Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/6313 |
Resumo: | A inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio da Educação Básica tem sido tema de pesquisas durante mais de duas décadas no Brasil. Entretanto, lidar com temas modernos e contemporâneos em sala de aula não tem sido uma tarefa fácil para os professores de uma maneira geral, tendo em vista a complexidade do ferramental matemático, a divergência dessa teoria com as clássicas e, sobretudo, as questões filosóficas inerentes a essa nova Física, dentre outros motivos. Assim, o uso de ferramentas didáticas que auxiliem esse profissional no processo de ensino-aprendizagem aponta para uma perspectiva alternativa que viabilize a transposição didática de conteúdos voltados para essa nova Física. Dentre os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea a serem abordados no Ensino Médio, a descoberta do Efeito Fotoelétrico mostra-se um marco de grande importância na história da Ciência em virtude do grande impacto conceitual para a Física e, sobretudo, tecnológico. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, baseada na combinação de duas atividades práticas (experimental e simulação computacional), que resgate toda a conjuntura histórica da construção desse conhecimento e que possibilite abordar esse fenômeno como um todo, bem como discutir as implicações teóricas, filosóficas e tecnológicas inerentes à essa descoberta |
id |
UFF-2_465ca778e78f40545175f6652eb58e21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/6313 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacionalEnsino de físicaFísica modernaEfeito fotoelétricoEnsino-aprendizagemEnsino médioEnsino de físicaFísica modernaEfeito fotoelétricoEnsino-aprendizadoPhysics teachingModern physicsPhotoelectric effectTeaching-learningHigh schoolA inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio da Educação Básica tem sido tema de pesquisas durante mais de duas décadas no Brasil. Entretanto, lidar com temas modernos e contemporâneos em sala de aula não tem sido uma tarefa fácil para os professores de uma maneira geral, tendo em vista a complexidade do ferramental matemático, a divergência dessa teoria com as clássicas e, sobretudo, as questões filosóficas inerentes a essa nova Física, dentre outros motivos. Assim, o uso de ferramentas didáticas que auxiliem esse profissional no processo de ensino-aprendizagem aponta para uma perspectiva alternativa que viabilize a transposição didática de conteúdos voltados para essa nova Física. Dentre os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea a serem abordados no Ensino Médio, a descoberta do Efeito Fotoelétrico mostra-se um marco de grande importância na história da Ciência em virtude do grande impacto conceitual para a Física e, sobretudo, tecnológico. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, baseada na combinação de duas atividades práticas (experimental e simulação computacional), que resgate toda a conjuntura histórica da construção desse conhecimento e que possibilite abordar esse fenômeno como um todo, bem como discutir as implicações teóricas, filosóficas e tecnológicas inerentes à essa descobertaThe insertion of Modern and Contemporary Physics in High School of Basic Education has been the subject of research for more than two decades in Brazil. However, dealing with modern and contemporary themes in the classroom has not been an easy task for teachers in general, in view of the complexity of the mathematical tools, the divergence of this theory with classical and especially the philosophical questions inherent this new physics, among other reasons. Thus, the use of teaching tools that assist these professionals in the teaching learning process points to an alternative perspective that makes possible the implementation of didactic content designed for this new physics. Among the contents of Modern and Contemporary Physics to be addressed in high school, the discoveryof the photoelectric effect proves to be a major milestone in the history of science because of the large impact conceptual physics and especially technological. Therefore, this paper aims to present a proposal for teaching, based on a combination of two practical activities (experimental and simulation), who rescue all the historical situation of the construction of this knowledge and that allows to address this phenomenon as a whole, as well as discuss the theoreticalimplications, philosophical and technological inherent to this discoveryAlmeida, Lucia da Cruz deChame, Anna Maria NóbregaCosta, Eden VieiraFerreira, Jonas Leonardo Ferreira2018-04-17T20:56:16Z2018-04-17T20:56:16Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/6313openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-18T17:59:31Zoai:app.uff.br:1/6313Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:01:53.489115Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional |
title |
Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional |
spellingShingle |
Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional Ferreira, Jonas Leonardo Ferreira Ensino de física Física moderna Efeito fotoelétrico Ensino-aprendizagem Ensino médio Ensino de física Física moderna Efeito fotoelétrico Ensino-aprendizado Physics teaching Modern physics Photoelectric effect Teaching-learning High school |
title_short |
Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional |
title_full |
Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional |
title_fullStr |
Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional |
title_full_unstemmed |
Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional |
title_sort |
Efeito fotoelétrico :a inserção da física moderna e contemporânea por intermédio da experimenta o e da simulação computacional |
author |
Ferreira, Jonas Leonardo Ferreira |
author_facet |
Ferreira, Jonas Leonardo Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Lucia da Cruz de Chame, Anna Maria Nóbrega Costa, Eden Vieira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Jonas Leonardo Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Física moderna Efeito fotoelétrico Ensino-aprendizagem Ensino médio Ensino de física Física moderna Efeito fotoelétrico Ensino-aprendizado Physics teaching Modern physics Photoelectric effect Teaching-learning High school |
topic |
Ensino de física Física moderna Efeito fotoelétrico Ensino-aprendizagem Ensino médio Ensino de física Física moderna Efeito fotoelétrico Ensino-aprendizado Physics teaching Modern physics Photoelectric effect Teaching-learning High school |
description |
A inserção da Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio da Educação Básica tem sido tema de pesquisas durante mais de duas décadas no Brasil. Entretanto, lidar com temas modernos e contemporâneos em sala de aula não tem sido uma tarefa fácil para os professores de uma maneira geral, tendo em vista a complexidade do ferramental matemático, a divergência dessa teoria com as clássicas e, sobretudo, as questões filosóficas inerentes a essa nova Física, dentre outros motivos. Assim, o uso de ferramentas didáticas que auxiliem esse profissional no processo de ensino-aprendizagem aponta para uma perspectiva alternativa que viabilize a transposição didática de conteúdos voltados para essa nova Física. Dentre os conteúdos de Física Moderna e Contemporânea a serem abordados no Ensino Médio, a descoberta do Efeito Fotoelétrico mostra-se um marco de grande importância na história da Ciência em virtude do grande impacto conceitual para a Física e, sobretudo, tecnológico. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino, baseada na combinação de duas atividades práticas (experimental e simulação computacional), que resgate toda a conjuntura histórica da construção desse conhecimento e que possibilite abordar esse fenômeno como um todo, bem como discutir as implicações teóricas, filosóficas e tecnológicas inerentes à essa descoberta |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2018-04-17T20:56:16Z 2018-04-17T20:56:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6313 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/6313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823640029691904 |