Utilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Sávio Gurgel
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27569
Resumo: Atualmente, existem diversas variações de tecnologias que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiências. A Tecnologia Assistiva (TA) foi desenvolvida com o objetivo de dar mais autonomia e qualidade de vida para pessoas com deficiência na sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa busca verificar a aplicabilidade da TA no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua -RJ, através de um curso de capacitação para os docentes. Para a elaboração da pesquisa, o método utilizado foi o estudo de caso. Após a realização do levantamento do estado da arte, identificando áreas que dialogam com a pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto ao público alvo, utilizando questionários como principal instrumento de pesquisa. Através de serviços, foram realizadas intervenções no seguimento prático, nas quatro escolas municipais classificadas como escolas A, B, C e D, a análise da formação dos professores que atuam diretamente com alunos com deficiência, englobando também discussões sobre o entendimento dos professores em relação à TA no âmbito computacional, estabelecendo um curso para implementação da TA na escola e a viabilidade de proposições de serviços educacionais. Foram realizadas observações, entrevistas e questionários elaborados, objetivando-se responder especificidades de cada realidade da escola e do docente. Os resultados do trabalho realizado com os professores garantiram uma troca de saberes principalmente através do relato dos professores. Com base na proposta dos recursos computacionais, os professores validaram a utilização da TA em seu trabalho docente, em especial, pelo impacto que esses recursos podem ter no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma visão ampla em relação ao aluno com deficiência, construindo conhecimento de meios alternativos para escrita, comunicação e mobilidade nas aulas.
id UFF-2_509c48fdf92c73a0e2e6ea78c6f02fe5
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27569
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Utilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de PáduaTecnologia AssistivaComputaçãoInclusãoPessoas com deficiênciaEnsinoAssistive TechnologyComputingInclusionPeople with disabilitiesAtualmente, existem diversas variações de tecnologias que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiências. A Tecnologia Assistiva (TA) foi desenvolvida com o objetivo de dar mais autonomia e qualidade de vida para pessoas com deficiência na sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa busca verificar a aplicabilidade da TA no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua -RJ, através de um curso de capacitação para os docentes. Para a elaboração da pesquisa, o método utilizado foi o estudo de caso. Após a realização do levantamento do estado da arte, identificando áreas que dialogam com a pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto ao público alvo, utilizando questionários como principal instrumento de pesquisa. Através de serviços, foram realizadas intervenções no seguimento prático, nas quatro escolas municipais classificadas como escolas A, B, C e D, a análise da formação dos professores que atuam diretamente com alunos com deficiência, englobando também discussões sobre o entendimento dos professores em relação à TA no âmbito computacional, estabelecendo um curso para implementação da TA na escola e a viabilidade de proposições de serviços educacionais. Foram realizadas observações, entrevistas e questionários elaborados, objetivando-se responder especificidades de cada realidade da escola e do docente. Os resultados do trabalho realizado com os professores garantiram uma troca de saberes principalmente através do relato dos professores. Com base na proposta dos recursos computacionais, os professores validaram a utilização da TA em seu trabalho docente, em especial, pelo impacto que esses recursos podem ter no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma visão ampla em relação ao aluno com deficiência, construindo conhecimento de meios alternativos para escrita, comunicação e mobilidade nas aulas.There are several variations of technologies, being the focus of this work in those that help the teaching and learning process of students with disabilities, Assistive Technology (AT), developed with the aim of giving more autonomy and quality of life for people with disabilities in society. In this sense, this research seeks to verify the applicability of TA in the teaching and learning process in public schools of the municipal network of Santo Antônio de Pádua-RJ, through a training course for teachers. For the elaboration of the research, the method used was the case study. After conducting a survey of the state of the art identifying areas that dialogue with the research, semi-structured interviews were conducted with the target public, using questionnaires as the main research instrument. Through services, interventions were carried out in the practical follow-up, in the four municipal schools classified as schools A, B, C and D, the analysis of the training of teachers who work directly with students with disabilities, also encompassing discussions about the teachers' understanding of AT in the computational scope, establishing a course for the implementation of AT in the school and the feasibility of propositions of educational services. Observations, interviews and questionnaires were elaborated, aiming to answer specificities of each reality of the school and the teacher. The results of the work carried out with the teachers ensured an exchange of knowledge mainly through the teachers' reports. Based on the proposal of computational resources, teachers validated the use of AT in their teaching work, mainly due to the impact that these resources can have on the teaching and learning process, allowing a broad vision regarding the student with disabilities, building knowledge of alternative means for writing, communication and mobility in class.96 f.Gomes, Georgia Regina RodriguesGomes, Jacqueline de SouzaBedim, Juçara GonçalvesRibas, Sávio Gurgel2023-01-16T20:41:14Z2023-01-16T20:41:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://app.uff.br/riuff/handle/1/27569CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-16T20:41:18Zoai:app.uff.br:1/27569Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-16T20:41:18Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua
title Utilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua
spellingShingle Utilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua
Ribas, Sávio Gurgel
Tecnologia Assistiva
Computação
Inclusão
Pessoas com deficiência
Ensino
Assistive Technology
Computing
Inclusion
People with disabilities
title_short Utilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua
title_full Utilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua
title_fullStr Utilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua
title_full_unstemmed Utilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua
title_sort Utilização de tecnologia assistiva no processo de ensino e aprendizagem: estudo de caso em escolas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua
author Ribas, Sávio Gurgel
author_facet Ribas, Sávio Gurgel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Georgia Regina Rodrigues
Gomes, Jacqueline de Souza
Bedim, Juçara Gonçalves
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Sávio Gurgel
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Assistiva
Computação
Inclusão
Pessoas com deficiência
Ensino
Assistive Technology
Computing
Inclusion
People with disabilities
topic Tecnologia Assistiva
Computação
Inclusão
Pessoas com deficiência
Ensino
Assistive Technology
Computing
Inclusion
People with disabilities
description Atualmente, existem diversas variações de tecnologias que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiências. A Tecnologia Assistiva (TA) foi desenvolvida com o objetivo de dar mais autonomia e qualidade de vida para pessoas com deficiência na sociedade. Nesse sentido, esta pesquisa busca verificar a aplicabilidade da TA no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas da rede municipal de Santo Antônio de Pádua -RJ, através de um curso de capacitação para os docentes. Para a elaboração da pesquisa, o método utilizado foi o estudo de caso. Após a realização do levantamento do estado da arte, identificando áreas que dialogam com a pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas junto ao público alvo, utilizando questionários como principal instrumento de pesquisa. Através de serviços, foram realizadas intervenções no seguimento prático, nas quatro escolas municipais classificadas como escolas A, B, C e D, a análise da formação dos professores que atuam diretamente com alunos com deficiência, englobando também discussões sobre o entendimento dos professores em relação à TA no âmbito computacional, estabelecendo um curso para implementação da TA na escola e a viabilidade de proposições de serviços educacionais. Foram realizadas observações, entrevistas e questionários elaborados, objetivando-se responder especificidades de cada realidade da escola e do docente. Os resultados do trabalho realizado com os professores garantiram uma troca de saberes principalmente através do relato dos professores. Com base na proposta dos recursos computacionais, os professores validaram a utilização da TA em seu trabalho docente, em especial, pelo impacto que esses recursos podem ter no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando uma visão ampla em relação ao aluno com deficiência, construindo conhecimento de meios alternativos para escrita, comunicação e mobilidade nas aulas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-16T20:41:14Z
2023-01-16T20:41:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://app.uff.br/riuff/handle/1/27569
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27569
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135341244612608