Aderência ao sistema público de escrituração digital: um estudo de caso no grupo econômico "X"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maira Santana
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sousa, Michele Caroline Fonseca de
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/1969
Resumo: A tecnologia está presente na vida de todos. Atualmente, devido ao aumento do número de empresas e do volume de transações das mesmas, a tecnologia tornou-se elemento indispensável nas organizações. O poder público, a fim de modernizar o processo de controle e fiscalização, implementou através do Decreto nº 6.022 de 22 de janeiro de 2007 o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. O SPED é composto por subprojetos aos quais as empresas devem aderir conforme a sua obrigatoriedade. Este estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, primeiramente elencar quais são os subprojetos que o objeto de estudo, um grupo econômico localizado no Estado do Rio de Janeiro, denominado Grupo Econômico “X” estaria obrigado a aderir. É sabido que em todo processo de modernização é necessário que ocorram mudanças. Essas por sua vez, para que sejam implementadas, podem gerar dificuldades no decorrer do processo. A justificativa deste estudo baseia-se em analisar como se deu o processo de adequação às normas do SPED em um grupo econômico, e não apenas nas empresas isoladamente. A pesquisa mostrou, através da análise dos dados obtidos por pesquisa exploratória e uso de elementos de natureza quantitativa, o grau de dificuldade encontrado no processo de adequação as obrigações do SPED pelo Grupo Econômico “X”
id UFF-2_4f2cafc38778e4cc9b152fe86d7f27c3
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/1969
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Aderência ao sistema público de escrituração digital: um estudo de caso no grupo econômico "X"SPEDGrupo econômicoAdequaçãoSistema público de escrituração digitalA tecnologia está presente na vida de todos. Atualmente, devido ao aumento do número de empresas e do volume de transações das mesmas, a tecnologia tornou-se elemento indispensável nas organizações. O poder público, a fim de modernizar o processo de controle e fiscalização, implementou através do Decreto nº 6.022 de 22 de janeiro de 2007 o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. O SPED é composto por subprojetos aos quais as empresas devem aderir conforme a sua obrigatoriedade. Este estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, primeiramente elencar quais são os subprojetos que o objeto de estudo, um grupo econômico localizado no Estado do Rio de Janeiro, denominado Grupo Econômico “X” estaria obrigado a aderir. É sabido que em todo processo de modernização é necessário que ocorram mudanças. Essas por sua vez, para que sejam implementadas, podem gerar dificuldades no decorrer do processo. A justificativa deste estudo baseia-se em analisar como se deu o processo de adequação às normas do SPED em um grupo econômico, e não apenas nas empresas isoladamente. A pesquisa mostrou, através da análise dos dados obtidos por pesquisa exploratória e uso de elementos de natureza quantitativa, o grau de dificuldade encontrado no processo de adequação as obrigações do SPED pelo Grupo Econômico “X”Meirelles Junior, Julio Candido deSilva, Antonio Ranha daLeite, Clemente GonzagaSilva, Maira SantanaSousa, Michele Caroline Fonseca de2016-07-20T18:34:12Z2016-07-20T18:34:12Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/1969Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-01-12T17:35:30Zoai:app.uff.br:1/1969Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-01-12T17:35:30Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aderência ao sistema público de escrituração digital: um estudo de caso no grupo econômico "X"
title Aderência ao sistema público de escrituração digital: um estudo de caso no grupo econômico "X"
spellingShingle Aderência ao sistema público de escrituração digital: um estudo de caso no grupo econômico "X"
Silva, Maira Santana
SPED
Grupo econômico
Adequação
Sistema público de escrituração digital
title_short Aderência ao sistema público de escrituração digital: um estudo de caso no grupo econômico "X"
title_full Aderência ao sistema público de escrituração digital: um estudo de caso no grupo econômico "X"
title_fullStr Aderência ao sistema público de escrituração digital: um estudo de caso no grupo econômico "X"
title_full_unstemmed Aderência ao sistema público de escrituração digital: um estudo de caso no grupo econômico "X"
title_sort Aderência ao sistema público de escrituração digital: um estudo de caso no grupo econômico "X"
author Silva, Maira Santana
author_facet Silva, Maira Santana
Sousa, Michele Caroline Fonseca de
author_role author
author2 Sousa, Michele Caroline Fonseca de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Meirelles Junior, Julio Candido de
Silva, Antonio Ranha da
Leite, Clemente Gonzaga
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maira Santana
Sousa, Michele Caroline Fonseca de
dc.subject.por.fl_str_mv SPED
Grupo econômico
Adequação
Sistema público de escrituração digital
topic SPED
Grupo econômico
Adequação
Sistema público de escrituração digital
description A tecnologia está presente na vida de todos. Atualmente, devido ao aumento do número de empresas e do volume de transações das mesmas, a tecnologia tornou-se elemento indispensável nas organizações. O poder público, a fim de modernizar o processo de controle e fiscalização, implementou através do Decreto nº 6.022 de 22 de janeiro de 2007 o Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. O SPED é composto por subprojetos aos quais as empresas devem aderir conforme a sua obrigatoriedade. Este estudo buscou, através de pesquisa bibliográfica, primeiramente elencar quais são os subprojetos que o objeto de estudo, um grupo econômico localizado no Estado do Rio de Janeiro, denominado Grupo Econômico “X” estaria obrigado a aderir. É sabido que em todo processo de modernização é necessário que ocorram mudanças. Essas por sua vez, para que sejam implementadas, podem gerar dificuldades no decorrer do processo. A justificativa deste estudo baseia-se em analisar como se deu o processo de adequação às normas do SPED em um grupo econômico, e não apenas nas empresas isoladamente. A pesquisa mostrou, através da análise dos dados obtidos por pesquisa exploratória e uso de elementos de natureza quantitativa, o grau de dificuldade encontrado no processo de adequação as obrigações do SPED pelo Grupo Econômico “X”
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-20T18:34:12Z
2016-07-20T18:34:12Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/1969
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/1969
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838757485805568