A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34116 |
Resumo: | As plataformas de streaming revolucionaram o mercado de entretenimento audiovisual ao permitirem ao consumidor escolher o que deseja assistir num vasto catálogo. Esse mercado era amplamente dominado pela Netflix, mas após a consolidação desse modelo de negócio, muitos outros concorrentes entraram no segmento e brigam pela atenção dos consumidores - essa disputa é conhecida como streaming wars. Apesar de serem comercializados a um preço acessível, o excesso de opções de plataformas pode gerar dúvidas ao consumidor sobre quais serviços escolher. Além disso, pode estimular o consumo de conteúdo por meio de serviços piratas. Mediante um estudo de caso junto a um público de estudantes de graduação em engenharia de produção de uma universidade pública, considerado um público consumidor por excelência, com aplicação de questionário elaborado a partir de revisão de literatura, este trabalho busca entender as considerações feitas pelo consumidor para a escolha de um serviço de streaming - hábitos de consumo e características desejadas para uma plataforma. Percebeu-se ao final que, mesmo tendo revolucionado a forma de consumo de conteúdo, ainda há consumo por meios das outras mídias que não são as plataformas de streaming, como cinema e televisão linear. Com relação às plataformas em si, a facilidade de interface e o conteúdo exclusivo se destacaram como característica na escolha de uma assinatura de um serviço. Por fim, o excesso de plataformas disponíveis causa sim dificuldades, pois as necessidades dos consumidores, em geral, quase nunca conseguem ser atendidas por uma única plataforma, influenciando, em certa medida, o aumento do consumo de conteúdo pirata |
id |
UFF-2_491300ad4ae404af694dfd99171f3d0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34116 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirataStreaming warsPercepção do consumidorInovação disruptivaTecnologia streaming (Telecomunicação)Concorrência industrialPirataria (Direito Autoral)Consumer perceptionDisruptive innovationAs plataformas de streaming revolucionaram o mercado de entretenimento audiovisual ao permitirem ao consumidor escolher o que deseja assistir num vasto catálogo. Esse mercado era amplamente dominado pela Netflix, mas após a consolidação desse modelo de negócio, muitos outros concorrentes entraram no segmento e brigam pela atenção dos consumidores - essa disputa é conhecida como streaming wars. Apesar de serem comercializados a um preço acessível, o excesso de opções de plataformas pode gerar dúvidas ao consumidor sobre quais serviços escolher. Além disso, pode estimular o consumo de conteúdo por meio de serviços piratas. Mediante um estudo de caso junto a um público de estudantes de graduação em engenharia de produção de uma universidade pública, considerado um público consumidor por excelência, com aplicação de questionário elaborado a partir de revisão de literatura, este trabalho busca entender as considerações feitas pelo consumidor para a escolha de um serviço de streaming - hábitos de consumo e características desejadas para uma plataforma. Percebeu-se ao final que, mesmo tendo revolucionado a forma de consumo de conteúdo, ainda há consumo por meios das outras mídias que não são as plataformas de streaming, como cinema e televisão linear. Com relação às plataformas em si, a facilidade de interface e o conteúdo exclusivo se destacaram como característica na escolha de uma assinatura de um serviço. Por fim, o excesso de plataformas disponíveis causa sim dificuldades, pois as necessidades dos consumidores, em geral, quase nunca conseguem ser atendidas por uma única plataforma, influenciando, em certa medida, o aumento do consumo de conteúdo pirataStreaming platforms have revolutionized the audiovisual entertainment market by allowing consumers to choose what they want to watch from a vast catalog. This market was largely dominated by Netflix, but after the consolidation of this business model, many other competitors entered the segment and fought for consumers' attention - this dispute is known as streaming wars. Despite being sold at an affordable price, the excess of platform options can create doubts for consumers about which services to choose. Furthermore, it can encourage the consumption of content through pirated services. Through a case study with an audience of undergraduate students in production engineering from a public university, considered a consumer public par excellence, with the application of a questionnaire prepared from a literature review, this work seeks to understand the considerations made by the consumer for choosing a streaming service - consumption habits and desired characteristics for a platform. In the end, it was realized