Educação plurilíngue e ensino de línguas nos colégios de aplicação da UFRJ, da UERJ e no Colégio Universitário da UFF

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Rita de Cássia da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/31693
Resumo: O ensino de língua estrangeira (ELE) na educação básica pública é um assunto amplamente pesquisado e de relevância comprovada no campo dos estudos da Linguagem. A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996 trazia o componente curricular obrigatório Língua Estrangeira Moderna, único documento que permitiu à comunidade escolar decidir qual língua estrangeira (LE) oferecer dentro de suas possibilidades, sem privilegiar um ou outro idioma. Contudo, o cenário mudou, e as políticas linguísticas implementadas no Brasil nos últimos anos apontam um progressivo apagamento da oferta de línguas na escola. Por exemplo, a Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, coíbe a capacidade de escolha dada pelas LDB de 1996 e direciona o ensino de LE para um único idioma. Isto posto, o objetivo desta pesquisa é investigar o ELE nos Colégios de Aplicação da UFRJ e da UERJ e no Colégio Universitário Geraldo Reis, da UFF, objetos de estudo da comunidade universitária. Para tal, realizou-se uma análise documental a partir das LDB de 1996 até as mais recentes legislações. Também foi avaliado como ocorre a manutenção do ELE, quais são as propostas de ampliação de possibilidades de oferta para além da língua proposta na legislação atual e os possíveis reflexos dessa política em cada colégio. Além disso, considerou-se também se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) influencia a organização e o planejamento das instituições. Este trabalho foi realizado a partir do método de pesquisa qualitativo, de cunho interpretativista. Como resultado final, observou-se que há oferta de mais de uma língua além daquela prevista por lei nos estabelecimentos de ensino, assim como há um número considerável de programas extracurriculares de extensão e/ou de ensino em âmbito escolar, cujas iniciativas partem tanto das próprias escolas quanto das universidades. No que diz respeito às interferências das novas legislações, ainda não se observou consequências da Lei no 13.415/2017 nem da BNCC nos currículos analisados. Assim, esta pesquisa afirma que, por parte dos colégios estudados, há, sim, a preocupação em manter uma oferta diversificada de ELE, com manutenção das propostas de projetos de origem interna e externa às instituições a fim de conservarem um programa de ensino de caráter plurilíngue e díspar às demais escolas públicas brasileiras.
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Contudo, o cenário mudou, e as políticas linguísticas implementadas no Brasil nos últimos anos apontam um progressivo apagamento da oferta de línguas na escola. Por exemplo, a Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, coíbe a capacidade de escolha dada pelas LDB de 1996 e direciona o ensino de LE para um único idioma. Isto posto, o objetivo desta pesquisa é investigar o ELE nos Colégios de Aplicação da UFRJ e da UERJ e no Colégio Universitário Geraldo Reis, da UFF, objetos de estudo da comunidade universitária. Para tal, realizou-se uma análise documental a partir das LDB de 1996 até as mais recentes legislações. Também foi avaliado como ocorre a manutenção do ELE, quais são as propostas de ampliação de possibilidades de oferta para além da língua proposta na legislação atual e os possíveis reflexos dessa política em cada colégio. Além disso, considerou-se também se a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) influencia a organização e o planejamento das instituições. Este trabalho foi realizado a partir do método de pesquisa qualitativo, de cunho interpretativista. Como resultado final, observou-se que há oferta de mais de uma língua além daquela prevista por lei nos estabelecimentos de ensino, assim como há um número considerável de programas extracurriculares de extensão e/ou de ensino em âmbito escolar, cujas iniciativas partem tanto das próprias escolas quanto das universidades. No que diz respeito às interferências das novas legislações, ainda não se observou consequências da Lei no 13.415/2017 nem da BNCC nos currículos analisados. Assim, esta pesquisa afirma que, por parte dos colégios estudados, há, sim, a preocupação em manter uma oferta diversificada de ELE, com manutenção das propostas de projetos de origem interna e externa às instituições a fim de conservarem um programa de ensino de caráter plurilíngue e díspar às demais escolas públicas brasileiras.Foreign Language Teaching (FLT) in Brazilian Public Schools is a widely researched subject of proven relevance in the field of Language Studies. The Guidelines and Bases Laws (GBL) of 1996 brought the mandatory curriculum component Foreign Modern Language, the only document that allowed the school community to decide which foreign language (FL) to offer within its possibilities, without privileging one language. However, the scenario changed in the last years. The recent language policies implemented in Brazil point to a progressive erasure of the language offer in schools. For example, Law No. 13.415, of February 16, 2017, prohibits the ability to choose given by the GBL of 1996 and directs the teaching of FL to a single idiom. This being said, the objective of this research is to investigate the FLT in UFRJ and UERJ Application Schools, and in UFF Geraldo Reis University College, objects of study of the university community. To this end, a documentary analysis was carried out from the GBL from 1996 to the most recent legislation. It was also evaluated how the FLT is maintained, what are the proposals to expand the opportunities to offer beyond the language proposed in the current legislation, and the possible reflections of this policy in each college. In addition, it was also considered whether the National common curriculum Base (NCBB) influences the organization and planning of the institutions. This work was carried out from the qualitative and interpretative research method. As a final result, it was observed that there is more than one language being offered in addition to that provided by law in educational establishments, as well as there is a considerable number of extracurricular extension and/or teaching programs at the school environment, whose initiatives start from both the schools themselves and the universities. With regard to the interferences of the new legislation, no consequences of Law No. 13.415/2017 or of the NCBB have yet been observed in the curriculum analyzed. Thus, this research affirms that does exist the concern to maintain a diversified FL offer from the part of the schools studied. Also, there is a maintenance of internal or external projects in order to preserve schools multilingual teaching programs, which excels other Brazilian Public Schools.87 p.Savedra, Monica Maria GuimarãesFerreira, Camilla dos SantosSouza, Marina Mello de Menezes Felix deNogueira, Rita de Cássia da Silva2023-12-27T17:54:54Z2023-12-27T17:54:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfNOGUEIRA, Rita de Cássia da Silva. Educação plurilíngue e ensino de línguas nos colégios de aplicação da UFRJ, da UERJ e no Colégio Universitário da UFF. 2023. 87 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/31693CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-12-27T17:54:57Zoai:app.uff.br:1/31693Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:49:29.624076Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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