Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Marcela de Alencar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/25645
http://dx.doi.org/10.22409/PGPPD.mp.10819535788
Resumo: O objetivo primordial do presente estudo consiste em levantar e destacar as habilidades dos líderes das IES interpretadas na lente da Educação 4.0 através de estudos publicados e sistematizados. Este estudo é uma resposta ao atual ambiente de mudanças; e visa resolver e enriquecer nossa compreensão a respeito desse tema, que permanece pouco explorado ou inexplorado na literatura. O estudo segue um processo de revisão sistemática da literatura de última geração. A natureza da abordagem selecionada permite cobrir o extenso objetivo do artigo com suficiente solidez científica que deve apoiar a compreensão de cada tópico. Sumarizando, as descobertas indicaram que as habilidades mais destacadas para as lideranças das IES no contexto da Educação 4.0 são: adaptação, planejamento estratégico, aprendizagem, analítica-digital, responsabilidade social, solução de problemas, visão e inteligência emocional, gerenciamento de stakeholders, institucional-legal, gerenciamento de processos, e por fim, gestão do conhecimento sistêmico. Este artigo lança luz sobre um aspecto importante para a revolução educacional emergente, competências/habilidades das lideranças. Trata-se de um estudo interdisciplinar que busca reunir um termo educacional moderno e um enfoque social. A partir disso, foi possível avançar no corpo do conhecimento, destacando novas competências para as lideranças das IES em suas jornadas na transição para a Educação 4.0 e sedimentar os caminhos para as IES se tornarem mais resilientes em cenários de mudanças abruptas e desproporcionais. Este trabalho faz as seguintes contribuições significantes: a) fornece uma visão geral deste tópico em anos recentes; e b) apresenta proposições de seis gaps da literatura para direcionar futuras investigações sobre competências/habilidades no campo da educação 4.0
id UFF-2_509fb280d76f0133f4592e641728526e
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/25645
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0Competências da liderançaHabilidadesEducação 4.0Instituições de ensino superiorLiderançaEnsino superiorTecnologia da informaçãoLeadershipCompetencesSkillsEducation 4.0Higher education institutionsO objetivo primordial do presente estudo consiste em levantar e destacar as habilidades dos líderes das IES interpretadas na lente da Educação 4.0 através de estudos publicados e sistematizados. Este estudo é uma resposta ao atual ambiente de mudanças; e visa resolver e enriquecer nossa compreensão a respeito desse tema, que permanece pouco explorado ou inexplorado na literatura. O estudo segue um processo de revisão sistemática da literatura de última geração. A natureza da abordagem selecionada permite cobrir o extenso objetivo do artigo com suficiente solidez científica que deve apoiar a compreensão de cada tópico. Sumarizando, as descobertas indicaram que as habilidades mais destacadas para as lideranças das IES no contexto da Educação 4.0 são: adaptação, planejamento estratégico, aprendizagem, analítica-digital, responsabilidade social, solução de problemas, visão e inteligência emocional, gerenciamento de stakeholders, institucional-legal, gerenciamento de processos, e por fim, gestão do conhecimento sistêmico. Este artigo lança luz sobre um aspecto importante para a revolução educacional emergente, competências/habilidades das lideranças. Trata-se de um estudo interdisciplinar que busca reunir um termo educacional moderno e um enfoque social. A partir disso, foi possível avançar no corpo do conhecimento, destacando novas competências para as lideranças das IES em suas jornadas na transição para a Educação 4.0 e sedimentar os caminhos para as IES se tornarem mais resilientes em cenários de mudanças abruptas e desproporcionais. Este trabalho faz as seguintes contribuições significantes: a) fornece uma visão geral deste tópico em anos recentes; e b) apresenta proposições de seis gaps da literatura para direcionar futuras investigações sobre competências/habilidades no campo da educação 4.0The main objective of the present study is to raise and highlight the skills of HEI leaders interpreted in the lens of Education 4.0 through published and systematized studies. This study is a response to the current changing environment; and aims to resolve and enrich our understanding of this topic, which remains little explored or unexplored in the literature. The study follows a state-of-the-art systematic literature review process. The nature of the approach selected makes it possible to cover the broad scope of the article with sufficient scientific soundness that it should support the understanding of each topic. In summary, the findings indicated that the most outstanding skills for HEI leaders in the context of Education 4.0 are: adaptation, strategic planning, learning, digital-analytics, social responsibility, problem solving, vision and emotional intelligence, stakeholder management, institutional -legal, process management, and finally, systemic knowledge management. This article sheds light on an important aspect of the emerging educational revolution, leadership competencies/skills. It is an interdisciplinary study that seeks to bring together a modern educational term and