Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Caique Gomes Filadelpho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/13278
Resumo: O presente trabalho buscou analisar o atual contexto da indústria de refrigerantes brasileira, levantando os principais fatores de mudanças nos hábitos de consumo tanto por fatores econômicos, como fatores de saudabilidade. Além disso, foram levantadas ações estratégicas das duas grandes empresas do setor que visam a adaptação dentro desse novo contexto. Para isso foi realizada a análise do cenário competitivo com base nas forças de Porter, foram levantados dados quantitativos da indústria por meio de fontes como ABIR e IBGE e dados qualitativos em relação aos motivos que levam os consumidores a mudarem seus hábitos de consumo. Os resultados apontam a crise econômica e a diminuição da renda disponível e fatores de conscientização na relação saúde e alimentação como principais fatores de mudanças nos hábitos de consumo, fazendo com que os consumidores passem a consumir outras marcas ou outros produtos, e então é possível identificar medidas como aquisição de novas marcas e produtos e a adaptação de fórmulas dos produtos e do portfólio de embalagens oferecidas
id UFF-2_4bdb701fbc5e2fed0b8e544c8236d303
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/13278
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileiraRefrigerantesHábitos de consumoAmbiente competitivoForças de porterIndústria de bebidaRefrigeranteCompetitividade industrialSoft drinksCompetitive environmentPorter's five forces theoryO presente trabalho buscou analisar o atual contexto da indústria de refrigerantes brasileira, levantando os principais fatores de mudanças nos hábitos de consumo tanto por fatores econômicos, como fatores de saudabilidade. Além disso, foram levantadas ações estratégicas das duas grandes empresas do setor que visam a adaptação dentro desse novo contexto. Para isso foi realizada a análise do cenário competitivo com base nas forças de Porter, foram levantados dados quantitativos da indústria por meio de fontes como ABIR e IBGE e dados qualitativos em relação aos motivos que levam os consumidores a mudarem seus hábitos de consumo. Os resultados apontam a crise econômica e a diminuição da renda disponível e fatores de conscientização na relação saúde e alimentação como principais fatores de mudanças nos hábitos de consumo, fazendo com que os consumidores passem a consumir outras marcas ou outros produtos, e então é possível identificar medidas como aquisição de novas marcas e produtos e a adaptação de fórmulas dos produtos e do portfólio de embalagens oferecidasThe main purpose of this study is to analyze the present context of the Brazilian soft drinks industry, bringing up the factors that causes the changes in the consumption habits, both for economic factors as health related factors. Furthermore, the study presents a discussion about some strategic actions of the two big companies in this sector and how they are adapting to this new scenario. To achieve this it was realized an analysis of the competitive environment with support of the Porters five forces theory, quantitative data about the industry were raised in sources like ABIR and IBGE and qualitative data about the reasons why the consumers are changing their habits. The results shows the economic crisis and the dwindling of income and also the awareness about the relation between feeding and health as the main factors which makes the costumers opt for another brand or products. Then is possible to identify actions like the acquisition of new brands and products, and the adaption of the products recipes and the packaging portfolioSalles, Mara TellesFerraz, Fernando ToledoFarias Filho, Jose Rodrigues deBelo, Caique Gomes Filadelpho2020-04-09T13:24:50Z2020-04-09T13:24:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfBELO, Caique Gomes Filadelpho. Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/13278http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-09-14T19:28:42Zoai:app.uff.br:1/13278Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:47:50.288019Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira
title Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira
spellingShingle Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira
Belo, Caique Gomes Filadelpho
Refrigerantes
Hábitos de consumo
Ambiente competitivo
Forças de porter
Indústria de bebida
Refrigerante
Competitividade industrial
Soft drinks
Competitive environment
Porter's five forces theory
title_short Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira
title_full Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira
title_fullStr Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira
title_full_unstemmed Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira
title_sort Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira
author Belo, Caique Gomes Filadelpho
author_facet Belo, Caique Gomes Filadelpho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salles, Mara Telles
Ferraz, Fernando Toledo
Farias Filho, Jose Rodrigues de
dc.contributor.author.fl_str_mv Belo, Caique Gomes Filadelpho
dc.subject.por.fl_str_mv Refrigerantes
Hábitos de consumo
Ambiente competitivo
Forças de porter
Indústria de bebida
Refrigerante
Competitividade industrial
Soft drinks
Competitive environment
Porter's five forces theory
topic Refrigerantes
Hábitos de consumo
Ambiente competitivo
Forças de porter
Indústria de bebida
Refrigerante
Competitividade industrial
Soft drinks
Competitive environment
Porter's five forces theory
description O presente trabalho buscou analisar o atual contexto da indústria de refrigerantes brasileira, levantando os principais fatores de mudanças nos hábitos de consumo tanto por fatores econômicos, como fatores de saudabilidade. Além disso, foram levantadas ações estratégicas das duas grandes empresas do setor que visam a adaptação dentro desse novo contexto. Para isso foi realizada a análise do cenário competitivo com base nas forças de Porter, foram levantados dados quantitativos da indústria por meio de fontes como ABIR e IBGE e dados qualitativos em relação aos motivos que levam os consumidores a mudarem seus hábitos de consumo. Os resultados apontam a crise econômica e a diminuição da renda disponível e fatores de conscientização na relação saúde e alimentação como principais fatores de mudanças nos hábitos de consumo, fazendo com que os consumidores passem a consumir outras marcas ou outros produtos, e então é possível identificar medidas como aquisição de novas marcas e produtos e a adaptação de fórmulas dos produtos e do portfólio de embalagens oferecidas
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2020-04-09T13:24:50Z
2020-04-09T13:24:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BELO, Caique Gomes Filadelpho. Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/13278
identifier_str_mv BELO, Caique Gomes Filadelpho. Mudança nos hábitos de consumo e posicionamento estratégico: análise da indústria de refrigerantes brasileira. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/13278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823572309508096