Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Thiago Rodrigues de Sá
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13861
Resumo: Neste trabalho tivemos por objetivo propor a inserção de temas ambientais na Educação de Jovens e Adultos que contribua para a aproximação do ensino de química da realidade socioambiental dos alunos. Para tal, analisamos nos principais documentos oficiais voltados para essa modalidade de ensino; reorientação curricular (2006), currículo mínimo (2013) e o material do professor da Nova EJA/NEJA (2013); o programa de química e sua interface com a perspectiva ambiental. Por meio da análise textual discursiva (ATD) realizamos o tratamento de dados com categorias estabelecidas a priori que foram a contextualização e conceitos químicos, tendo como pano de fundo a temática ambiental. Os resultados apontam, que quando a temática ambiental surge nos documentos é predominada pela perspectiva conservadora da educação ambiental, não conseguindo problematizar os conhecimentos químicos por meio da realidade local e global. Como produto final são apresentadas propostas para a inserção de temas ambientais que possam ser utilizados como temas geradores de problematização na EJA que possibilitem uma maior compreensão dos conceitos químicos e das questões ambientais propostas
id UFF-2_47c3f9e9ebbb292fba812fe73702e5dc
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13861
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambientalEducação de Jovens e AdultosEducação ambiental críticaEnsino de químicaEducação de Jovens e AdultosEducação ambientalEnsino de químicaYoungs and Adult EducationCritical environmental educationChemistry teachingNeste trabalho tivemos por objetivo propor a inserção de temas ambientais na Educação de Jovens e Adultos que contribua para a aproximação do ensino de química da realidade socioambiental dos alunos. Para tal, analisamos nos principais documentos oficiais voltados para essa modalidade de ensino; reorientação curricular (2006), currículo mínimo (2013) e o material do professor da Nova EJA/NEJA (2013); o programa de química e sua interface com a perspectiva ambiental. Por meio da análise textual discursiva (ATD) realizamos o tratamento de dados com categorias estabelecidas a priori que foram a contextualização e conceitos químicos, tendo como pano de fundo a temática ambiental. Os resultados apontam, que quando a temática ambiental surge nos documentos é predominada pela perspectiva conservadora da educação ambiental, não conseguindo problematizar os conhecimentos químicos por meio da realidade local e global. Como produto final são apresentadas propostas para a inserção de temas ambientais que possam ser utilizados como temas geradores de problematização na EJA que possibilitem uma maior compreensão dos conceitos químicos e das questões ambientais propostasIn this work we had the objective of proposing the insertion of environmental themes in the Education of Young and Adults that contributes to the approximation of the teaching of chemistry of the socio-environmental reality of the students. For this, we analyze in the main official documents directed to this modality of education; curricular reorientation (2006), minimum curriculum (2013) and new teacher's EJA / NEJA teacher material (2013); the chemistry program and his interface with the environmental perspective. through the discursive textual analysis (ATD) we performed the data treatment with categories established a priori that were the contextualization and chemical concepts, having as background the environmental theme. The results show that when the environmental theme emerges in the documents, it is dominated by the conservative perspective of environmental education, not being able to problematize the chemical knowledge through local and global reality. As a final product, proposals are presented for the insertion of environmental themes that can be used as themes that generate problems in the EJA that allow a better understanding of the chemical concepts and the proposed environmental issues102 f.Latini, Rose MaryCastro, Denise Leal deOliveira, Luiza Rodrigues deChacon, Eluzir PedrazziAlves, Thiago Rodrigues de Sá2020-05-28T18:28:16Z2020-05-28T18:28:16Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfALVES,Thiago Rodrigues de Sá. Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13861http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-05T18:01:34Zoai:app.uff.br:1/13861Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:48.825764Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental
title Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental
spellingShingle Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental
Alves, Thiago Rodrigues de Sá
Educação de Jovens e Adultos
Educação ambiental crítica
Ensino de química
Educação de Jovens e Adultos
Educação ambiental
Ensino de química
Youngs and Adult Education
Critical environmental education
Chemistry teaching
title_short Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental
title_full Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental
title_fullStr Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental
title_full_unstemmed Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental
title_sort Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental
author Alves, Thiago Rodrigues de Sá
author_facet Alves, Thiago Rodrigues de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Latini, Rose Mary
Castro, Denise Leal de
Oliveira, Luiza Rodrigues de
Chacon, Eluzir Pedrazzi
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Thiago Rodrigues de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Jovens e Adultos
Educação ambiental crítica
Ensino de química
Educação de Jovens e Adultos
Educação ambiental
Ensino de química
Youngs and Adult Education
Critical environmental education
Chemistry teaching
topic Educação de Jovens e Adultos
Educação ambiental crítica
Ensino de química
Educação de Jovens e Adultos
Educação ambiental
Ensino de química
Youngs and Adult Education
Critical environmental education
Chemistry teaching
description Neste trabalho tivemos por objetivo propor a inserção de temas ambientais na Educação de Jovens e Adultos que contribua para a aproximação do ensino de química da realidade socioambiental dos alunos. Para tal, analisamos nos principais documentos oficiais voltados para essa modalidade de ensino; reorientação curricular (2006), currículo mínimo (2013) e o material do professor da Nova EJA/NEJA (2013); o programa de química e sua interface com a perspectiva ambiental. Por meio da análise textual discursiva (ATD) realizamos o tratamento de dados com categorias estabelecidas a priori que foram a contextualização e conceitos químicos, tendo como pano de fundo a temática ambiental. Os resultados apontam, que quando a temática ambiental surge nos documentos é predominada pela perspectiva conservadora da educação ambiental, não conseguindo problematizar os conhecimentos químicos por meio da realidade local e global. Como produto final são apresentadas propostas para a inserção de temas ambientais que possam ser utilizados como temas geradores de problematização na EJA que possibilitem uma maior compreensão dos conceitos químicos e das questões ambientais propostas
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-05-28T18:28:16Z
2020-05-28T18:28:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALVES,Thiago Rodrigues de Sá. Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13861
identifier_str_mv ALVES,Thiago Rodrigues de Sá. Educação de Jovens e Adultos: sugestões de abordagem no ensino de química a partir da realidade socioambiental. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) - Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823654279839744