A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/24854 http://dx.doi.org/10.22409/POSLIT.2021.d.11019521724 |
Resumo: | Debruçar-se sobre as religiosidades tradicionais moçambicanas representa adentrar em um campo de conflitos epistêmicos. Essa temática e seus desdobramentos são investigados nesta tese e estão presentes no corpus literário selecionado. A trilogia composta por Na mão de Deus (2012); Por quem vibram os tambores do além? (2013) e Ngoma Yethu, o Curandeiro e o Novo Testamento (2015), construída pela escritora moçambicana Paulina Chiziane, em parceria com os autores Maria do Carmo da Silva (médium espírita); Samuel Rasta Pita (curandeiro) e Mariana Martins (curandeira cristã), encena a polifonia ancestral capaz de reunir vozes de vivos e mortos em narradores e personagens que convocam uma escuta ativa do receptor, através da ritualização da palavra que materializa a comunicação. Tal comunicação convoca o corpo e a concepção ética de um modo afro de viver como denomina o filósofo brasileiro Muniz Sodré, assim como nos move a pensar as exclusões epistêmicas abissais das quais nos fala o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Ambas as discussões, em diálogo com a troca intercultural entre as expressões religiosas ocidental e africana pensada pelo camaronês Achille Mbembe, compõem a linha teórica do presente estudo. A dupla autoria e a natureza cambiante das obras, cuja estrutura categorizamos como romance-ensaio, com base nos estudos de Mikhail Bakhtin e Terezinha Taborda Moreira, por exemplo, são compreendidas como representantes da performance do diálogo, exercício principal dos enredos e chave para compreender a relação entre autores, narradores e o próprio receptor. |
id |
UFF-2_5061db506523d5976e5b02231a5841fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/24854 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina ChizianePaulina ChizianeReligiosidades tradicionais moçambicanasAncestralidadeReligiosidade popularMoçambiqueLiteratura moçambicanaChiziane, Paulina, 1955-Mozambican traditional religiositiesDual authorshipAncestryDebruçar-se sobre as religiosidades tradicionais moçambicanas representa adentrar em um campo de conflitos epistêmicos. Essa temática e seus desdobramentos são investigados nesta tese e estão presentes no corpus literário selecionado. A trilogia composta por Na mão de Deus (2012); Por quem vibram os tambores do além? (2013) e Ngoma Yethu, o Curandeiro e o Novo Testamento (2015), construída pela escritora moçambicana Paulina Chiziane, em parceria com os autores Maria do Carmo da Silva (médium espírita); Samuel Rasta Pita (curandeiro) e Mariana Martins (curandeira cristã), encena a polifonia ancestral capaz de reunir vozes de vivos e mortos em narradores e personagens que convocam uma escuta ativa do receptor, através da ritualização da palavra que materializa a comunicação. Tal comunicação convoca o corpo e a concepção ética de um modo afro de viver como denomina o filósofo brasileiro Muniz Sodré, assim como nos move a pensar as exclusões epistêmicas abissais das quais nos fala o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Ambas as discussões, em diálogo com a troca intercultural entre as expressões religiosas ocidental e africana pensada pelo camaronês Achille Mbembe, compõem a linha teórica do presente estudo. A dupla autoria e a natureza cambiante das obras, cuja estrutura categorizamos como romance-ensaio, com base nos estudos de Mikhail Bakhtin e Terezinha Taborda Moreira, por exemplo, são compreendidas como representantes da performance do diálogo, exercício principal dos enredos e chave para compreender a relação entre autores, narradores e o próprio receptor.Focusing on traditional Mozambican religiosities represents entering a field of epistemic conflicts. This theme and its consequences are investigated in this thesis and are present in the selected literary corpus. The trilogy composed by Na Mão de Deus (2012); Por quem vibram os tambores do além? (2013) and Ngoma Yethu: O Curandeiro e o Novo Testament (2015), built by Mozambican writer Paulina Chiziane, in partnership with authors Maria do Carmo da Silva (spiritist medium); Samuel Rasta Pita (healer) and Mariana Martins (Christian healer), enact the ancestral polyphony capable of bringing together voices of the living and dead in narrators and characters that call for an active listening of the receiver, through the ritualization of the word that materializes communication. Such communication summons the body and the ethical conception of an Afro way of living as the Brazilian philosopher Muniz Sodré calls it, as well as moving us to think about the abysmal epistemic exclusions that Portuguese sociologist Boaventura de Sousa Santos tells us about. Both discussions, in dialogue with the intercultural exchange between Western and African religious expressions thought by the Cameroonian Achille Mbembe, compose the theoretical line of this study. The dual authorship and the changing nature of the works, whose structure we categorize as novel-essay, based on the studies of Mikhail Bakhtin and Terezinha Taborda Moreira, for example, are understood as representatives of the performance of dialogue, the main exercise of the plots and key to understanding the relationship between authors, narrators and the receiver itself.167 p.Silva, Renata Flavia daSantos, EdnaTeixeira, Vanessa RibeiroMachado, AnandaDaflon, ClaudeteSabino, Camila Lima2022-04-04T17:00:45Z2022-04-04T17:00:45Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSABINO, Camila Lima. A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane. 2021. 