O feminino na bossa nova pelos rastros de Heloísa Maria Buarque de Holanda, a Miúcha
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/15129 |
Resumo: | Este estudo surge inspirado no pensamento da desconstrução, na perspectiva de Jacques Derrida, para pesquisar os deslocamentos e errância pelo feminino na sociedade falogocêntrica. Para pensar as condições nas quais os deslocamentos podem se dar, a pesquisa se dedica a acompanhar os rastros de vida da cantora Heloísa Maria Buarque de Holanda, de apelido Miúcha. Observa-se essa mulher como sujeitA e autora, ao narrar suas ações de afastamento e aproximação do feminino convencionado. Suas escolhas de mudança de país, casamento, separação e maternidade são tratadas nesta pesquisa como deslocamentos pela différance. A artista transita por entre-lugares ao afirmar-se como protagonista do movimento da Bossa Nova. A partir da sua experiência corpórea, da sua voz, dos seus desejos e das suas memórias, busca-se entender como uma mulher torna-se sujeitA da sua história. A experiência dessa artista que atravessou o século XX para o XXI - seu percurso escolar, suas viagens, seu lugar na música -, pode contribuir para desafiar os papéis estereotipados e hierarquizados por gênero na alta contemporaneidade? |
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O feminino na bossa nova pelos rastros de Heloísa Maria Buarque de Holanda, a MiúchaDesconstruçãoDifféranceFalogocentrismoMúsica Popular Brasileira – MPBPúblico X privadoMúsica popular brasileiraMulher na músicaMulher - aspecto socialMiúcha, 1937-2018DéconstructionDifférancePhallogocentrismeMusique populaire brésiliennePublic X privéEste estudo surge inspirado no pensamento da desconstrução, na perspectiva de Jacques Derrida, para pesquisar os deslocamentos e errância pelo feminino na sociedade falogocêntrica. Para pensar as condições nas quais os deslocamentos podem se dar, a pesquisa se dedica a acompanhar os rastros de vida da cantora Heloísa Maria Buarque de Holanda, de apelido Miúcha. Observa-se essa mulher como sujeitA e autora, ao narrar suas ações de afastamento e aproximação do feminino convencionado. Suas escolhas de mudança de país, casamento, separação e maternidade são tratadas nesta pesquisa como deslocamentos pela différance. A artista transita por entre-lugares ao afirmar-se como protagonista do movimento da Bossa Nova. A partir da sua experiência corpórea, da sua voz, dos seus desejos e das suas memórias, busca-se entender como uma mulher torna-se sujeitA da sua história. A experiência dessa artista que atravessou o século XX para o XXI - seu percurso escolar, suas viagens, seu lugar na música -, pode contribuir para desafiar os papéis estereotipados e hierarquizados por gênero na alta contemporaneidade?Cette étude émerge inspirée par la pensée de la déconstruction, dans la perspective de Jacques Derrida, pour enquêter sur les déplacements et les errances du féminin dans la société phallogocentrique. Pour réfléchir aux conditions dans lesquelles les déplacements peuvent avoir lieu, la recherche se consacre à accompagner les traces de vie de la chanteuse Heloísa Maria Buarque de Holanda, de surnom Miúcha. On observe cette femme en tant que sujet(E) et autrice en racontant ses actions d’éloignement et son approche de la convention féminine. Ses choix de changement de pays, de mariage, de séparation et de maternité sont traités dans cette recherche comme des déplacements par la différance. L'artiste se déplace entre les lieux en s'affirmant comme la protagoniste du mouvement Bossa Nova. A partir de 8 son expérience corporelle, de sa voix, de ses désirs et de ses mémoires, on cherche comprendre comment une femme devient soumise à son histoire. Comment l'expérience de cette artiste qui a traversé le XXIe siècle pour le XXI - son parcours scolaire, ses voyages, sa place dans la musique - peut contribuer à remettre en question les rôles stéréotypés et hiérarchisés par genre dans la haute contemporanéité ?151 f.Arreguy, Marília EtienneSepulveda, José Antônio MirandaFernandes, Camila do ValleRodrigues, Fabricia WalaceMenéndez, Elisa Mares GuiaSouza, Liliane Reis2020-10-06T13:21:24Z2020-10-06T13:21:24Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSOUZA, Liliane Reis. O feminino na bossa nova pelos rastros de Heloísa Maria Buarque de Holanda, a Miúcha. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15129http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T19:01:39Zoai:app.uff.br:1/15129Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:03.192988Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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