A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Rebecca Nunes Jacinto de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24549
Resumo: Este trabalho monográfico busca discutir a educação de surdos em uma perspectiva cultural e identitária como pressuposto à inclusão na escola regular. O trabalho abarca uma abordagem histórico-crítica da educação de surdos desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, focando na Europa e no Brasil, para problematizamos o processo de segregação social dos surdos e os desdobramentos no processo educacional. Com essa análise, pretendemos enfatizar o significado da luta pela garantia do direito à educação ser para todos, sem exceção. Além disso, refletimos sobre os conceitos de cultura e identidade surda, explicitando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o reconhecimento dos surdos. Para então, discutirmos o papel da escola na valorização da cultura surda e na formação da identidade surda, a fim de trazer mais elementos para o debate social e com isso potencializar mudanças na escola para que ocorra a inclusão plena das pessoas com deficiência auditiva e das pessoas com surdez. A partir desse estudo, procurei compreender o papel que a escola regular ocupa na formação da cultura e da identidade desses alunos, almejando que esta pesquisa colabore com a formação de educadores e com o empoderamento de surdos, que ainda encontram barreiras ao processo de reconhecimento de sua identidade e sua cultura.
id UFF-2_4d93273d41bf58510340ffe9579e7b39
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24549
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolarDeficiência auditivaSurdosEducaçãoIdentidadeCulturaPessoa com insuficiência auditivaInclusão escolarLíngua Brasileira de SinaisHearing impairmentDeafEducationIdentityCultureEste trabalho monográfico busca discutir a educação de surdos em uma perspectiva cultural e identitária como pressuposto à inclusão na escola regular. O trabalho abarca uma abordagem histórico-crítica da educação de surdos desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, focando na Europa e no Brasil, para problematizamos o processo de segregação social dos surdos e os desdobramentos no processo educacional. Com essa análise, pretendemos enfatizar o significado da luta pela garantia do direito à educação ser para todos, sem exceção. Além disso, refletimos sobre os conceitos de cultura e identidade surda, explicitando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o reconhecimento dos surdos. Para então, discutirmos o papel da escola na valorização da cultura surda e na formação da identidade surda, a fim de trazer mais elementos para o debate social e com isso potencializar mudanças na escola para que ocorra a inclusão plena das pessoas com deficiência auditiva e das pessoas com surdez. A partir desse estudo, procurei compreender o papel que a escola regular ocupa na formação da cultura e da identidade desses alunos, almejando que esta pesquisa colabore com a formação de educadores e com o empoderamento de surdos, que ainda encontram barreiras ao processo de reconhecimento de sua identidade e sua cultura.This monographic work seeks to discuss the education of deaf people from a cultural and identity perspective as an assumption for inclusion in regular school. The work encompasses a historical-critical approach to deaf education from Classical period to the present day, focusing on Europe and Brazil, in order to problematize the process of social segregation of the deaf and its consequences in the educational process. With this analysis, we intend to emphasize the meaning of the struggle to guarantee the right to education to be for everyone, without exception. In addition, we reflect on the concepts of deaf culture and identity, explaining the importance of the Brazilian Sign Language (LIBRAS) for the recognition of deaf people. So then, we discuss the role of the school in valuing deaf culture and in the formation of deaf identity, in order to bring more elements to the social debate and thereby leverage changes in the school so that the full inclusion of people with hearing impairment and deaf people. From this study, I tried to understand the role that the regular school plays in the formation of culture and identity of these students, aiming for this research to collaborate with the training of educators and with the empowerment of deaf people, who still face barriers to the process of recognizing its identity and its culture.Universidade Federal FluminenseNiteróiLeme, Érika SouzaDawes, Tathianna PradoAraújo, Rebecca Nunes Jacinto de2022-02-11T21:25:41Z2022-02-11T21:25:41Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/24549Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-02-11T21:25:45Zoai:app.uff.br:1/24549Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:17:02.656996Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
title A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
spellingShingle A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
Araújo, Rebecca Nunes Jacinto de
Deficiência auditiva
Surdos
Educação
Identidade
Cultura
Pessoa com insuficiência auditiva
Inclusão escolar
Língua Brasileira de Sinais
Hearing impairment
Deaf
Education
Identity
Culture
title_short A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
title_full A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
title_fullStr A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
title_full_unstemmed A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
title_sort A construção da identidade e da cultura surda no contexto escolar
author Araújo, Rebecca Nunes Jacinto de
author_facet Araújo, Rebecca Nunes Jacinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leme, Érika Souza
Dawes, Tathianna Prado
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Rebecca Nunes Jacinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência auditiva
Surdos
Educação
Identidade
Cultura
Pessoa com insuficiência auditiva
Inclusão escolar
Língua Brasileira de Sinais
Hearing impairment
Deaf
Education
Identity
Culture
topic Deficiência auditiva
Surdos
Educação
Identidade
Cultura
Pessoa com insuficiência auditiva
Inclusão escolar
Língua Brasileira de Sinais
Hearing impairment
Deaf
Education
Identity
Culture
description Este trabalho monográfico busca discutir a educação de surdos em uma perspectiva cultural e identitária como pressuposto à inclusão na escola regular. O trabalho abarca uma abordagem histórico-crítica da educação de surdos desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, focando na Europa e no Brasil, para problematizamos o processo de segregação social dos surdos e os desdobramentos no processo educacional. Com essa análise, pretendemos enfatizar o significado da luta pela garantia do direito à educação ser para todos, sem exceção. Além disso, refletimos sobre os conceitos de cultura e identidade surda, explicitando a importância da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), para o reconhecimento dos surdos. Para então, discutirmos o papel da escola na valorização da cultura surda e na formação da identidade surda, a fim de trazer mais elementos para o debate social e com isso potencializar mudanças na escola para que ocorra a inclusão plena das pessoas com deficiência auditiva e das pessoas com surdez. A partir desse estudo, procurei compreender o papel que a escola regular ocupa na formação da cultura e da identidade desses alunos, almejando que esta pesquisa colabore com a formação de educadores e com o empoderamento de surdos, que ainda encontram barreiras ao processo de reconhecimento de sua identidade e sua cultura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-11T21:25:41Z
2022-02-11T21:25:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/24549
Aluno de Graduação
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24549
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal Fluminense
Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823712517750784