a social focus. From this, it was possible to advance in the body of knowledge, highlighting new competencies for HEI leaders in their journeys in the transition to Education 4.0 and sedimenting the paths for HEIs to become more resilient in scenarios of abrupt and disproportionate changes. This work makes the following significant contributions: a) it provides an overview of this topic in recent years; and b) presents propositions of six gaps in the literature to direct future investigations on competences/abilities in the field of education 4.0113 p.Oliveira, Selma Regina Martinshttp://lattes.cnpq.br/4520612029966204Gasparetto Júnior, Antoniohttp://lattes.cnpq.br/1666230459145640Costa, Abimael de Jesus Barroshttp://lattes.cnpq.br/6524204350805774http://lattes.cnpq.br/7860733521663593Saraiva, Marcela de Alencar2022-07-08T21:15:24Z2022-07-08T21:15:24Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSARAIVA, Marcela de Alencar. Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0. 2022. 113 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/25645http://dx.doi.org/10.22409/PGPPD.mp.10819535788CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-01-10T21:16:17Zoai:app.uff.br:1/25645Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-01-10T21:16:17Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0
title Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0
spellingShingle Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0
Saraiva, Marcela de Alencar
Competências da liderança
Habilidades
Educação 4.0
Instituições de ensino superior
Liderança
Ensino superior
Tecnologia da informação
Leadership
Competences
Skills
Education 4.0
Higher education institutions
title_short Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0
title_full Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0
title_fullStr Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0
title_full_unstemmed Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0
title_sort Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0
author Saraiva, Marcela de Alencar
author_facet Saraiva, Marcela de Alencar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Selma Regina Martins
http://lattes.cnpq.br/4520612029966204
Gasparetto Júnior, Antonio
http://lattes.cnpq.br/1666230459145640
Costa, Abimael de Jesus Barros
http://lattes.cnpq.br/6524204350805774
http://lattes.cnpq.br/7860733521663593
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Marcela de Alencar
dc.subject.por.fl_str_mv Competências da liderança
Habilidades
Educação 4.0
Instituições de ensino superior
Liderança
Ensino superior
Tecnologia da informação
Leadership
Competences
Skills
Education 4.0
Higher education institutions
topic Competências da liderança
Habilidades
Educação 4.0
Instituições de ensino superior
Liderança
Ensino superior
Tecnologia da informação
Leadership
Competences
Skills
Education 4.0
Higher education institutions
description O objetivo primordial do presente estudo consiste em levantar e destacar as habilidades dos líderes das IES interpretadas na lente da Educação 4.0 através de estudos publicados e sistematizados. Este estudo é uma resposta ao atual ambiente de mudanças; e visa resolver e enriquecer nossa compreensão a respeito desse tema, que permanece pouco explorado ou inexplorado na literatura. O estudo segue um processo de revisão sistemática da literatura de última geração. A natureza da abordagem selecionada permite cobrir o extenso objetivo do artigo com suficiente solidez científica que deve apoiar a compreensão de cada tópico. Sumarizando, as descobertas indicaram que as habilidades mais destacadas para as lideranças das IES no contexto da Educação 4.0 são: adaptação, planejamento estratégico, aprendizagem, analítica-digital, responsabilidade social, solução de problemas, visão e inteligência emocional, gerenciamento de stakeholders, institucional-legal, gerenciamento de processos, e por fim, gestão do conhecimento sistêmico. Este artigo lança luz sobre um aspecto importante para a revolução educacional emergente, competências/habilidades das lideranças. Trata-se de um estudo interdisciplinar que busca reunir um termo educacional moderno e um enfoque social. A partir disso, foi possível avançar no corpo do conhecimento, destacando novas competências para as lideranças das IES em suas jornadas na transição para a Educação 4.0 e sedimentar os caminhos para as IES se tornarem mais resilientes em cenários de mudanças abruptas e desproporcionais. Este trabalho faz as seguintes contribuições significantes: a) fornece uma visão geral deste tópico em anos recentes; e b) apresenta proposições de seis gaps da literatura para direcionar futuras investigações sobre competências/habilidades no campo da educação 4.0
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-08T21:15:24Z
2022-07-08T21:15:24Z
2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SARAIVA, Marcela de Alencar. Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0. 2022. 113 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25645
http://dx.doi.org/10.22409/PGPPD.mp.10819535788
identifier_str_mv SARAIVA, Marcela de Alencar. Habilidades dos líderes interpretadas na lente da educação 4.0. 2022. 113 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/25645
http://dx.doi.org/10.22409/PGPPD.mp.10819535788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1819053668421337088