Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Güntensperger, Ravelly Machado Soares
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/15857
Resumo: Esta pesquisa é tecida nos e pelos encontros, conversas e afetos que acontecem nos cotidianos escolares, sendo estes espaçostempos diversos e complexos de produção de conhecimento e significação. Busca com o auxílio dos estudos nos/dos/com os cotidianos, através das narrativas dos estudantes, conhecer as formas com as quais jovens estudantes de uma escola estadual do bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias, habitam a cidade, o bairro e os ambientes em que vivem. Através de rodas de imagens e conversas, com a ideia de potencializar o encontro e de pensar com o outro, buscamos pensar quais usos estes jovens fazem dos espaços e ambientes em que vivem. Primeiramente, busco aprofundar a compreensão dos estudos nos/dos/com os cotidianos, compreender a diversidade das juventudes, os praticatenspensantes da cidade, para pensar suas presenças nos diferentes espaços que habitam. Para ajudar a pensar os usos e as formas de habitar das juventudes de Jardim Primavera, busco apoio teórico em Michel de Certeau, Nilda Alves, Nivea Andrade, Paulo Carrano, Roland Barthes entre outros. Como uma metodologia que busca subverter a si mesma, utilizo a roda de imagens e conversas proposta por Andrade (2019) como forma de conversar com as imagens e com as juventudes, possibilitando movimentação de ideias e narrativas que contam sobre suas vidas de estudantes nos bairros e cidade em que moram. O que percebemos nesta pesquisa é que habitar um bairro de Duque de Caxias, passa pelos usos e as táticas que jovens estudantes de uma escola localizada em tal município fazem da escola, de suas casas, dos transportes públicos, das praças públicas e campos de futebol. Passa pelos impedimentos cotidianos que limitam o ir e vir por determinados espaços. Passa, também, pela imaginação que alimenta a existência de construções que não existem no bairro em que moram
id UFF-2_4f45cc18a43d0c48e13224f442e1e875
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/15857
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de CaxiasEstudos com os cotidianosJuventudesHabitarCidadesStudies with daily lifeYouthInhabitCitiesEsta pesquisa é tecida nos e pelos encontros, conversas e afetos que acontecem nos cotidianos escolares, sendo estes espaçostempos diversos e complexos de produção de conhecimento e significação. Busca com o auxílio dos estudos nos/dos/com os cotidianos, através das narrativas dos estudantes, conhecer as formas com as quais jovens estudantes de uma escola estadual do bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias, habitam a cidade, o bairro e os ambientes em que vivem. Através de rodas de imagens e conversas, com a ideia de potencializar o encontro e de pensar com o outro, buscamos pensar quais usos estes jovens fazem dos espaços e ambientes em que vivem. Primeiramente, busco aprofundar a compreensão dos estudos nos/dos/com os cotidianos, compreender a diversidade das juventudes, os praticatenspensantes da cidade, para pensar suas presenças nos diferentes espaços que habitam. Para ajudar a pensar os usos e as formas de habitar das juventudes de Jardim Primavera, busco apoio teórico em Michel de Certeau, Nilda Alves, Nivea Andrade, Paulo Carrano, Roland Barthes entre outros. Como uma metodologia que busca subverter a si mesma, utilizo a roda de imagens e conversas proposta por Andrade (2019) como forma de conversar com as imagens e com as juventudes, possibilitando movimentação de ideias e narrativas que contam sobre suas vidas de estudantes nos bairros e cidade em que moram. O que percebemos nesta pesquisa é que habitar um bairro de Duque de Caxias, passa pelos usos e as táticas que jovens estudantes de uma escola localizada em tal município fazem da escola, de suas casas, dos transportes públicos, das praças públicas e campos de futebol. Passa pelos impedimentos cotidianos que limitam o ir e vir por determinados espaços. Passa, também, pela imaginação que alimenta a existência de construções que não existem no bairro em que moramThis research is weaved into and for the encounters, conversations and affections that take place in the school routine, being those timespaces diverse and complex of knowledge and meaning production. It seeks, with the help of studies in/of/with the daily lives, through the students' narratives, to know the ways in which young students from a state school in Jardim Primavera neighborhood, in Duque de Caxias, inhabit the city, the neighborhood and the environments they live. Through circles of images and conversations, with the idea of potentializing the meeting and the thinking with the other, we seek to think about what uses these youngs make of the spaces and environments which they live. First, I seek to deepen the understanding of studies in/of/with daily lives, to understand the diversity of youths, the practitionersthinkers of city, to think about their presence in the different spaces they inhabit. To help thinking about the uses and ways