167 f. Tese (Doutorado em Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Intituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/24854http://dx.doi.org/10.22409/POSLIT.2021.d.11019521724CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-04-04T17:00:49Zoai:app.uff.br:1/24854Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-04-04T17:00:49Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane |
title |
A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane |
spellingShingle |
A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane Sabino, Camila Lima Paulina Chiziane Religiosidades tradicionais moçambicanas Ancestralidade Religiosidade popular Moçambique Literatura moçambicana Chiziane, Paulina, 1955- Mozambican traditional religiosities Dual authorship Ancestry |
title_short |
A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane |
title_full |
A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane |
title_fullStr |
A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane |
title_full_unstemmed |
A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane |
title_sort |
A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane |
author |
Sabino, Camila Lima |
author_facet |
Sabino, Camila Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Renata Flavia da Santos, Edna Teixeira, Vanessa Ribeiro Machado, Ananda Daflon, Claudete |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sabino, Camila Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Paulina Chiziane Religiosidades tradicionais moçambicanas Ancestralidade Religiosidade popular Moçambique Literatura moçambicana Chiziane, Paulina, 1955- Mozambican traditional religiosities Dual authorship Ancestry |
topic |
Paulina Chiziane Religiosidades tradicionais moçambicanas Ancestralidade Religiosidade popular Moçambique Literatura moçambicana Chiziane, Paulina, 1955- Mozambican traditional religiosities Dual authorship Ancestry |
description |
Debruçar-se sobre as religiosidades tradicionais moçambicanas representa adentrar em um campo de conflitos epistêmicos. Essa temática e seus desdobramentos são investigados nesta tese e estão presentes no corpus literário selecionado. A trilogia composta por Na mão de Deus (2012); Por quem vibram os tambores do além? (2013) e Ngoma Yethu, o Curandeiro e o Novo Testamento (2015), construída pela escritora moçambicana Paulina Chiziane, em parceria com os autores Maria do Carmo da Silva (médium espírita); Samuel Rasta Pita (curandeiro) e Mariana Martins (curandeira cristã), encena a polifonia ancestral capaz de reunir vozes de vivos e mortos em narradores e personagens que convocam uma escuta ativa do receptor, através da ritualização da palavra que materializa a comunicação. Tal comunicação convoca o corpo e a concepção ética de um modo afro de viver como denomina o filósofo brasileiro Muniz Sodré, assim como nos move a pensar as exclusões epistêmicas abissais das quais nos fala o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. Ambas as discussões, em diálogo com a troca intercultural entre as expressões religiosas ocidental e africana pensada pelo camaronês Achille Mbembe, compõem a linha teórica do presente estudo. A dupla autoria e a natureza cambiante das obras, cuja estrutura categorizamos como romance-ensaio, com base nos estudos de Mikhail Bakhtin e Terezinha Taborda Moreira, por exemplo, são compreendidas como representantes da performance do diálogo, exercício principal dos enredos e chave para compreender a relação entre autores, narradores e o próprio receptor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-04-04T17:00:45Z 2022-04-04T17:00:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SABINO, Camila Lima. A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane. 2021. 167 f. Tese (Doutorado em Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Intituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. http://app.uff.br/riuff/handle/1/24854 http://dx.doi.org/10.22409/POSLIT.2021.d.11019521724 |
identifier_str_mv |
SABINO, Camila Lima. A voz ancestral das religiosidades tradicionais moçambicanas na obra de Paulina Chiziane. 2021. 167 f. Tese (Doutorado em Literatura) - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura, Intituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/24854 http://dx.doi.org/10.22409/POSLIT.2021.d.11019521724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838719763283968 |