Ensino de física com perspectiva inclusiva: proposta didático-metodológica para a abordagem de conceitos básicos da eletrodinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Carolina Tereza de Araújo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3921
Resumo: Desde a Constituição Federal de 1988 o Brasil tem vivido um movimento de igualdade dos direitos e respeito à diversidade. No que se refere à educação têm sido buscados mecanismos que, além de garantir o acesso e a permanência na escola, possibilitem uma educação de qualidade para todos os alunos. Diversos documentos (Decretos, Diretrizes e Políticas educacionais) foram elaborados e aprovados, de modo a se constituírem como garantia do acesso e da permanência dos alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino. Porém, a garantia do acesso à escola não se traduz em educação inclusiva se mudanças nos processos de ensino não ocorrerem. Apesar do aumento na matrícula de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino, nas salas de aula vem se realizando uma pseudoinclusão, ou seja, a integração dos alunos com necessidades educacionais especiais. Eles estão nas salas de aulas, mas, geralmente, não lhes é ofertado um ensino adequado que proporcione um aprendizado significativo. Há a necessidade de mudanças no fazer docente para a realização efetiva da inclusão. Em relação ao ensino de Física os resultados das pesquisas em educação em Ciências/Física ainda são embrionários, contudo, as recomendações dizem respeito à necessidade de mudança na postura docente que resulte em um novo olhar sobre as abordagens metodológicas, incluindo os recursos didáticos. Sendo assim, nesta monografia será abordado o ensino de Física para alunos cegos ou com baixa visão, com a apresentação de uma sequência didática para o ensino de conceitos básicos da eletrodinâmica, com ênfase em experimentos de baixo custo, fácil reprodução e que permitem a percepção multissensorial dos fenômenos. Apesar da sequência didática não ter sido aplicada em sala de aula do Ensino Médio Regular, a avaliação do material por alunos cegos e videntes demonstrou a validade do uso de kits experimentais adaptados para a percepção dos fenômenos físicos por meio da visão, da audição e do tato, possibilitando uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos. Por fim, destaca-se que o principal condicionante a aulas de Física inclusivas reside no fazer docente dos professores
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Apesar do aumento na matrícula de alunos com necessidades educacionais na rede regular de ensino, nas salas de aula vem se realizando uma pseudoinclusão, ou seja, a integração dos alunos com necessidades educacionais especiais. Eles estão nas salas de aulas, mas, geralmente, não lhes é ofertado um ensino adequado que proporcione um aprendizado significativo. Há a necessidade de mudanças no fazer docente para a realização efetiva da inclusão. Em relação ao ensino de Física os resultados das pesquisas em educação em Ciências/Física ainda são embrionários, contudo, as recomendações dizem respeito à necessidade de mudança na postura docente que resulte em um novo olhar sobre as abordagens metodológicas, incluindo os recursos didáticos. Sendo assim, nesta monografia será abordado o ensino de Física para alunos cegos ou com baixa visão, com a apresentação de uma sequência didática para o ensino de conceitos básicos da eletrodinâmica, com ênfase em experimentos de baixo custo, fácil reprodução e que permitem a percepção multissensorial dos fenômenos. Apesar da sequência didática não ter sido aplicada em sala de aula do Ensino Médio Regular, a avaliação do material por alunos cegos e videntes demonstrou a validade do uso de kits experimentais adaptados para a percepção dos fenômenos físicos por meio da visão, da audição e do tato, possibilitando uma melhor compreensão dos conceitos envolvidos. Por fim, destaca-se que o principal condicionante a aulas de Física inclusivas reside no fazer docente dos professoresSince the Federal Constitution of 1988 Brazil has lived a movement for equality of rights and respect for diversity. With regard to education mechanisms have been fetched to, besides guaranteeing the access and permanence in school, provide an education quality for all students. Several documents (decrees, directives and educational policies) were prepared and approved, so as to constitute guarantee of access and permanence of students with educational needs in regular education network. However, the guarantee of access to school does not mean inclusive education if changes in educational processes do not occur. Despite the increase in the enrolment of students with educational needs in regular education network, in classrooms it has been done a pseudo inclusion, that is, the integration of students with special educational needs. They are in classrooms, but usually they are not offered appropriate education that provides a significant learning. There is a need for changes in teaching to make effective inclusion. As to physics teaching the results of research on education in science/physics are still embryonic, however, the recommendations concern the need for change in teaching approach that result in a new look on the methodological approaches, including learning resources. Thus, in this monograph it will be discussed the physics teaching for students who are blind or have low vision, with the presentation of a didactic sequence for teaching fundamentals of electrodynamics, with emphasis on low-cost experiments, of easy reproduction and which allow a multi-sensory perception of phenomena. Despite the didactic sequence has not been applied in the regular high school classroom, the evaluation of material for blind and low sighted students demonstrated the validity of using experimental kits adapted for perception of physical phenomena through sight, hearing and touch, enabling a better understanding of the concepts involved. Finally, we highlight that the main condition for Physical inclusive classes lies in teachers’ way of teachingAlmeida, Lucia da Cruz deCosta, IsaBernardes, Américo TristãoXavier, Carolina Tereza de Araújo2017-06-28T20:49:24Z2017-06-28T20:49:24Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/3921http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-29T17:12:22Zoai:app.uff.br:1/3921Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-29T17:12:22Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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