A transmissão do pensamento religioso na escola São Judas Tadeu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido, Giulia Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9839
Resumo: A partir da ideia de Jack Goody (1986) que a escola é uma instituição importante e propícia para a evangelização e propagação da moral religiosa, esta monografia tem como objetivo analisar a transmissão do pensamento religioso cristão numa escola paróquia pública em Petrópolis – Escola São Judas Tadeu, atentando para as dinâmicas e relações entre a Escola São Judas Tadeu e a Igreja Católica. Hoje, observa-se uma diminuição das ações diretas de evangelização, mas ainda há representações materiais e imateriais do religioso nessa escola paroquial. Assim, com uma observação participante, procura-se verificar se a presença das representações religiosas na escola influencia na educação dos alunos e, caso sim, como esse processo ocorre no cotidiano da Escola São Judas Tadeu, onde realizado o trabalho de campo referente essa monografia, entre os meses de Abril a Novembro de 2015. Também se verifica se, dessa maneira, essa escola paroquial ainda atende as expectativas da Igreja Católica de utilizar o espaço escolar para a transmissão dos valores morais cristãos. Esta análise será auxiliada pelas teorias antropológicas de Jack Goody, Émile Durkheim, Max Weber, Fredrik Barth e na área pedagógica e teológica, utiliza-se as teorias de Aranha, Cambi, Cury, Giles, Santoro, entre outros
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