Discutindo os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca nas aulas de Física do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lara, Matheus Alves de Medeiros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4933
Resumo: O presente trabalho propõe a abordagem do tema “Os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca” em aulas de física. Considerando o seu caráter controverso e a sua reconhecida relevância social, o tema se caracteriza como questão sociocientífica e foi utilizado como eixo estruturante de uma proposta de abordagem do tema através de conteúdos física associados a discussões socialmente relevantes. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica que envolveu as perspectivas do letramento científico, das abordagens que levam em conta as relações ciência-tecnologia-sociedade e as questões sociocientíficas, todas vertentes atuais que influenciam a área da Educação em Ciências e os documentos oficiais que orientam sistemas educacionais em vários países. São discutidas as formas de se organizar uma unidade de ensino e as métodos a serem utilizados, considerando o objetivo de deslocar o professor para uma posição de mediador e promotor de debates. Sugere-se, por fim, uma sequência de ensino que se baseia em discussões a partir de textos de jornais, experimentos de montagem simples e de materiais de fácil obtenção, além de pequenos artigos de divulgação. A unidade proposta mobiliza conteúdos relacionados à hidrostática e à hidrodinâmica que se relacionam com o tema. Avalia os estudantes tanto a partir do conhecimento do conteúdo, quanto da capacidade de argumentação em torno de um assunto que não tem resposta única ou ótima. Os estudos realizados e a proposta elaborada permitiram afirmar que o tema é grande mobilizador de debates e instrumento de grande potencial, que a sequência de ensino e este trabalho podem ser importantes referências para a prática docente. É reconhecido, no entanto, que será necessário implementar a proposta para que se tenha a verdadeira dimensão dos seus resultados
id UFF-2_49a0f6b414e65bdac20545240405e435
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/4933
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Discutindo os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca nas aulas de Física do Ensino MédioEducação em ciênciasQuestões sociocientíficasEnsino de físicaReservatórios subterrâneosAlagamentosFloodingsReservatório subterrâneoAlagamentoQuestão sociocientíficaEducação em ciênciasEnsino de físicaScience educationSocioscientific issuesPhysics teachingUnderground reservoirO presente trabalho propõe a abordagem do tema “Os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca” em aulas de física. Considerando o seu caráter controverso e a sua reconhecida relevância social, o tema se caracteriza como questão sociocientífica e foi utilizado como eixo estruturante de uma proposta de abordagem do tema através de conteúdos física associados a discussões socialmente relevantes. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica que envolveu as perspectivas do letramento científico, das abordagens que levam em conta as relações ciência-tecnologia-sociedade e as questões sociocientíficas, todas vertentes atuais que influenciam a área da Educação em Ciências e os documentos oficiais que orientam sistemas educacionais em vários países. São discutidas as formas de se organizar uma unidade de ensino e as métodos a serem utilizados, considerando o objetivo de deslocar o professor para uma posição de mediador e promotor de debates. Sugere-se, por fim, uma sequência de ensino que se baseia em discussões a partir de textos de jornais, experimentos de montagem simples e de materiais de fácil obtenção, além de pequenos artigos de divulgação. A unidade proposta mobiliza conteúdos relacionados à hidrostática e à hidrodinâmica que se relacionam com o tema. Avalia os estudantes tanto a partir do conhecimento do conteúdo, quanto da capacidade de argumentação em torno de um assunto que não tem resposta única ou ótima. Os estudos realizados e a proposta elaborada permitiram afirmar que o tema é grande mobilizador de debates e instrumento de grande potencial, que a sequência de ensino e este trabalho podem ser importantes referências para a prática docente. É reconhecido, no entanto, que será necessário implementar a proposta para que se tenha a verdadeira dimensão dos seus resultadosThis work purposes the aproach of the theme “The underground reservoirs and the floodings in the Grande Tijuca” on physics classes. Considering its controversial character and its acknoleged relevance, the issue fits as a socioscientific issue and was used as a structural axis of a proposed approach of the issue through the associated physics content on socially relevant discussions. In order to do that, it was made a blibliographic researcha from the Scientific Literacy perspective to the Science-Technology-Society and Socioscientific Issues perspective, all the current strands that influence the Science Education field and curricula from several countries. The ways of organizing a teaching unit and the methods to be used are discussed, considering as goal taking the teacher to a position of mediator and promoter of debates. In the end, it is propound a teching sequence that is based on