Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Beatriz da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30886
Resumo: É de comum conhecimento que o ato de se comunicar é fundamental e de extrema importância para a vida em sociedade. Entretanto, há necessidade de saber utilizar a linguagem de forma que atenda todos os envolvidos no processo de comunicação, para que esta se desenvolva e ocorra de maneira eficaz, principalmente dentro da sala de aula. O objetivo do presente trabalho é compreender a influência da linguagem, da linguagem matemática e da comunicação no desenvolvimento da aprendizagem matemática. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa realizada com a análise de erros em avaliações de uma turma de 6o ano de uma escola pública do município de Magé. A análise das avaliações permitiu a percepção de que saber o conteúdo não é suficiente. A linguagem utilizada pode influenciar na resolução das questões e como o aluno necessita saber interpretar corretamente o enunciado das questões para conseguir solucionar os problemas matemáticos. Ao decorrer do trabalho, foi possível responder questões ligadas a influência da linguagem no processo de aprendizagem, como ela pode prejudicar a resolução de problemas matemáticos e como a interação do professor com o aluno está relacionada a todo esse processo.
id UFF-2_4a245f14c766f7e15320fe0d5d3afa66
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/30886
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemáticaLinguagemLinguagem MatemáticaComunicaçãoAprendizagemLinguagemAprendizagemLanguageMathematical LanguageCommunicationLearningÉ de comum conhecimento que o ato de se comunicar é fundamental e de extrema importância para a vida em sociedade. Entretanto, há necessidade de saber utilizar a linguagem de forma que atenda todos os envolvidos no processo de comunicação, para que esta se desenvolva e ocorra de maneira eficaz, principalmente dentro da sala de aula. O objetivo do presente trabalho é compreender a influência da linguagem, da linguagem matemática e da comunicação no desenvolvimento da aprendizagem matemática. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa realizada com a análise de erros em avaliações de uma turma de 6o ano de uma escola pública do município de Magé. A análise das avaliações permitiu a percepção de que saber o conteúdo não é suficiente. A linguagem utilizada pode influenciar na resolução das questões e como o aluno necessita saber interpretar corretamente o enunciado das questões para conseguir solucionar os problemas matemáticos. Ao decorrer do trabalho, foi possível responder questões ligadas a influência da linguagem no processo de aprendizagem, como ela pode prejudicar a resolução de problemas matemáticos e como a interação do professor com o aluno está relacionada a todo esse processo.It is common knowledge that the act of communicating is fundamental and extremely important for life in society. However, there is a need to know how to use language in a way that meets everyone involved in the communication process, so that it develops and occurs effectively, especially within the classroom. The objective of this work is to understand the influence of language, mathematical language, and communication in the development of mathematical learning. For that, we used bibliographical research and research carried out with the analysis of errors in evaluations of a 6th grade class of a public school in the municipality of Magé. The analysis of the evaluations allowed the perception that knowing the content is not enough. The language used can influence the resolution of the questions and how the student needs to know how to correctly interpret the wording of the questions to be able to solve the mathematical problems. During the work, it was possible to answer questions related to the influence of language in the learning process, how it can harm the resolution of mathematical problems and how the teacher's interaction with the student is related to this whole process.48 p.Soares, Flávia dos SantosDassie, Bruno AlvesCastro, Beatriz da Silva2023-10-23T13:28:57Z2023-10-23T13:28:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfCASTRO, Beatriz da Silva. Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/30886CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-10-23T13:29:01Zoai:app.uff.br:1/30886Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-10-23T13:29:01Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática
title Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática
spellingShingle Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática
Castro, Beatriz da Silva
Linguagem
Linguagem Matemática
Comunicação
Aprendizagem
Linguagem
Aprendizagem
Language
Mathematical Language
Communication
Learning
title_short Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática
title_full Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática
title_fullStr Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática
title_full_unstemmed Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática
title_sort Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática
author Castro, Beatriz da Silva
author_facet Castro, Beatriz da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Flávia dos Santos
Dassie, Bruno Alves
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Beatriz da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem
Linguagem Matemática
Comunicação
Aprendizagem
Linguagem
Aprendizagem
Language
Mathematical Language
Communication
Learning
topic Linguagem
Linguagem Matemática
Comunicação
Aprendizagem
Linguagem
Aprendizagem
Language
Mathematical Language
Communication
Learning
description É de comum conhecimento que o ato de se comunicar é fundamental e de extrema importância para a vida em sociedade. Entretanto, há necessidade de saber utilizar a linguagem de forma que atenda todos os envolvidos no processo de comunicação, para que esta se desenvolva e ocorra de maneira eficaz, principalmente dentro da sala de aula. O objetivo do presente trabalho é compreender a influência da linguagem, da linguagem matemática e da comunicação no desenvolvimento da aprendizagem matemática. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa realizada com a análise de erros em avaliações de uma turma de 6o ano de uma escola pública do município de Magé. A análise das avaliações permitiu a percepção de que saber o conteúdo não é suficiente. A linguagem utilizada pode influenciar na resolução das questões e como o aluno necessita saber interpretar corretamente o enunciado das questões para conseguir solucionar os problemas matemáticos. Ao decorrer do trabalho, foi possível responder questões ligadas a influência da linguagem no processo de aprendizagem, como ela pode prejudicar a resolução de problemas matemáticos e como a interação do professor com o aluno está relacionada a todo esse processo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-23T13:28:57Z
2023-10-23T13:28:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CASTRO, Beatriz da Silva. Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/30886
identifier_str_mv CASTRO, Beatriz da Silva. Linguagem e comunicação no processo de desenvolvimento da aprendizagem matemática. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/30886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1825433191065845760