhecimento e que possibilite abordar esse fenômeno como um todo, bem como discutir as implicações teóricas, filosóficas e tecnológicas inerentes à essa descobertaThe insertion of Modern and Contemporary Physics in High School of Basic Education has been the subject of research for more than two decades in Brazil. However, dealing with modern and contemporary themes in the classroom has not been an easy task for teachers in general, in view of the complexity of the mathematical tools, the divergence of this theory with classical and especially the philosophical questions inherent this new physics, among other reasons. Thus, the use of teaching tools that assist these professionals in the teaching learning process points to an alternative perspective that makes possible the implementation of didactic content designed for this new physics. Among the contents of Modern and Contemporary Physics to be addressed in high school, the discoveryof the photoelectric effect proves to be a major milestone in the history of science because of the large impact conceptual physics and especially technological. Therefore, this paper aims to present a proposal for teaching, based on a combination of two practical activities (experimental and simulation), who rescue all the historical situation of the construction of this knowledge and that allows to address this phenomenon as a whole, as well as discuss the theoreticalimplications, philosophical and technological inherent to this discoveryAlmeida, Lucia da Cruz deChame, Anna Maria NóbregaCosta, Eden VieiraFerreira, Jonas Leonardo Ferreira2018-04-17T20:56:16Z2018-04-17T20:56:16Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6313openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T17:59:31Zoai:app.uff.br:1/6313Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:53.489115Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional
title Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional
spellingShingle Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional
Ferreira, Jonas Leonardo Ferreira
Ensino de física
Física moderna
Efeito fotoelétrico
Ensino-aprendizagem
Ensino médio
Ensino de física
Física moderna
Efeito fotoelétrico
Ensino-aprendizado
Physics teaching
Modern physics
Photoelectric effect
Teaching-learning
High school
title_short Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional
title_full Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional
title_fullStr Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional
title_full_unstemmed Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional
title_sort Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional
author Ferreira, Jonas Leonardo Ferreira
author_facet Ferreira, Jonas Leonardo Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Lucia da Cruz de
Chame, Anna Maria Nóbrega
Costa, Eden Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Jonas Leonardo Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Física moderna
Efeito fotoelétrico
Ensino-aprendizagem
Ensino médio
Ensino de física
Física moderna
Efeito fotoelétrico
Ensino-aprendizado
Physics teaching
Modern physics
Photoelectric effect
Teaching-learning
High school
topic Ensino de física
Física moderna
Efeito fotoelétrico
Ensino-aprendizagem
Ensino médio
Ensino de física
Física moderna
Efeito fotoelétrico
Ensino-aprendizado
Physics teaching
Modern physics
Photoelectric effect
Teaching-learning
High school
description A inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio da Educação Básica tem sido tema de pesquisas durante mais de duas décadas no Brasil. Entretanto, lidar com temas modernos e contemporâneos em sala de aula não tem sido uma tarefa fácil para os professores de uma maneira geral, tendo em vista a complexidade do ferramental matemático, a divergência dessa teoria com as clássicas e, sobretudo, as questões filosóficas inerentes a essa nova Física, dentre outros motivos. Assim, o uso de ferramentas didáticas que auxiliem esse profissional no processo de ensino-aprendizagem aponta para uma perspectiva alternativa que viabilize a transposição didática de conteúdos voltados para essa nova Física. Dentre os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea a serem abordados no Ensino Médio, a descoberta do Efeito Fotoelétrico mostra-se um marco de grande importância na história da Ciência em virtude do grande impacto conceitual para a Física e, sobretudo, tecnológico. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, baseada na combinação de duas atividades práticas (experimental e simulação computacional), que resgate toda a conjuntura histórica da construção desse conhecimento e que possibilite abordar esse fenômeno como um todo, bem como discutir as implicações teóricas, filosóficas e tecnológicas inerentes à essa descoberta
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2018-04-17T20:56:16Z
2018-04-17T20:56:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/6313
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/6313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823640029691904