A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Camila Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/24854
http://dx.doi.org/10.22409/POSLIT.2021.d.11019521724
Resumo: Debruçar-se sobre as religiosidades tradicionais moçambicanas representa adentrar em um campo de conflitos epistêmicos. Essa temática e seus desdobramentos são investigados nesta tese e estão presentes no corpus literário selecionado. A trilogia composta por Na mão de Deus (2012); Por quem vibram os tambores do além? (2013) e Ngoma Yethu, o Curandeiro e o Novo Testamento (2015), construída pela escritora moçambicana Paulina Chiziane, em parceria com os autores Maria do Carmo da Silva (médium espírita); Samuel Rasta Pita (curandeiro) e Mariana Martins (curandeira cristã), encena a polifonia ancestral capaz de reunir vozes de vivos e mortos em narradores e personagens que convocam uma escuta ativa do receptor, através da ritualização da palavra que materializa a comunicação. Tal comunicação convoca o corpo e a concepção ética de um modo afro de viver como denomina o filósofo brasileiro Muniz Sodré, assim como nos move a pensar as exclusões epistêmicas abissais das quais nos fala o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Ambas as discussões, em diálogo com a troca intercultural entre as expressões religiosas ocidental e africana pensada pelo camaronês Achille Mbembe, compõem a linha teórica do presente estudo. A dupla autoria e a natureza cambiante das obras, cuja estrutura categorizamos como romance-ensaio, com base nos estudos de Mikhail Bakhtin e Terezinha Taborda Moreira, por exemplo, são compreendidas como representantes da performance do diálogo, exercício principal dos enredos e chave para compreender a relação entre autores, narradores e o próprio receptor.
id UFF-2_5061db506523d5976e5b02231a5841fe
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/24854
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina ChizianePaulina ChizianeReligiosidades tradicionais moçambicanasAncestralidadeReligiosidade popularMoçambiqueLiteratura moçambicanaChiziane, Paulina, 1955-Mozambican traditional religiositiesDual authorshipAncestryDebruçar-se sobre as religiosidades tradicionais moçambicanas representa adentrar em um campo de conflitos epistêmicos. Essa temática e seus desdobramentos são investigados nesta tese e estão presentes no corpus literário selecionado. A trilogia composta por Na mão de Deus (2012); Por quem vibram os tambores do além? (2013) e Ngoma Yethu, o Curandeiro e o Novo Testamento (2015), construída pela escritora moçambicana Paulina Chiziane, em parceria com os autores Maria do Carmo da Silva (médium espírita); Samuel Rasta Pita (curandeiro) e Mariana Martins (curandeira cristã), encena a polifonia ancestral capaz de reunir vozes de vivos e mortos em narradores e personagens que convocam uma escuta ativa do receptor, através da ritualização da palavra que materializa a comunicação. Tal comunicação convoca o corpo e a concepção ética de um modo afro de viver como denomina o filósofo brasileiro Muniz Sodré, assim como nos move a pensar as exclusões epistêmicas abissais das quais nos fala o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Ambas as discussões, em diálogo com a troca intercultural entre as expressões religiosas ocidental e africana pensada pelo camaronês Achille Mbembe, compõem a linha teórica do presente estudo. A dupla autoria e a natureza cambiante das obras, cuja estrutura categorizamos como romance-ensaio, com base nos estudos de Mikhail Bakhtin e Terezinha Taborda Moreira, por exemplo, são compreendidas como representantes da performance do diálogo, exercício principal dos enredos e chave para compreender a relação entre autores, narradores e o próprio receptor.Focusing on traditional Mozambican religiosities represents entering a field of epistemic conflicts. This theme and its consequences are investigated in this thesis and are present in the selected literary corpus. The trilogy composed by Na Mão de Deus (2012); Por quem vibram os tambores do além? (2013) and Ngoma Yethu: O Curandeiro e o Novo Testament (2015), built by Mozambican writer Paulina Chiziane, in partnership with authors Maria do Carmo da Silva (spiritist medium); Samuel Rasta Pita (healer) and Mariana Martins (Christian healer), enact the ancestral polyphony capable of bringing together voices of the living and dead in narrators and characters that call for an active listening of the receiver, through the ritualization of the word that materializes communication. Such communication summons the body and the ethical conception of an Afro way of living as the Brazilian philosopher Muniz Sodré calls it, as well as moving us to think about the abysmal epistemic exclusions that Portuguese sociologist Boaventura de Sousa Santos tells us about. Both discussions, in dialogue with the intercultural exchange between Western and African religious expressions thought by the Cameroonian Achille Mbembe, compose the theoretical line of this study. The dual authorship and the changing nature of the works, whose structure we categorize as novel-essay, based on the studies of Mikhail Bakhtin and Terezinha Taborda Moreira, for example, are understood as representatives of the performance of dialogue, the main exercise of the plots and key to understanding the relationship between authors, narrators and the receiver itself.167 p.Silva, Renata Flavia daSantos, EdnaTeixeira, Vanessa RibeiroMachado, AnandaDaflon, ClaudeteSabino, Camila Lima2022-04-04T17:00:45Z2022-04-04T17:00:45Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSABINO, Camila Lima. A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane. 2021. 