discussions of newspapers (as well as disclosure) articles, simple set up experiments and easy obtaining materials. The presented unit mobilizes hydrostatic and hydrodynamic issue-related contents. It evaluates students as much as to their knowledge of the content, as to their capabilities of argumentation about an issue that has no unique or right answer. The theme is considered a great debate starter and instrument of great potential, also that this work can be an important reference to future teaching. Although, it is recognized that it is recquired to implement the proposal in order to understand its real dimensionBernardo, José Roberto da RochaDassie, Bruno AlvesMartins, Renan RebequeSoares, FláviaLara, Matheus Alves de Medeiros2017-10-20T20:27:12Z2017-10-20T20:27:12Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4933http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-29T14:18:52Zoai:app.uff.br:1/4933Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:58:39.971326Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Discutindo os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca nas aulas de Física do Ensino Médio
title Discutindo os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca nas aulas de Física do Ensino Médio
spellingShingle Discutindo os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca nas aulas de Física do Ensino Médio
Lara, Matheus Alves de Medeiros
Educação em ciências
Questões sociocientíficas
Ensino de física
Reservatórios subterrâneos
Alagamentos
Floodings
Reservatório subterrâneo
Alagamento
Questão sociocientífica
Educação em ciências
Ensino de física
Science education
Socioscientific issues
Physics teaching
Underground reservoir
title_short Discutindo os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca nas aulas de Física do Ensino Médio
title_full Discutindo os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca nas aulas de Física do Ensino Médio
title_fullStr Discutindo os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca nas aulas de Física do Ensino Médio
title_full_unstemmed Discutindo os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca nas aulas de Física do Ensino Médio
title_sort Discutindo os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca nas aulas de Física do Ensino Médio
author Lara, Matheus Alves de Medeiros
author_facet Lara, Matheus Alves de Medeiros
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, José Roberto da Rocha
Dassie, Bruno Alves
Martins, Renan Rebeque
Soares, Flávia
dc.contributor.author.fl_str_mv Lara, Matheus Alves de Medeiros
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em ciências
Questões sociocientíficas
Ensino de física
Reservatórios subterrâneos
Alagamentos
Floodings
Reservatório subterrâneo
Alagamento
Questão sociocientífica
Educação em ciências
Ensino de física
Science education
Socioscientific issues
Physics teaching
Underground reservoir
topic Educação em ciências
Questões sociocientíficas
Ensino de física
Reservatórios subterrâneos
Alagamentos
Floodings
Reservatório subterrâneo
Alagamento
Questão sociocientífica
Educação em ciências
Ensino de física
Science education
Socioscientific issues
Physics teaching
Underground reservoir
description O presente trabalho propõe a abordagem do tema “Os reservatórios subterrâneos e os alagamentos na Grande Tijuca” em aulas de física. Considerando o seu caráter controverso e a sua reconhecida relevância social, o tema se caracteriza como questão sociocientífica e foi utilizado como eixo estruturante de uma proposta de abordagem do tema através de conteúdos física associados a discussões socialmente relevantes. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica que envolveu as perspectivas do letramento científico, das abordagens que levam em conta as relações ciência-tecnologia-sociedade e as questões sociocientíficas, todas vertentes atuais que influenciam a área da Educação em Ciências e os documentos oficiais que orientam sistemas educacionais em vários países. São discutidas as formas de se organizar uma unidade de ensino e as métodos a serem utilizados, considerando o objetivo de deslocar o professor para uma posição de mediador e promotor de debates. Sugere-se, por fim, uma sequência de ensino que se baseia em discussões a partir de textos de jornais, experimentos de montagem simples e de materiais de fácil obtenção, além de pequenos artigos de divulgação. A unidade proposta mobiliza conteúdos relacionados à hidrostática e à hidrodinâmica que se relacionam com o tema. Avalia os estudantes tanto a partir do conhecimento do conteúdo, quanto da capacidade de argumentação em torno de um assunto que não tem resposta única ou ótima. Os estudos realizados e a proposta elaborada permitiram afirmar que o tema é grande mobilizador de debates e instrumento de grande potencial, que a sequência de ensino e este trabalho podem ser importantes referências para a prática docente. É reconhecido, no entanto, que será necessário implementar a proposta para que se tenha a verdadeira dimensão dos seus resultados
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-20T20:27:12Z
2017-10-20T20:27:12Z
2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/4933
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/4933
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823625128378368