A Educação popular na ação profissional do assistente social possibilidades e limites no enfrentamento de uma cultura hegemônica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/4648 |
Resumo: | Este Trabalho de Conclusão de Curso discute a aplicação da metodologia da Educação Popular na ação profissional do assistente social, tendo como objetivo identificar qual a contribuição que a Educação Popular pode trazer para o trabalho do assistente social junto aos usuários nas instituições, através do trabalho de assessoria para comunidades, associações, movimentos sociais e populares. Nesse sentido a Educação Popular é considerada como uma forma de fortalecer o Projeto Ético-Político da profissão, a partir de uma ação pedagógica em busca de um novo projeto societário que se contraponha a hegemonia do capital. Essa análise parte do entendimento do processo histórico da educação no Brasil como um instrumento de dominação e manutenção do status quo, da análise da Educação Popular a partir de diferentes autores, da reflexão sobre a ação pedagógica do assistente social nas diferentes fases do Serviço Social e da relação historicamente construída entre o Serviço Social e a Educação Popular, suas afinidades e seus desafios |
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A Educação popular na ação profissional do assistente social possibilidades e limites no enfrentamento de uma cultura hegemônicaEducaçãoEducação popularServiço socialAção pedagógicaTransformação socialEducaçãoEste Trabalho de Conclusão de Curso discute a aplicação da metodologia da Educação Popular na ação profissional do assistente social, tendo como objetivo identificar qual a contribuição que a Educação Popular pode trazer para o trabalho do assistente social junto aos usuários nas instituições, através do trabalho de assessoria para comunidades, associações, movimentos sociais e populares. Nesse sentido a Educação Popular é considerada como uma forma de fortalecer o Projeto Ético-Político da profissão, a partir de uma ação pedagógica em busca de um novo projeto societário que se contraponha a hegemonia do capital. Essa análise parte do entendimento do processo histórico da educação no Brasil como um instrumento de dominação e manutenção do status quo, da análise da Educação Popular a partir de diferentes autores, da reflexão sobre a ação pedagógica do assistente social nas diferentes fases do Serviço Social e da relação historicamente construída entre o Serviço Social e a Educação Popular, suas afinidades e seus desafiosFarage, Eblin JosephBrites, Cristina MariaPiccolo, Ramiro Marcos DulcichPinheiro, Meyri Aparecida Barizon2017-09-25T21:39:39Z2017-09-25T21:39:39Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4648CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-10-08T14:46:36Zoai:app.uff.br:1/4648Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-10-08T14:46:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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