Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/13861 |
Resumo: | Neste trabalho tivemos por objetivo propor a inserção de temas ambientais na Educação de Jovens e Adultos que contribua para a aproximação do ensino de química da realidade socioambiental dos alunos. Para tal, analisamos nos principais documentos oficiais voltados para essa modalidade de ensino; reorientação curricular (2006), currículo mínimo (2013) e o material do professor da Nova EJA/NEJA (2013); o programa de química e sua interface com a perspectiva ambiental. Por meio da análise textual discursiva (ATD) realizamos o tratamento de dados com categorias estabelecidas a priori que foram a contextualização e conceitos químicos, tendo como pano de fundo a temática ambiental. Os resultados apontam, que quando a temática ambiental surge nos documentos é predominada pela perspectiva conservadora da educação ambiental, não conseguindo problematizar os conhecimentos químicos por meio da realidade local e global. Como produto final são apresentadas propostas para a inserção de temas ambientais que possam ser utilizados como temas geradores de problematização na EJA que possibilitem uma maior compreensão dos conceitos químicos e das questões ambientais propostas |
id |
UFF-2_47c3f9e9ebbb292fba812fe73702e5dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/13861 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambientalEducação de Jovens e AdultosEducação ambiental críticaEnsino de químicaEducação de Jovens e AdultosEducação ambientalEnsino de químicaYoungs and Adult EducationCritical environmental educationChemistry teachingNeste trabalho tivemos por objetivo propor a inserção de temas ambientais na Educação de Jovens e Adultos que contribua para a aproximação do ensino de química da realidade socioambiental dos alunos. Para tal, analisamos nos principais documentos oficiais voltados para essa modalidade de ensino; reorientação curricular (2006), currículo mínimo (2013) e o material do professor da Nova EJA/NEJA (2013); o programa de química e sua interface com a perspectiva ambiental. Por meio da análise textual discursiva (ATD) realizamos o tratamento de dados com categorias estabelecidas a priori que foram a contextualização e conceitos químicos, tendo como pano de fundo a temática ambiental. Os resultados apontam, que quando a temática ambiental surge nos documentos é predominada pela perspectiva conservadora da educação ambiental, não conseguindo problematizar os conhecimentos químicos por meio da realidade local e global. Como produto final são apresentadas propostas para a inserção de temas ambientais que possam ser utilizados como temas geradores de problematização na EJA que possibilitem uma maior compreensão dos conceitos químicos e das questões ambientais propostasIn this work we had the objective of proposing the insertion of environmental themes in the Education of Young and Adults that contributes to the approximation of the teaching of chemistry of the socio-environmental reality of the students. For this, we analyze in the main official documents directed to this modality of education; curricular reorientation (2006), minimum curriculum (2013) and new teacher's EJA / NEJA teacher material (2013); the chemistry program and his interface with the environmental perspective. through the discursive textual analysis (ATD) we performed the data treatment with categories established a priori that were the contextualization and chemical concepts, having as background the environmental theme. The results show that when the environmental theme emerges in the documents, it is dominated by the conservative perspective of environmental education, not being able to problematize the chemical knowledge through local and global reality. As a final product, proposals are presented for the insertion of environmental themes that can be used as themes that generate problems in the EJA that allow a better understanding of the chemical concepts and the proposed environmental issues102 f.Latini, Rose MaryCastro, Denise Leal deOliveira, Luiza Rodrigues deChacon, Eluzir PedrazziAlves, Thiago Rodrigues de Sá2020-05-28T18:28:16Z2020-05-28T18:28:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfALVES,Thiago Rodrigues de Sá. Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13861http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T18:01:34Zoai:app.uff.br:1/13861Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:48.825764Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental |
title |
Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental |
spellingShingle |
Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental Alves, Thiago Rodrigues de Sá Educação de Jovens e Adultos Educação ambiental crítica Ensino de química Educação de Jovens e Adultos Educação ambiental Ensino de química Youngs and Adult Education Critical environmental education Chemistry teaching |
title_short |
Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental |
title_full |
Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental |
title_fullStr |
Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental |
title_full_unstemmed |
Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental |
title_sort |
Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental |
author |
Alves, Thiago Rodrigues de Sá |
author_facet |
Alves, Thiago Rodrigues de Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Latini, Rose Mary Castro, Denise Leal de Oliveira, Luiza Rodrigues de Chacon, Eluzir Pedrazzi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Thiago Rodrigues de Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Educação ambiental crítica Ensino de química Educação de Jovens e Adultos Educação ambiental Ensino de química Youngs and Adult Education Critical environmental education Chemistry teaching |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Educação ambiental crítica Ensino de química Educação de Jovens e Adultos Educação ambiental Ensino de química Youngs and Adult Education Critical environmental education Chemistry teaching |
description |
Neste trabalho tivemos por objetivo propor a inserção de temas ambientais na Educação de Jovens e Adultos que contribua para a aproximação do ensino de química da realidade socioambiental dos alunos. Para tal, analisamos nos principais documentos oficiais voltados para essa modalidade de ensino; reorientação curricular (2006), currículo mínimo (2013) e o material do professor da Nova EJA/NEJA (2013); o programa de química e sua interface com a perspectiva ambiental. Por meio da análise textual discursiva (ATD) realizamos o tratamento de dados com categorias estabelecidas a priori que foram a contextualização e conceitos químicos, tendo como pano de fundo a temática ambiental. Os resultados apontam, que quando a temática ambiental surge nos documentos é predominada pela perspectiva conservadora da educação ambiental, não conseguindo problematizar os conhecimentos químicos por meio da realidade local e global. Como produto final são apresentadas propostas para a inserção de temas ambientais que possam ser utilizados como temas geradores de problematização na EJA que possibilitem uma maior compreensão dos conceitos químicos e das questões ambientais propostas |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-05-28T18:28:16Z 2020-05-28T18:28:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES,Thiago Rodrigues de Sá. Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. https://app.uff.br/riuff/handle/1/13861 |
identifier_str_mv |
ALVES,Thiago Rodrigues de Sá. Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823654279839744 |