of living of Jardim Primavera youths, I seek theoretical support from Michel de Certeau, Nilda Alves, Nivea Andrade, Paulo Carrano, Roland Barthes, among others. As a methodology that seeks to subvert itself, I use the circle of images and conversations proposed by Andrade (2019) as a way of talking with images and youths, enabling ideas movement and narratives that tell about their student lives in the neighborhoods and city where they live. What we realized in this research is that inhabit a neighborhood of Duque de Caxias, goes through the uses and tactics that young students from a school located in that couch make of the school, their homes, public transports, public squares and soccer fields. It goes through the daily obstacles that limit the coming and going through certain spaces. It also passes through the imagination that feeds the existence of buildings that do not exist in the neighborhood where they live109 f.Andrade, NiveaCarrano, Paulo Cesar RodriguesSampaio, Carmen SanchesPassos, Pâmella Santos dosGüntensperger, Ravelly Machado Soares2020-11-10T18:58:28Z2020-11-10T18:58:28Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGÜNTENSPERGER, Ravelly Machado Soares. Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.https://app.uff.br/riuff/handle/1/15857openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-18T19:15:26Zoai:app.uff.br:1/15857Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:48:48.047338Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias
title Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias
spellingShingle Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias
Güntensperger, Ravelly Machado Soares
Estudos com os cotidianos
Juventudes
Habitar
Cidades
Studies with daily life
Youth
Inhabit
Cities
title_short Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias
title_full Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias
title_fullStr Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias
title_full_unstemmed Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias
title_sort Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias
author Güntensperger, Ravelly Machado Soares
author_facet Güntensperger, Ravelly Machado Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Andrade, Nivea
Carrano, Paulo Cesar Rodrigues
Sampaio, Carmen Sanches
Passos, Pâmella Santos dos
dc.contributor.author.fl_str_mv Güntensperger, Ravelly Machado Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos com os cotidianos
Juventudes
Habitar
Cidades
Studies with daily life
Youth
Inhabit
Cities
topic Estudos com os cotidianos
Juventudes
Habitar
Cidades
Studies with daily life
Youth
Inhabit
Cities
description Esta pesquisa é tecida nos e pelos encontros, conversas e afetos que acontecem nos cotidianos escolares, sendo estes espaçostempos diversos e complexos de produção de conhecimento e significação. Busca com o auxílio dos estudos nos/dos/com os cotidianos, através das narrativas dos estudantes, conhecer as formas com as quais jovens estudantes de uma escola estadual do bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias, habitam a cidade, o bairro e os ambientes em que vivem. Através de rodas de imagens e conversas, com a ideia de potencializar o encontro e de pensar com o outro, buscamos pensar quais usos estes jovens fazem dos espaços e ambientes em que vivem. Primeiramente, busco aprofundar a compreensão dos estudos nos/dos/com os cotidianos, compreender a diversidade das juventudes, os praticatenspensantes da cidade, para pensar suas presenças nos diferentes espaços que habitam. Para ajudar a pensar os usos e as formas de habitar das juventudes de Jardim Primavera, busco apoio teórico em Michel de Certeau, Nilda Alves, Nivea Andrade, Paulo Carrano, Roland Barthes entre outros. Como uma metodologia que busca subverter a si mesma, utilizo a roda de imagens e conversas proposta por Andrade (2019) como forma de conversar com as imagens e com as juventudes, possibilitando movimentação de ideias e narrativas que contam sobre suas vidas de estudantes nos bairros e cidade em que moram. O que percebemos nesta pesquisa é que habitar um bairro de Duque de Caxias, passa pelos usos e as táticas que jovens estudantes de uma escola localizada em tal município fazem da escola, de suas casas, dos transportes públicos, das praças públicas e campos de futebol. Passa pelos impedimentos cotidianos que limitam o ir e vir por determinados espaços. Passa, também, pela imaginação que alimenta a existência de construções que não existem no bairro em que moram
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-10T18:58:28Z
2020-11-10T18:58:28Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GÜNTENSPERGER, Ravelly Machado Soares. Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/15857
identifier_str_mv GÜNTENSPERGER, Ravelly Machado Soares. Meio e meu ambiente: sobre juventudes e o habitar a periferia de Duque de Caxias. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2020.
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/15857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823576208113664