As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Patrícia Gervazio de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24966
Resumo: O presente trabalho visa relatar a importância das atividades práticas experimentais no ensino de ciências, pressupondo se ela faz parte ou não da metodologia de ciências no contexto escolar, e de que maneira os professores preparam suas aulas práticas, e quais os desafios e dificuldades enfrentados por eles ao inserir essa atividade em sua metodologia. A importância que a atividade prática experimental tem para o desenvolvimento e construção do aluno, quanto a compreensão da teoria, seus interesses pelos estudos, buscando sua alfabetização científica para sua vivência e socialização no ambiente. A pesquisa foi realizada no município de Santo Antônio de Pádua, no estado do Rio de Janeiro, com a participação dos professores de ciências do ensino fundamental II. O trabalho foi realizado através de pesquisas de referenciais teóricos, assim como, de campo. A coleta de dados foi efetuada mediante a aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores fazem o uso da atividade prática experimental no processo de ensino e aprendizagem. Tais atividades são desenvolvidas com pouca frequência. É importante destacar que elas podem ser motivadoras e construtoras de conhecimento na relação entre teoria e prática.
id UFF-2_4e9edd7878eb6272b306ecc6a9d400b8
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24966
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJExperimentaçãoAlfabetização CientíficaAprendizagemCiências NaturaisExperimentationScientific literacylearningO presente trabalho visa relatar a importância das atividades práticas experimentais no ensino de ciências, pressupondo se ela faz parte ou não da metodologia de ciências no contexto escolar, e de que maneira os professores preparam suas aulas práticas, e quais os desafios e dificuldades enfrentados por eles ao inserir essa atividade em sua metodologia. A importância que a atividade prática experimental tem para o desenvolvimento e construção do aluno, quanto a compreensão da teoria, seus interesses pelos estudos, buscando sua alfabetização científica para sua vivência e socialização no ambiente. A pesquisa foi realizada no município de Santo Antônio de Pádua, no estado do Rio de Janeiro, com a participação dos professores de ciências do ensino fundamental II. O trabalho foi realizado através de pesquisas de referenciais teóricos, assim como, de campo. A coleta de dados foi efetuada mediante a aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores fazem o uso da atividade prática experimental no processo de ensino e aprendizagem. Tais atividades são desenvolvidas com pouca frequência. É importante destacar que elas podem ser motivadoras e construtoras de conhecimento na relação entre teoria e prática.This work intends to report the importance of pratical experimental activities in science education, assuming whether or not it is part of the science methodology in the school context, and how teachers prepare their practical classes, and what challenges and difficulties they face. Them by inserting this activity into their methodology. The importance that the experimental practical activity has for the development and construction of the student, as well as the comprehension of the theory, its interests for the studies, seeking its scientific literacy for its experience and socialization in the environment. The research was carried out in the municipality of Santo Antônio de Pádua, in the state of Rio de Janeiro, with the participation of science teachers of the fundamental II. The work was carried out through researches of theoretical references, as well as, of field. The data collection was performed through the application of a questionnaire. The results of the research demonstrated that teachers make use of experimental practice in the teaching and learning process. Such activities are developed infrequently. It is important to emphasize that they can be motivating and constructive of knowledge in the relation between theory and practice.41 f.Pompilho, Wendel Mattoshttp://lattes.cnpq.br/7478367813739692Mello, Renata Bacellarhttp://lattes.cnpq.br/1834123342403707Carvalho, Juliana Alveshttp://lattes.cnpq.br/0561351993143523http://lattes.cnpq.br/3688110457330537Melo, Patrícia Gervazio de2022-05-03T13:33:37Z2022-05-03T13:33:37Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMELO, Patrícia Gervazio de. As atividades práticas experimentais no ensino de ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24966CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-24T21:21:21Zoai:app.uff.br:1/24966Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:09:45.560675Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ
title As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ
spellingShingle As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ
Melo, Patrícia Gervazio de
Experimentação
Alfabetização Científica
Aprendizagem
Ciências Naturais
Experimentation
Scientific literacy
learning
title_short As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ
title_full As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ
title_fullStr As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ
title_full_unstemmed As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ
title_sort As atividades práticas experimentais no ensino de Ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ
author Melo, Patrícia Gervazio de
author_facet Melo, Patrícia Gervazio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pompilho, Wendel Mattos
http://lattes.cnpq.br/7478367813739692
Mello, Renata Bacellar
http://lattes.cnpq.br/1834123342403707
Carvalho, Juliana Alves
http://lattes.cnpq.br/0561351993143523
http://lattes.cnpq.br/3688110457330537
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Patrícia Gervazio de
dc.subject.por.fl_str_mv Experimentação
Alfabetização Científica
Aprendizagem
Ciências Naturais
Experimentation
Scientific literacy
learning
topic Experimentação
Alfabetização Científica
Aprendizagem
Ciências Naturais
Experimentation
Scientific literacy
learning
description O presente trabalho visa relatar a importância das atividades práticas experimentais no ensino de ciências, pressupondo se ela faz parte ou não da metodologia de ciências no contexto escolar, e de que maneira os professores preparam suas aulas práticas, e quais os desafios e dificuldades enfrentados por eles ao inserir essa atividade em sua metodologia. A importância que a atividade prática experimental tem para o desenvolvimento e construção do aluno, quanto a compreensão da teoria, seus interesses pelos estudos, buscando sua alfabetização científica para sua vivência e socialização no ambiente. A pesquisa foi realizada no município de Santo Antônio de Pádua, no estado do Rio de Janeiro, com a participação dos professores de ciências do ensino fundamental II. O trabalho foi realizado através de pesquisas de referenciais teóricos, assim como, de campo. A coleta de dados foi efetuada mediante a aplicação de questionário. Os resultados da pesquisa demonstraram que os professores fazem o uso da atividade prática experimental no processo de ensino e aprendizagem. Tais atividades são desenvolvidas com pouca frequência. É importante destacar que elas podem ser motivadoras e construtoras de conhecimento na relação entre teoria e prática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2022-05-03T13:33:37Z
2022-05-03T13:33:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Patrícia Gervazio de. As atividades práticas experimentais no ensino de ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24966
identifier_str_mv MELO, Patrícia Gervazio de. As atividades práticas experimentais no ensino de ciências em Santo Antônio de Pádua/RJ. 2017. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Naturais) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2017.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823677236314112