167 f. Tese (Doutorado em Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Intituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24854http://dx.doi.org/10.22409/POSLIT.2021.d.11019521724CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-04T17:00:49Zoai:app.uff.br:1/24854Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-04T17:00:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane
title A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane
spellingShingle A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane
Sabino, Camila Lima
Paulina Chiziane
Religiosidades tradicionais moçambicanas
Ancestralidade
Religiosidade popular
Moçambique
Literatura moçambicana
Chiziane, Paulina, 1955-
Mozambican traditional religiosities
Dual authorship
Ancestry
title_short A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane
title_full A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane
title_fullStr A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane
title_full_unstemmed A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane
title_sort A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane
author Sabino, Camila Lima
author_facet Sabino, Camila Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Renata Flavia da
Santos, Edna
Teixeira, Vanessa Ribeiro
Machado, Ananda
Daflon, Claudete
dc.contributor.author.fl_str_mv Sabino, Camila Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Paulina Chiziane
Religiosidades tradicionais moçambicanas
Ancestralidade
Religiosidade popular
Moçambique
Literatura moçambicana
Chiziane, Paulina, 1955-
Mozambican traditional religiosities
Dual authorship
Ancestry
topic Paulina Chiziane
Religiosidades tradicionais moçambicanas
Ancestralidade
Religiosidade popular
Moçambique
Literatura moçambicana
Chiziane, Paulina, 1955-
Mozambican traditional religiosities
Dual authorship
Ancestry
description Debruçar-se sobre as religiosidades tradicionais moçambicanas representa adentrar em um campo de conflitos epistêmicos. Essa temática e seus desdobramentos são investigados nesta tese e estão presentes no corpus literário selecionado. A trilogia composta por Na mão de Deus (2012); Por quem vibram os tambores do além? (2013) e Ngoma Yethu, o Curandeiro e o Novo Testamento (2015), construída pela escritora moçambicana Paulina Chiziane, em parceria com os autores Maria do Carmo da Silva (médium espírita); Samuel Rasta Pita (curandeiro) e Mariana Martins (curandeira cristã), encena a polifonia ancestral capaz de reunir vozes de vivos e mortos em narradores e personagens que convocam uma escuta ativa do receptor, através da ritualização da palavra que materializa a comunicação. Tal comunicação convoca o corpo e a concepção ética de um modo afro de viver como denomina o filósofo brasileiro Muniz Sodré, assim como nos move a pensar as exclusões epistêmicas abissais das quais nos fala o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Ambas as discussões, em diálogo com a troca intercultural entre as expressões religiosas ocidental e africana pensada pelo camaronês Achille Mbembe, compõem a linha teórica do presente estudo. A dupla autoria e a natureza cambiante das obras, cuja estrutura categorizamos como romance-ensaio, com base nos estudos de Mikhail Bakhtin e Terezinha Taborda Moreira, por exemplo, são compreendidas como representantes da performance do diálogo, exercício principal dos enredos e chave para compreender a relação entre autores, narradores e o próprio receptor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-04T17:00:45Z
2022-04-04T17:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SABINO, Camila Lima. A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane. 2021. 167 f. Tese (Doutorado em Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Intituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24854
http://dx.doi.org/10.22409/POSLIT.2021.d.11019521724
identifier_str_mv SABINO, Camila Lima. A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane. 2021. 167 f. Tese (Doutorado em Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Intituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/24854
http://dx.doi.org/10.22409/POSLIT.2021.d.11019521724
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838719763283968