Atividades investigativas para o ensino de física: usando a tecnologia para economizar energia elétrica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/7398 |
Resumo: | Em pleno século XXI, a inserção de atividades investigativas (AI) ainda tem sido motivo de discussão entre alguns pesquisadores sendo um tema bastante interessante e de grande importância para fazer com que os alunos tenham capacidade argumentativa, sejam reflexivos e independentes. Aplicamos essa atividade em duas escolas, uma pública e uma particular; na primeira tivemos pouco tempo e foi aplicado somente o teste diagnóstico, contendo sete perguntas onde eles iriam pesquisar a respeito e logo em seguida o problema investigativo(TD). E na particular, como tivemos mais tempo, foram mostrados dois vídeos, explicando por exemplo como se faz a instalação da parte elétrica de uma casa, a função de fusíveis e disjuntores; e também foram montados circuitos para depois aplicar a AI, onde pedíamos sugestões de como instalar um temporizador na casa a fim de economizar energia elétrica. Como resultado, esperamos que o uso da AI neste trabalho proporcione aos estudantes uma nova maneira de estudar física, não apenas decorando fórmulas, mas fazendo parte da construção do ensino-aprendizagem e também que tenham aproveitado a vivência de exercitar seu potencial de argumentação |
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Atividades investigativas para o ensino de física: usando a tecnologia para economizar energia elétricaVídeosMontagens de circuitosEnsino por investigaçãoArgumentaçãoVídeosMontagens de circuitosEnsino por investigaçãoArgumentaçãoCircuit settingsVideosTeaching as investigationArgumentationEm pleno século XXI, a inserção de atividades investigativas (AI) ainda tem sido motivo de discussão entre alguns pesquisadores sendo um tema bastante interessante e de grande importância para fazer com que os alunos tenham capacidade argumentativa, sejam reflexivos e independentes. Aplicamos essa atividade em duas escolas, uma pública e uma particular; na primeira tivemos pouco tempo e foi aplicado somente o teste diagnóstico, contendo sete perguntas onde eles iriam pesquisar a respeito e logo em seguida o problema investigativo(TD). E na particular, como tivemos mais tempo, foram mostrados dois vídeos, explicando por exemplo como se faz a instalação da parte elétrica de uma casa, a função de fusíveis e disjuntores; e também foram montados circuitos para depois aplicar a AI, onde pedíamos sugestões de como instalar um temporizador na casa a fim de economizar energia elétrica. Como resultado, esperamos que o uso da AI neste trabalho proporcione aos estudantes uma nova maneira de estudar física, não apenas decorando fórmulas, mas fazendo parte da construção do ensino-aprendizagem e também que tenham aproveitado a vivência de exercitar seu potencial de argumentaçãoIn open 21st. century, the inclusion of investigative activities (IA) has still been reason of discussions among some researchers, being a very interesting theme to make students have argumentation hability, be reflexive and independent. We applied this activity in two schools: a public one and a private; in the first one we had little time and only applied the diagnostic test (DT), with seven questions to be worked out by research, and afterwards the investigative problem. And in the private one, as we had more available time, two videos were shown, explaining for example, how is made the electric fittings in constructing a house, the function of fuses and circuit breakers; and circuits were also fitted up and then applied the IA, where we asked ways to install a timer in order to save electric energy. As result we expect that the use of the IA in this work has afforded to the students a new way to study Physics, not only memorizing formulas, but participating of the teaching-learning construction and that they have also taken advantage of the life experience of practicing their argumentation potentialCosta, IsaSaguia, Andrea MendonçaMansur, NewtonMartins, Patrízia Freire2018-09-10T20:04:15Z2018-09-10T20:04:15Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMARTINS, Patrízia Freire. Atividades investigativas para o ensino de física: usando a tecnologia para economizar energia elétrica. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Instituto de Física, Universidade Federal Fluminense, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/7398http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-28T19:00:47Zoai:app.uff.br:1/7398Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-28T19:00:47Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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