As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24966 |
Resumo: | O presente trabalho visa relatar a importância das atividades práticas experimentais no ensino de ciências, pressupondo se ela faz parte ou não da metodologia de ciências no contexto escolar, e de que maneira os professores preparam suas aulas práticas, e quais os desafios e dificuldades enfrentados por eles ao inserir essa atividade em sua metodologia. A importância que a atividade prática experimental tem para o desenvolvimento e construção do aluno, quanto a compreensão da teoria, seus interesses pelos estudos, buscando sua alfabetização científica para sua vivência e socialização no ambiente. A pesquisa foi realizada no município de Santo Antônio de Pádua, no estado do Rio de Janeiro, com a participação dos professores de ciências do ensino fundamental II. O trabalho foi realizado através de pesquisas de referenciais teóricos, assim como, de campo. A coleta de dados foi efetuada mediante a aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores fazem o uso da atividade prática experimental no processo de ensino e aprendizagem. Tais atividades são desenvolvidas com pouca frequência. É importante destacar que elas podem ser motivadoras e construtoras de conhecimento na relação entre teoria e prática. |
id |
UFF-2_4e9edd7878eb6272b306ecc6a9d400b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24966 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJExperimentaçãoAlfabetização CientíficaAprendizagemCiências NaturaisExperimentationScientific literacylearningO presente trabalho visa relatar a importância das atividades práticas experimentais no ensino de ciências, pressupondo se ela faz parte ou não da metodologia de ciências no contexto escolar, e de que maneira os professores preparam suas aulas práticas, e quais os desafios e dificuldades enfrentados por eles ao inserir essa atividade em sua metodologia. A importância que a atividade prática experimental tem para o desenvolvimento e construção do aluno, quanto a compreensão da teoria, seus interesses pelos estudos, buscando sua alfabetização científica para sua vivência e socialização no ambiente. A pesquisa foi realizada no município de Santo Antônio de Pádua, no estado do Rio de Janeiro, com a participação dos professores de ciências do ensino fundamental II. O trabalho foi realizado através de pesquisas de referenciais teóricos, assim como, de campo. A coleta de dados foi efetuada mediante a aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores fazem o uso da atividade prática experimental no processo de ensino e aprendizagem. Tais atividades são desenvolvidas com pouca frequência. É importante destacar que elas podem ser motivadoras e construtoras de conhecimento na relação entre teoria e prática.This work intends to report the importance of pratical experimental activities in science education, assuming whether or not it is part of the science methodology in the school context, and how teachers prepare their practical classes, and what challenges and difficulties they face. Them by inserting this activity into their methodology. The importance that the experimental practical activity has for the development and construction of the student, as well as the comprehension of the theory, its interests for the studies, seeking its scientific literacy for its experience and socialization in the environment. The research was carried out in the municipality of Santo Antônio de Pádua, in the state of Rio de Janeiro, with the participation of science teachers of the fundamental II. The work was carried out through researches of theoretical references, as well as, of field. The data collection was performed through the application of a questionnaire. The results of the research demonstrated that teachers make use of experimental practice in the teaching and learning process. Such activities are developed infrequently. It is important to emphasize that they can be motivating and constructive of knowledge in the relation between theory and practice.41 f.Pompilho, Wendel Mattoshttp://lattes.cnpq.br/7478367813739692Mello, Renata Bacellarhttp://lattes.cnpq.br/1834123342403707Carvalho, Juliana Alveshttp://lattes.cnpq.br/0561351993143523http://lattes.cnpq.br/3688110457330537Melo, Patrícia Gervazio de2022-05-03T13:33:37Z2022-05-03T13:33:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELO, Patrícia Gervazio de. As atividades práticas experimentais no ensino de ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24966CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-24T21:21:21Zoai:app.uff.br:1/24966Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:45.560675Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ |
title |
As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ |
spellingShingle |
As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ Melo, Patrícia Gervazio de Experimentação Alfabetização Científica Aprendizagem Ciências Naturais Experimentation Scientific literacy learning |
title_short |
As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ |
title_full |
As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ |
title_fullStr |
As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ |
title_full_unstemmed |
As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ |
title_sort |
As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ |
author |
Melo, Patrícia Gervazio de |
author_facet |
Melo, Patrícia Gervazio de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pompilho, Wendel Mattos http://lattes.cnpq.br/7478367813739692 Mello, Renata Bacellar http://lattes.cnpq.br/1834123342403707 Carvalho, Juliana Alves http://lattes.cnpq.br/0561351993143523 http://lattes.cnpq.br/3688110457330537 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Patrícia Gervazio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Experimentação Alfabetização Científica Aprendizagem Ciências Naturais Experimentation Scientific literacy learning |
topic |
Experimentação Alfabetização Científica Aprendizagem Ciências Naturais Experimentation Scientific literacy learning |
description |
O presente trabalho visa relatar a importância das atividades práticas experimentais no ensino de ciências, pressupondo se ela faz parte ou não da metodologia de ciências no contexto escolar, e de que maneira os professores preparam suas aulas práticas, e quais os desafios e dificuldades enfrentados por eles ao inserir essa atividade em sua metodologia. A importância que a atividade prática experimental tem para o desenvolvimento e construção do aluno, quanto a compreensão da teoria, seus interesses pelos estudos, buscando sua alfabetização científica para sua vivência e socialização no ambiente. A pesquisa foi realizada no município de Santo Antônio de Pádua, no estado do Rio de Janeiro, com a participação dos professores de ciências do ensino fundamental II. O trabalho foi realizado através de pesquisas de referenciais teóricos, assim como, de campo. A coleta de dados foi efetuada mediante a aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores fazem o uso da atividade prática experimental no processo de ensino e aprendizagem. Tais atividades são desenvolvidas com pouca frequência. É importante destacar que elas podem ser motivadoras e construtoras de conhecimento na relação entre teoria e prática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2022-05-03T13:33:37Z 2022-05-03T13:33:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Patrícia Gervazio de. As atividades práticas experimentais no ensino de ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24966 |
identifier_str_mv |
MELO, Patrícia Gervazio de. As atividades práticas experimentais no ensino de ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24966 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823677236314112 |