Revisão integrativa acerca do conhecimento que as mulheres possuem sobre as posições adotadas no parto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendonça, Camila Albuquerque
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/26769
Resumo: O parto é um momento único e especial no universo da mulher, do parceiro e da família, sendo o método mais natural para a mãe e feto, além de ser o mais seguro para o nascimento. Com o objetivo de aprimorar a assistência à gestante no pré-natal, o Ministério da Saúde recomenda que as unidades básicas de saúde desenvolvam ações educativas que acrescentem as informações recebidas no pré-natal. Assim, este estudo realiza uma revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, que, através da produção nacional, teve como objetivo geral caracterizar a literatura sobre o conhecimento adquirido pela mulher, durante as consultas de pré-natal, acerca das diversas posições de parir adotadas pelas parturientes no período expulsivo. Para a busca dos artigos, utilizaram-se os descritores “Posições de parto”, “Enfermagem’, “Posição materna”, “Autonomia” e “Parto Normal”, combinados em 10 estratégias de busca com os operadores booleanos and e or. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 3 publicações. As técnicas de análise do discurso e análise temática possibilitaram a criação de duas categorias: “Percepções acerca do conhecimento da mulher sobre as posições de parto e seus benefícios” e “Percepções sobre a contribuição das consultas de pré-natal na escolha do tipo de parto”. Os achados apontam que há desinformação das mulheres em relação ao parto, em especial às diferentes posições que podem ser adotadas no período expulsivo e que a adoção destas posições pode proporcionar diversos benefícios, incluindo o resgate da autonomia e cidadania das mulheres. Conclui-se que a literatura sobre o tema é escassa e que mais estudos são necessários para que haja pertinência de seu uso pela enfermagem a fim de proporcionar melhores desfechos no processo de gestar e parir.
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Assim, este estudo realiza uma revisão integrativa da literatura, de caráter exploratório, com abordagem qualitativa, que, através da produção nacional, teve como objetivo geral caracterizar a literatura sobre o conhecimento adquirido pela mulher, durante as consultas de pré-natal, acerca das diversas posições de parir adotadas pelas parturientes no período expulsivo. Para a busca dos artigos, utilizaram-se os descritores “Posições de parto”, “Enfermagem’, “Posição materna”, “Autonomia” e “Parto Normal”, combinados em 10 estratégias de busca com os operadores booleanos and e or. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionadas 3 publicações. As técnicas de análise do discurso e análise temática possibilitaram a criação de duas categorias: “Percepções acerca do conhecimento da mulher sobre as posições de parto e seus benefícios” e “Percepções sobre a contribuição das consultas de pré-natal na escolha do tipo de parto”. Os achados apontam que há desinformação das mulheres em relação ao parto, em especial às diferentes posições que podem ser adotadas no período expulsivo e que a adoção destas posições pode proporcionar diversos benefícios, incluindo o resgate da autonomia e cidadania das mulheres. Conclui-se que a literatura sobre o tema é escassa e que mais estudos são necessários para que haja pertinência de seu uso pela enfermagem a fim de proporcionar melhores desfechos no processo de gestar e parir.Normal birth is a unique and special moment in the woman’s universe, but also for the partner and the family. This is the most natural method for mother and child, and it is also the safest. In order to improve prenatal care for pregnant women, the Brazilian Ministry of Health recommends that primary care units should develop educational activities that complement the information received during prenatal care. This is an integrative review of the literature, with an exploratory character and qualitative approach, which, through the national production, had as general objective to characterize the scientific production on the knowledge acquired by women during prenatal consultations on the different positions adopted by parturients to give birth in the pushing stage. This research was developed using the descriptors “Birth positions”, “Nursing”, “Maternal positions”, “Autonomy” and “Normal birth”, combined in 10 search strategies with the boolean operators “and” and “or”. After applying the inclusion and exclusion criteria, 3 publications were selected. The techniques of discourse analysis and thematic analysis enabled the creation of two categories: “Perceptions about women’s knowledge of birth positions and their benefits” and “Perceptions about the contribution of prenatal consultations in opting for an alternative delivery position”. The results indicate that there is misinformation of the women regarding childbirth, especially the different positions that can be adopted during the second period of the birth and that the adoption of these positions can provide several benefits, including the rescue of women’s autonomy and citizenship. The conclusion is that the literature on the subject is scarce and more studies are needed to be pertinent to its use by nursing in order to provide better outcomes in the process of gestating and giving birth.54 p.Ferreira, Helen Camposhttp://lattes.cnpq.br/2540238554132930Porreca, Anna Christina de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/3147336756471193Messias, Claudia Mariahttp://lattes.cnpq.br/7023881504448600http://lattes.cnpq.br/1436646850400089Mendonça, Camila Albuquerque2022-11-03T12:08:42Z2022-11-03T12:08:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMendonça, Camila Albuquerque. 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