A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scarpi, Raphaela de Azevedo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/32481
Resumo: A análise da perspectiva tomista acerca da educação é instrumento para refletirmos sobre os entraves neoliberais, que inviabilizam a emancipação dos estudantes. Com a incorporação de métodos mecanicistas e mercadológicos, a educação foi reduzida à simples formação profissional, enfatizando o exercício do poder coercitivo, que impossibilita os sujeitos à reflexão, conhecimento de si e do mundo. A partir das análises do Aquinate, encontramos novos meios para possibilitar a construção de uma educação transformadora. A crítica à educação neoliberal e a ideia de capital humano, que norteia seus fundamentos, ajudarão a ilustrar como a escola vem refletindo os interesses industriais.
id UFF-2_47071b5fc1c1b5339e806b8476f2c4e7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/32481
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacionalEducaçãoTomismoNeoliberalismoPedagogiaNeoliberalismoEducaçãoPedagogiaEducationTomismNeoliberalismPedagogyA análise da perspectiva tomista acerca da educação é instrumento para refletirmos sobre os entraves neoliberais, que inviabilizam a emancipação dos estudantes. Com a incorporação de métodos mecanicistas e mercadológicos, a educação foi reduzida à simples formação profissional, enfatizando o exercício do poder coercitivo, que impossibilita os sujeitos à reflexão, conhecimento de si e do mundo. A partir das análises do Aquinate, encontramos novos meios para possibilitar a construção de uma educação transformadora. A crítica à educação neoliberal e a ideia de capital humano, que norteia seus fundamentos, ajudarão a ilustrar como a escola vem refletindo os interesses industriais.The analysis of the Thomist perspective on education is an instrument to reflect on the neoliberal obstacles, which make the emancipation of students unfeasible. With the incorporation of mechanistic and marketing methods, education was reduced to simple professional training, emphasizing the exercise of coercive power, which makes it impossible for subjects to reflect and know themselves and the world. Based on Aquinate's analyses, we found new ways to enable the construction of a transformative education. The critique of neoliberal education and the idea of human capital, which guides its foundations, will help illustrate how schools have been reflecting industrial interests.43 p.Faitanin, Paulo SérgioJaehn, LiseteScarpi, Raphaela de Azevedo2024-02-29T13:30:15Z2024-02-29T13:30:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSCARPI, Raphaela de Azevedo. A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32481CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-29T13:30:19Zoai:app.uff.br:1/32481Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-29T13:30:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional
title A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional
spellingShingle A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional
Scarpi, Raphaela de Azevedo
Educação
Tomismo
Neoliberalismo
Pedagogia
Neoliberalismo
Educação
Pedagogia
Education
Tomism
Neoliberalism
Pedagogy
title_short A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional
title_full A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional
title_fullStr A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional
title_full_unstemmed A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional
title_sort A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional
author Scarpi, Raphaela de Azevedo
author_facet Scarpi, Raphaela de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faitanin, Paulo Sérgio
Jaehn, Lisete
dc.contributor.author.fl_str_mv Scarpi, Raphaela de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Tomismo
Neoliberalismo
Pedagogia
Neoliberalismo
Educação
Pedagogia
Education
Tomism
Neoliberalism
Pedagogy
topic Educação
Tomismo
Neoliberalismo
Pedagogia
Neoliberalismo
Educação
Pedagogia
Education
Tomism
Neoliberalism
Pedagogy
description A análise da perspectiva tomista acerca da educação é instrumento para refletirmos sobre os entraves neoliberais, que inviabilizam a emancipação dos estudantes. Com a incorporação de métodos mecanicistas e mercadológicos, a educação foi reduzida à simples formação profissional, enfatizando o exercício do poder coercitivo, que impossibilita os sujeitos à reflexão, conhecimento de si e do mundo. A partir das análises do Aquinate, encontramos novos meios para possibilitar a construção de uma educação transformadora. A crítica à educação neoliberal e a ideia de capital humano, que norteia seus fundamentos, ajudarão a ilustrar como a escola vem refletindo os interesses industriais.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-29T13:30:15Z
2024-02-29T13:30:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SCARPI, Raphaela de Azevedo. A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32481
identifier_str_mv SCARPI, Raphaela de Azevedo. A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/32481
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053783565467648