A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24549 |
Resumo: | Este trabalho monográfico busca discutir a educação de surdos em uma perspectiva cultural e identitária como pressuposto à inclusão na escola regular. O trabalho abarca uma abordagem histórico-crítica da educação de surdos desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, focando na Europa e no Brasil, para problematizamos o processo de segregação social dos surdos e os desdobramentos no processo educacional. Com essa análise, pretendemos enfatizar o significado da luta pela garantia do direito à educação ser para todos, sem exceção. Além disso, refletimos sobre os conceitos de cultura e identidade surda, explicitando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o reconhecimento dos surdos. Para então, discutirmos o papel da escola na valorização da cultura surda e na formação da identidade surda, a fim de trazer mais elementos para o debate social e com isso potencializar mudanças na escola para que ocorra a inclusão plena das pessoas com deficiência auditiva e das pessoas com surdez. A partir desse estudo, procurei compreender o papel que a escola regular ocupa na formação da cultura e da identidade desses alunos, almejando que esta pesquisa colabore com a formação de educadores e com o empoderamento de surdos, que ainda encontram barreiras ao processo de reconhecimento de sua identidade e sua cultura. |
id |
UFF-2_4d93273d41bf58510340ffe9579e7b39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24549 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolarDeficiência auditivaSurdosEducaçãoIdentidadeCulturaPessoa com insuficiência auditivaInclusão escolarLíngua Brasileira de SinaisHearing impairmentDeafEducationIdentityCultureEste trabalho monográfico busca discutir a educação de surdos em uma perspectiva cultural e identitária como pressuposto à inclusão na escola regular. O trabalho abarca uma abordagem histórico-crítica da educação de surdos desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, focando na Europa e no Brasil, para problematizamos o processo de segregação social dos surdos e os desdobramentos no processo educacional. Com essa análise, pretendemos enfatizar o significado da luta pela garantia do direito à educação ser para todos, sem exceção. Além disso, refletimos sobre os conceitos de cultura e identidade surda, explicitando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o reconhecimento dos surdos. Para então, discutirmos o papel da escola na valorização da cultura surda e na formação da identidade surda, a fim de trazer mais elementos para o debate social e com isso potencializar mudanças na escola para que ocorra a inclusão plena das pessoas com deficiência auditiva e das pessoas com surdez. A partir desse estudo, procurei compreender o papel que a escola regular ocupa na formação da cultura e da identidade desses alunos, almejando que esta pesquisa colabore com a formação de educadores e com o empoderamento de surdos, que ainda encontram barreiras ao processo de reconhecimento de sua identidade e sua cultura.This monographic work seeks to discuss the education of deaf people from a cultural and identity perspective as an assumption for inclusion in regular school. The work encompasses a historical-critical approach to deaf education from Classical period to the present day, focusing on Europe and Brazil, in order to problematize the process of social segregation of the deaf and its consequences in the educational process. With this analysis, we intend to emphasize the meaning of the struggle to guarantee the right to education to be for everyone, without exception. In addition, we reflect on the concepts of deaf culture and identity, explaining the importance of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) for the recognition of deaf people. So then, we discuss the role of the school in valuing deaf culture and in the formation of deaf identity, in order to bring more elements to the social debate and thereby leverage changes in the school so that the full inclusion of people with hearing impairment and deaf people. From this study, I tried to understand the role that the regular school plays in the formation of culture and identity of these students, aiming for this research to collaborate with the training of educators and with the empowerment of deaf people, who still face barriers to the process of recognizing its identity and its culture.Universidade Federal FluminenseNiteróiLeme, Érika SouzaDawes, Tathianna PradoAraújo, Rebecca Nunes Jacinto de2022-02-11T21:25:41Z2022-02-11T21:25:41Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24549Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-11T21:25:45Zoai:app.uff.br:1/24549Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:02.656996Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar |
title |
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar |
spellingShingle |
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar Araújo, Rebecca Nunes Jacinto de Deficiência auditiva Surdos Educação Identidade Cultura Pessoa com insuficiência auditiva Inclusão escolar Língua Brasileira de Sinais Hearing impairment Deaf Education Identity Culture |
title_short |
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar |
title_full |
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar |
title_fullStr |
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar |
title_full_unstemmed |
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar |
title_sort |
A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar |
author |
Araújo, Rebecca Nunes Jacinto de |
author_facet |
Araújo, Rebecca Nunes Jacinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leme, Érika Souza Dawes, Tathianna Prado |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Rebecca Nunes Jacinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência auditiva Surdos Educação Identidade Cultura Pessoa com insuficiência auditiva Inclusão escolar Língua Brasileira de Sinais Hearing impairment Deaf Education Identity Culture |
topic |
Deficiência auditiva Surdos Educação Identidade Cultura Pessoa com insuficiência auditiva Inclusão escolar Língua Brasileira de Sinais Hearing impairment Deaf Education Identity Culture |
description |
Este trabalho monográfico busca discutir a educação de surdos em uma perspectiva cultural e identitária como pressuposto à inclusão na escola regular. O trabalho abarca uma abordagem histórico-crítica da educação de surdos desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, focando na Europa e no Brasil, para problematizamos o processo de segregação social dos surdos e os desdobramentos no processo educacional. Com essa análise, pretendemos enfatizar o significado da luta pela garantia do direito à educação ser para todos, sem exceção. Além disso, refletimos sobre os conceitos de cultura e identidade surda, explicitando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o reconhecimento dos surdos. Para então, discutirmos o papel da escola na valorização da cultura surda e na formação da identidade surda, a fim de trazer mais elementos para o debate social e com isso potencializar mudanças na escola para que ocorra a inclusão plena das pessoas com deficiência auditiva e das pessoas com surdez. A partir desse estudo, procurei compreender o papel que a escola regular ocupa na formação da cultura e da identidade desses alunos, almejando que esta pesquisa colabore com a formação de educadores e com o empoderamento de surdos, que ainda encontram barreiras ao processo de reconhecimento de sua identidade e sua cultura. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-02-11T21:25:41Z 2022-02-11T21:25:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24549 Aluno de Graduação |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24549 |
identifier_str_mv |
Aluno de Graduação |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal Fluminense Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823712517750784 |