A leitura como caminho para inclusão social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/1501 |
Resumo: | O presente trabalho faz uma abordagem acerca da relação existente entre leitura, escola e inclusão social, demonstrando a importância da leitura como prática social na formação do indivíduo e o papel da escola na promoção da leitura como inclusão social. Aborda a relação dos alunos com a leitura e mostra como os projetos que promovem a leitura são elementos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos. Enfoca o papel da leitura como fonte de informação e inclusão social. Teve como objetivo relatar a importância das escolas no processo de ensino aprendizagem. Apresenta uma reflexão sobre o trabalho com projetos em duas escolas da rede municipal de ensino |
id |
UFF-2_479ec04a16b9c64b00b0efbdba6a58ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/1501 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A leitura como caminho para inclusão socialFormação de leitoresInclusão socialClasses popularesPedagogiaLeituraInclusão socialFormation of readersSocial inclusionLow-income customersO presente trabalho faz uma abordagem acerca da relação existente entre leitura, escola e inclusão social, demonstrando a importância da leitura como prática social na formação do indivíduo e o papel da escola na promoção da leitura como inclusão social. Aborda a relação dos alunos com a leitura e mostra como os projetos que promovem a leitura são elementos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos. Enfoca o papel da leitura como fonte de informação e inclusão social. Teve como objetivo relatar a importância das escolas no processo de ensino aprendizagem. Apresenta uma reflexão sobre o trabalho com projetos em duas escolas da rede municipal de ensinoThis work is an approach about the relationship between reading, school and social inclusion, demonstrating the importance of reading as a social practice in shaping the individual and the role of schools in promoting reading as social inclusion. Addresses the relationship of students with reading and shows how projects that promote reading are crucial to the development of society in which we live. Focuses on the role of reading as a source of information and inclusion social. Teve the purpose of describing the importance of the school in teaching and learning processAngra dos ReisBenácchio, Rosilda NascimentoFerreira, Maria Onete LopesCosta, Claudio Fernandes daSilva, Luzeli Vicente da2016-03-17T16:27:21Z2016-03-17T16:27:21Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1501Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-10T16:10:44Zoai:app.uff.br:1/1501Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-10T16:10:44Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura como caminho para inclusão social |
title |
A leitura como caminho para inclusão social |
spellingShingle |
A leitura como caminho para inclusão social Silva, Luzeli Vicente da Formação de leitores Inclusão social Classes populares Pedagogia Leitura Inclusão social Formation of readers Social inclusion Low-income customers |
title_short |
A leitura como caminho para inclusão social |
title_full |
A leitura como caminho para inclusão social |
title_fullStr |
A leitura como caminho para inclusão social |
title_full_unstemmed |
A leitura como caminho para inclusão social |
title_sort |
A leitura como caminho para inclusão social |
author |
Silva, Luzeli Vicente da |
author_facet |
Silva, Luzeli Vicente da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Benácchio, Rosilda Nascimento Ferreira, Maria Onete Lopes Costa, Claudio Fernandes da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luzeli Vicente da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de leitores Inclusão social Classes populares Pedagogia Leitura Inclusão social Formation of readers Social inclusion Low-income customers |
topic |
Formação de leitores Inclusão social Classes populares Pedagogia Leitura Inclusão social Formation of readers Social inclusion Low-income customers |
description |
O presente trabalho faz uma abordagem acerca da relação existente entre leitura, escola e inclusão social, demonstrando a importância da leitura como prática social na formação do indivíduo e o papel da escola na promoção da leitura como inclusão social. Aborda a relação dos alunos com a leitura e mostra como os projetos que promovem a leitura são elementos fundamentais para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos. Enfoca o papel da leitura como fonte de informação e inclusão social. Teve como objetivo relatar a importância das escolas no processo de ensino aprendizagem. Apresenta uma reflexão sobre o trabalho com projetos em duas escolas da rede municipal de ensino |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-03-17T16:27:21Z 2016-03-17T16:27:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1501 Aluno de graduação |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/1501 |
identifier_str_mv |
Aluno de graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
publisher.none.fl_str_mv |
Angra dos Reis |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838743309058048 |