Formação de territórios juvenis: os jovens e as rodas culturais da cidade de Niterói
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/33666 |
Resumo: | As rodas culturais, ou rodas de rimas, são manifestações artísticas que unem expressões ligadas ao movimento Hip Hop (o break, o grafite, o rap, o DJ, batalhas de rima, poesia) em espaços públicos da cidade. Os jovens periféricos, muitas vezes, não encontram abertura na cena cultural tradicional, recorrendo às rodas culturais, que no momento estão respondendo informalmente aos anseios de uma juventude diversa e criativa. O objetivo geral da pesquisa é investigar de que forma as rodas culturais se consolidam como territórios juvenis. Ao tratarmos, nesta pesquisa, de espaços públicos da cidade socialmente construídos e produzidos por diferentes grupos sociais e atravessados por relações de poder, como as praças e ruas onde acontecem as rodas culturais da cidade, elencamos como conceito central da pesquisa: o território. Este se caracteriza pela sua dimensão social, econômica, política e cultural, frutos da relação de dominação e apropriação dos sujeitos e grupos em uma determinada porção do espaço. Em relação aos sujeitos da pesquisa, temos como recorte os jovens que frequentam as rodas culturais de Niterói (espectadores, organizadores, poetas e MCs). Em termos de abordagem metodológica, trata-se de uma pesquisa qualitativa. A metodologia se dividiu em cinco etapas: pesquisa exploratória baseada em revisão de literatura mediante levantamento bibliográfico em bases de dados; pesquisa de campo pautada na técnica da observação participante em cinco rodas culturais da cidade de Niterói; produção de um questionário para os jovens que frequentam os eventos; mapeamento das rodas culturais na cidade, seguindo a metodologia da Cartografia da Ação Social e levantamento e análise das poesias recitadas que versam sobre a cidade em seus diferentes contextos (social, econômico, político e cultural). Mediante a análise das poesias, percebeu-se que os poetas reconstroem cenários do dia a dia por meio de versos e rimas, criando uma “cidade do pensamento” que é traduzida em palavras e figurações mentais imagéticas que são geradas pela escuta das poesias. Nos saraus de poesias os artistas com suas vozes, denunciam e revelam as violações de direitos que passam todos os dias, sendo alguns temas recorrentes como: violência policial nas comunidades, fome, dificuldade de acesso à educação, mobilidade urbana ainda precária, preconceitos sociais. Conclui-se que as rodas culturais se consolidam como territórios juvenis visto que nelas os jovens se apropriam dos espaços que ocupam, se posicionam, celebram, forjam suas identidades e firmam grupos. A partir das rodas culturais a juventude periférica tem mostrado sua força política por meio de mobilizações e organizações através desses eventos, requerendo do Estado políticas públicas que garantam a liberdade de expressão e reconheçam o uso do espaço público para as suas práticas culturais. As rodas culturais, em prol dos seus objetivos e interesses em comum, têm se organizado politicamente para atuar no processo de planejamento urbano. No entanto, os seus anseios esbarram nos interesses de outros atores sociais que possuem outros valores e princípios para organização do espaço, havendo assim um conflito de territorialidades. |
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A metodologia se dividiu em cinco etapas: pesquisa exploratória baseada em revisão de literatura mediante levantamento bibliográfico em bases de dados; pesquisa de campo pautada na técnica da observação participante em cinco rodas culturais da cidade de Niterói; produção de um questionário para os jovens que frequentam os eventos; mapeamento das rodas culturais na cidade, seguindo a metodologia da Cartografia da Ação Social e levantamento e análise das poesias recitadas que versam sobre a cidade em seus diferentes contextos (social, econômico, político e cultural). Mediante a análise das poesias, percebeu-se que os poetas reconstroem cenários do dia a dia por meio de versos e rimas, criando uma “cidade do pensamento” que é traduzida em palavras e figurações mentais imagéticas que são geradas pela escuta das poesias. Nos saraus de poesias os artistas com suas vozes, denunciam e revelam as violações de direitos que passam todos os dias, sendo alguns temas recorrentes como: violência policial nas comunidades, fome, dificuldade de acesso à educação, mobilidade urbana ainda precária, preconceitos sociais. Conclui-se que as rodas culturais se consolidam como territórios juvenis visto que nelas os jovens se apropriam dos espaços que ocupam, se posicionam, celebram, forjam suas identidades e firmam grupos. A partir das rodas culturais a juventude periférica tem mostrado sua força política por meio de mobilizações e organizações através desses eventos, requerendo do Estado políticas públicas que garantam a liberdade de expressão e reconheçam o uso do espaço público para as suas práticas culturais. As rodas culturais, em prol dos seus objetivos e interesses em comum, têm se organizado politicamente para atuar no processo de planejamento urbano. No entanto, os seus anseios esbarram nos interesses de outros atores sociais que possuem outros valores e princípios para organização do espaço, havendo assim um conflito de territorialidades.Cultural circles, or rhyme circles, are artistic manifestations that unite expressions linked to the Hip Hop movement (break, graffiti, rap, DJ, rhyme battles, poetry) in public spaces in the city. Young people from the periphery often do not find an opening in the traditional cultural scene, resorting to cultural circles, which are currently responding informally to the desires of a diverse and creative youth. The general objective of the research is to investigate how cultural circles are consolidated as youth territories. When dealing, in this research, with public spaces in the city that are socially constructed and produced by different social groups and that are crossed by power relations, such as the squares and streets where the city's cultural circles take place, we list the following as the central concept of the research: the territory. This is characterized by its social, economic, political and cultural dimension, fruits of the relationship of domination and appropriation of subjects and groups in a certain portion of space. In relation to the research subjects, our focus is on young people who attend cultural circles in Niterói (spectators, organizers, poets and MCs). In terms of methodological approach, this is qualitative research. The methodology was divided into five stages: exploratory research based on literature review through bibliographical research in databases; field research based on the technique of participant observation in five cultural circles in the city of Niterói; production of a questionnaire for young people who attend events; mapping of cultural circles in the city, following the Social Action Cartography methodology. A survey and analysis of the recited poems that talk about the city in its different contexts (social, economic, political and cultural) was carried out. Through the analysis of the poems, it was noticed that poets reconstruct everyday scenarios through verses and rhymes, creating a “city of thought” that is translated into words and mental imagery figurations that are generated by listening to the poems. In poetry soirees, artists, with their voices, denounce and reveal the violations of rights that occur every day, with some recurring themes such as: police violence in communities, hunger, difficulty in accessing education, still precarious urban mobility, social prejudices. It is concluded that cultural circles are consolidated as youth territories since in them young people appropriate the spaces they occupy, position themselves, celebrate, forge their identities, and establish groups. From the cultural circles, peripheral youth have shown their political strength through mobilizations and organizations through these events, requesting from the State public policies that guarantee freedom of expression and recognize the use of public space for their cultural practices. Cultural circles, in favor of their common objectives and interests, have organized themselves politically to act in the urban planning process. However, their desires conflict with the interests of other social actors who have other values and principles for organizing space, resulting in a conflict of territorialities.170 p.Martins, Flávia Elaine da SilvaCarrano, Paulo César RodriguesTorres, Clarice CassabBlanco, Letícia de Souza2024-07-25T19:25:42Z2024-07-25T19:25:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBLANCO, Letícia de Souza. Formação de territórios juvenis: os jovens e as rodas culturais da cidade de Niterói. 2024. 170 f. 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