that, even though the way content is consumed has been revolutionized, there is still consumption through other media that are not streaming platforms, such as cinema and linear television. Regarding the platforms themselves, the ease of interface and exclusive content stood out as characteristics when choosing a subscription to a service. Finally, the excess of available platforms does cause difficulties, as consumer needs, in general, can almost never be met by a single platform, influencing, to a certain extent, the increase in consumption of pirated content68 f.Andrade, Emmanuel Paiva deAlcântara, Silvia dos ReisAraujo, Fernando Oliveira deLima, Marco Antônio Barbosa de2024-08-13T13:56:40Z2024-08-13T13:56:40Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfLIMA, Marco Antônio Barbosa de. A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/34116CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-08-13T13:56:44Zoai:app.uff.br:1/34116Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-13T13:56:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata |
title |
A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata |
spellingShingle |
A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata Lima, Marco Antônio Barbosa de Streaming wars Percepção do consumidor Inovação disruptiva Tecnologia streaming (Telecomunicação) Concorrência industrial Pirataria (Direito Autoral) Consumer perception Disruptive innovation |
title_short |
A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata |
title_full |
A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata |
title_fullStr |
A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata |
title_full_unstemmed |
A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata |
title_sort |
A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata |
author |
Lima, Marco Antônio Barbosa de |
author_facet |
Lima, Marco Antônio Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Andrade, Emmanuel Paiva de Alcântara, Silvia dos Reis Araujo, Fernando Oliveira de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Marco Antônio Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Streaming wars Percepção do consumidor Inovação disruptiva Tecnologia streaming (Telecomunicação) Concorrência industrial Pirataria (Direito Autoral) Consumer perception Disruptive innovation |
topic |
Streaming wars Percepção do consumidor Inovação disruptiva Tecnologia streaming (Telecomunicação) Concorrência industrial Pirataria (Direito Autoral) Consumer perception Disruptive innovation |
description |
As plataformas de streaming revolucionaram o mercado de entretenimento audiovisual ao permitirem ao consumidor escolher o que deseja assistir num vasto catálogo. Esse mercado era amplamente dominado pela Netflix, mas após a consolidação desse modelo de negócio, muitos outros concorrentes entraram no segmento e brigam pela atenção dos consumidores - essa disputa é conhecida como streaming wars. Apesar de serem comercializados a um preço acessível, o excesso de opções de plataformas pode gerar dúvidas ao consumidor sobre quais serviços escolher. Além disso, pode estimular o consumo de conteúdo por meio de serviços piratas. Mediante um estudo de caso junto a um público de estudantes de graduação em engenharia de produção de uma universidade pública, considerado um público consumidor por excelência, com aplicação de questionário elaborado a partir de revisão de literatura, este trabalho busca entender as considerações feitas pelo consumidor para a escolha de um serviço de streaming - hábitos de consumo e características desejadas para uma plataforma. Percebeu-se ao final que, mesmo tendo revolucionado a forma de consumo de conteúdo, ainda há consumo por meios das outras mídias que não são as plataformas de streaming, como cinema e televisão linear. Com relação às plataformas em si, a facilidade de interface e o conteúdo exclusivo se destacaram como característica na escolha de uma assinatura de um serviço. Por fim, o excesso de plataformas disponíveis causa sim dificuldades, pois as necessidades dos consumidores, em geral, quase nunca conseguem ser atendidas por uma única plataforma, influenciando, em certa medida, o aumento do consumo de conteúdo pirata |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-13T13:56:40Z 2024-08-13T13:56:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Marco Antônio Barbosa de. A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. https://app.uff.br/riuff/handle/1/34116 |
identifier_str_mv |
LIMA, Marco Antônio Barbosa de. A dificuldade do consumidor de mídias no contexto da Streaming Wars e sua relação com consumo de conteúdo pirata. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Engenharia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838761798598656 |