A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/32481 |
Resumo: | A análise da perspectiva tomista acerca da educação é instrumento para refletirmos sobre os entraves neoliberais, que inviabilizam a emancipação dos estudantes. Com a incorporação de métodos mecanicistas e mercadológicos, a educação foi reduzida à simples formação profissional, enfatizando o exercício do poder coercitivo, que impossibilita os sujeitos à reflexão, conhecimento de si e do mundo. A partir das análises do Aquinate, encontramos novos meios para possibilitar a construção de uma educação transformadora. A crítica à educação neoliberal e a ideia de capital humano, que norteia seus fundamentos, ajudarão a ilustrar como a escola vem refletindo os interesses industriais. |
id |
UFF-2_47071b5fc1c1b5339e806b8476f2c4e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/32481 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacionalEducaçãoTomismoNeoliberalismoPedagogiaNeoliberalismoEducaçãoPedagogiaEducationTomismNeoliberalismPedagogyA análise da perspectiva tomista acerca da educação é instrumento para refletirmos sobre os entraves neoliberais, que inviabilizam a emancipação dos estudantes. Com a incorporação de métodos mecanicistas e mercadológicos, a educação foi reduzida à simples formação profissional, enfatizando o exercício do poder coercitivo, que impossibilita os sujeitos à reflexão, conhecimento de si e do mundo. A partir das análises do Aquinate, encontramos novos meios para possibilitar a construção de uma educação transformadora. A crítica à educação neoliberal e a ideia de capital humano, que norteia seus fundamentos, ajudarão a ilustrar como a escola vem refletindo os interesses industriais.The analysis of the Thomist perspective on education is an instrument to reflect on the neoliberal obstacles, which make the emancipation of students unfeasible. With the incorporation of mechanistic and marketing methods, education was reduced to simple professional training, emphasizing the exercise of coercive power, which makes it impossible for subjects to reflect and know themselves and the world. Based on Aquinate's analyses, we found new ways to enable the construction of a transformative education. The critique of neoliberal education and the idea of human capital, which guides its foundations, will help illustrate how schools have been reflecting industrial interests.43 p.Faitanin, Paulo SérgioJaehn, LiseteScarpi, Raphaela de Azevedo2024-02-29T13:30:15Z2024-02-29T13:30:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSCARPI, Raphaela de Azevedo. A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/32481CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-02-29T13:30:19Zoai:app.uff.br:1/32481Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-02-29T13:30:19Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional |
title |
A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional |
spellingShingle |
A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional Scarpi, Raphaela de Azevedo Educação Tomismo Neoliberalismo Pedagogia Neoliberalismo Educação Pedagogia Education Tomism Neoliberalism Pedagogy |
title_short |
A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional |
title_full |
A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional |
title_fullStr |
A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional |
title_full_unstemmed |
A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional |
title_sort |
A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo educacional |
author |
Scarpi, Raphaela de Azevedo |
author_facet |
Scarpi, Raphaela de Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faitanin, Paulo Sérgio Jaehn, Lisete |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scarpi, Raphaela de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Tomismo Neoliberalismo Pedagogia Neoliberalismo Educação Pedagogia Education Tomism Neoliberalism Pedagogy |
topic |
Educação Tomismo Neoliberalismo Pedagogia Neoliberalismo Educação Pedagogia Education Tomism Neoliberalism Pedagogy |
description |
A análise da perspectiva tomista acerca da educação é instrumento para refletirmos sobre os entraves neoliberais, que inviabilizam a emancipação dos estudantes. Com a incorporação de métodos mecanicistas e mercadológicos, a educação foi reduzida à simples formação profissional, enfatizando o exercício do poder coercitivo, que impossibilita os sujeitos à reflexão, conhecimento de si e do mundo. A partir das análises do Aquinate, encontramos novos meios para possibilitar a construção de uma educação transformadora. A crítica à educação neoliberal e a ideia de capital humano, que norteia seus fundamentos, ajudarão a ilustrar como a escola vem refletindo os interesses industriais. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-29T13:30:15Z 2024-02-29T13:30:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SCARPI, Raphaela de Azevedo. A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/32481 |
identifier_str_mv |
SCARPI, Raphaela de Azevedo. A proposta da pedagogia tomista: um contraponto ao neoliberalismo. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/32481 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1819053783565467648 |