O adoecimento de professores das escolas estaduais de Santo Antônio de Pádua/RJ: uma análise a partir dos processos de precarização do trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ladeira, Thalles Azevedo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27641
Resumo: A presente dissertação consiste em tornar evidente o fenômeno do adoecimento dos professores e sua relação com as condições de trabalho, utilizando os pressupostos do materialismo histórico e dialético. O trabalho foi desenvolvido por meio de uma ampla pesquisa bibliográfica e a apresentação dos resultados de entrevistas realizadas com 31 professores das escolas estaduais na cidade de Santo Antônio de Pádua/RJ, por meio de um questionário eletrônico, cujos dados foram utilizados para demonstrar o quadro de adoecimentos de professores no referido município. O trabalho está organizado em cinco capítulos. No primeiro, apresenta-se uma discussão acerca do sentido ontológico do trabalho para o Homem, bem como uma análise sistemática da categoria trabalho na sociedade capitalista. No capítulo dois é apresentada uma discussão sócio-política a respeito da precarização do trabalho dos professores no Brasil, levando-se em conta alguns aspectos dessa precarização e analisando os impactos que os mesmos representam para o trabalhador docente. Na parte três, apresentamos uma discussão específica acerca dos processos de adoecimento docente, acompanhada de uma discussão crítica a respeito da medicalização e alguns de seus desdobramentos no trabalho e saúde dos mesmos. No capítulo quatro, são apresentados de modo bastante claro, os dados obtidos nas entrevistas realizadas por meio do questionário eletrônico com 31 professores da rede Estadual do Município de Santo Antônio de Pádua/RJ e no capítulo cinco, nos dedicamos a realizar uma análise desses dados, seguida de problematizações teóricas acerca do tema que se desdobrarão na conclusão. De um modo geral, objetiva-se por meio deste trabalho suscitar reflexões importantes a cerca do tema em questão que contribua para a transformação da realidade e da valorização do pensamento crítico e emancipador.
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O trabalho está organizado em cinco capítulos. No primeiro, apresenta-se uma discussão acerca do sentido ontológico do trabalho para o Homem, bem como uma análise sistemática da categoria trabalho na sociedade capitalista. No capítulo dois é apresentada uma discussão sócio-política a respeito da precarização do trabalho dos professores no Brasil, levando-se em conta alguns aspectos dessa precarização e analisando os impactos que os mesmos representam para o trabalhador docente. Na parte três, apresentamos uma discussão específica acerca dos processos de adoecimento docente, acompanhada de uma discussão crítica a respeito da medicalização e alguns de seus desdobramentos no trabalho e saúde dos mesmos. No capítulo quatro, são apresentados de modo bastante claro, os dados obtidos nas entrevistas realizadas por meio do questionário eletrônico com 31 professores da rede Estadual do Município de Santo Antônio de Pádua/RJ e no capítulo cinco, nos dedicamos a realizar uma análise desses dados, seguida de problematizações teóricas acerca do tema que se desdobrarão na conclusão. De um modo geral, objetiva-se por meio deste trabalho suscitar reflexões importantes a cerca do tema em questão que contribua para a transformação da realidade e da valorização do pensamento crítico e emancipador.This dissertation consists of making the phenomenon of teachers' illness and its relationship with working conditions evident, using the assumptions of historical and dialectical materialism. The thesis was developed through extensive bibliographic research and the presentation of the results from interviews conducted with 31 teachers in public schools from Santo Antônio de Pádua / RJ, through an electronic questionnaire, in which the data was used to demonstrate the stage of illnesses from teachers in that municipality. The thesis is divided into five chapters. The first one presents a discussion about the ontological meaning of work for men, as well as a systematic analysis of the category of work in capitalist society. The second chapter presents a socio-political discussion about the precariousness of teachers' work in Brazil, taking into account some aspects of this precariousness and analyzing the impacts they represent for the working teacher. In part three, we discuss the teaching sickness processes, followed by a critical discussion about medicalization and some of its consequences both in their work and health. Chapter four presents, in a clear way, the data collected in the interviews conducted through the electronic questionnaire with the 31 teachers from the public schools. Finally In chapter five, we dedicate ourselves to carry out an analysis of this data, followed by theoretical problematizations about the theme that will unfold at the conclusion. In general, this dissertation aims to raise important reflections on the subject in question, which contributes to the transformation of reality and the enhancement of critical and emancipatory thinking.154 f.Insfran, Fernanda Fochi Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/2513767930817551Penna, Adriana Machadohttp://lattes.cnpq.br/4001142271622004Prestes, Zoia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/1927800358488148Facci, Marilda Gonçalves Diashttp://lattes.cnpq.br/2222738235813129http://lattes.cnpq.br/4347516632263721Ladeira, Thalles Azevedo2023-01-20T13:25:52Z2023-01-20T13:25:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLADEIRA, Thalles Azevedo. O adoecimento de professores das escolas estaduais de Santo Antônio de Pádua/RJ: uma análise a partir dos processos de precarização do trabalho. 2020. 154 f. 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