"E pra que tem um monte de caracol? Mas só precisava de um": a alfabetização como ato estético
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33627 |
Resumo: | Com o presente trabalho pretendemos compreender os processos de alfabetização das crianças das classes populares, problematizando as orientações teórico-metodológicas no ensino escolar. Nesse intento buscamos realizar um levantamento de fontes teóricas das concepções de alfabetização vigentes, fazendo um estudo sobre as mesmas. Realizamos um movimento de compreensão a uma vivência alfabetizadora proposta a partir da escritura literária do livro “Dezenove”, de Fernanda Carneiro e Marisol Barenco, com crianças entre seis e sete anos, na Escola Municipal Sebastiana Gonçalves Pinho. Com esse movimento, e partindo do pressuposto de que o enunciado é a unidade mínima da língua e que sua criação tem início em uma arquitetônica, ou seja, em um evento esteticamente acabado, compreendemos que é possível pensarmos os processos de alfabetização tomando como base a perspectiva estética da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, e assim afirmarmos a tese de que a atividade estética é um campo fértil para pensarmos os processos de alfabetização. |
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"E pra que tem um monte de caracol? Mas só precisava de um": a alfabetização como ato estéticoAlfabetizaçãoAutorias infantisBakhtinGrupo AtosAlfabetizaçãoEscola municipalLetramentoLiteratura infantilLiteracyChildren's authorsMikhail BakhtinGrupo AtosCom o presente trabalho pretendemos compreender os processos de alfabetização das crianças das classes populares, problematizando as orientações teórico-metodológicas no ensino escolar. Nesse intento buscamos realizar um levantamento de fontes teóricas das concepções de alfabetização vigentes, fazendo um estudo sobre as mesmas. Realizamos um movimento de compreensão a uma vivência alfabetizadora proposta a partir da escritura literária do livro “Dezenove”, de Fernanda Carneiro e Marisol Barenco, com crianças entre seis e sete anos, na Escola Municipal Sebastiana Gonçalves Pinho. Com esse movimento, e partindo do pressuposto de que o enunciado é a unidade mínima da língua e que sua criação tem início em uma arquitetônica, ou seja, em um evento esteticamente acabado, compreendemos que é possível pensarmos os processos de alfabetização tomando como base a perspectiva estética da filosofia da linguagem de Mikhail Bakhtin e seu Círculo, e assim afirmarmos a tese de que a atividade estética é um campo fértil para pensarmos os processos de alfabetização.With this work we intend to understand the literacy processes of children from the popular classes, problematizing the theoretical-methodological guidelines in school teaching. In this attempt, we sought to carry out a survey of theoretical sources of current concepts of literacy, carrying out a study on them. We carried out a movement of understanding a literacy experience proposed based on the literary writing of the book “Dezenove”, by Fernanda Carneiro and Marisol Barenco, with children between six and seven years old, at the Sebastiana Gonçalves Pinho Municipal School. With this movement, and based on the assumption that the utterance is the minimum unit of the language and that its creation begins in an architectural, that is, in an aesthetically finished event, we understand that it is possible to think about literacy processes taking as a basis the aesthetic perspective of the philosophy of language of Mikhail Bakhtin and his Circle, and thus affirm the thesis that aesthetic activity is a fertile field for thinking about literacy processes.285 p.Mello, Marisol Barenco deLopes, Jader Janer MoreiraAraújo, MairceLopes, Ana Lúcia Adriana Costa eLima, Sandra Mara MoraesBortolotto, NelitaConcencio, Márcia de Souza Menezes2024-07-25T12:29:52Z2024-07-25T12:29:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCONCENCIO, Márcia de Souza Menezes. "E pra que tem um monte de caracol? Mas só precisava de um": a alfabetização como ato estético. 2024. 285f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2024.https://app.uff.br/riuff/handle/1/33627CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-07-25T12:29:56Zoai:app.uff.br:1/33627Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:03:41.228388Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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