A Educação popular e algumas problemáticas das práticas de transformação social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mogilka, Mauricio
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Emancipação
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4218
Resumo: Este artigo, constituído sob a forma de pesquisa teórica, discute a educação popular, colocando-a no campo ético-teórico das teorias da libertação e do humanismo crítico. Examina também suas aproximações e distâncias em relação ao campo marxista. A partir desta discussão analisa quatro problemáticas frequentes nas práticas de transformação social: a questão do dirigismo, a difculdade no uso de conceitos marxianos essenciais para se entender o capitalismo, a equivocada coincidência conceitual entre capitalismo e mercado e o mito de que não há recursos fnanceiros para a área social no Brasil.Palavras-chave: Educação popular. Teorias da libertação. Práticas de transformação social.ABSTRACTThis article makes a discussion about  the popular education and the theoretical feld of the theories of the liberation and the critical humanism. The text analyses also the relations between the popular education and the marxist feld. Supported in this theoretical discussion, the article analyses four questions in the social changing practices: the leadership; the difculties in the use of important concepts of the marxist thought; the inadequate equality in the phenomena of capitalism and market; and the myth that afrms that  there are not economical resources to the social area in Brazil.Keywords: Popular education. Liberation theories. Social changing practices.RESUMENEste artículo,  realizado en forma de investigación teórica, discute la educación popular  planteándala en el campo ético-teórico de las teorías de la liberación y del humanismo crítico. Examina también sus aproximaciones y distancias en  relación con el campo marxista. A partir de esta discusión analisa cuatro problemas frecuentes en las prácticas de transformación social: la questión del dirigismo; la difcultad en el uso de los conceptos marxianos esenciales para se comprender el capitalismo; la equivocada coincidencia conceptual entre capitalismo y mercado; y el mito de que no hay recursos fnanceros para la area social en Brasil.Palabras chave: Educación popular. Teorías de la liberación. Prácticas de transformación social
id UFMA-3_0263bdde4c8c742d002d0351bd67ac58
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4218
network_acronym_str UFMA-3
network_name_str Revista Educação e Emancipação
repository_id_str
spelling A Educação popular e algumas problemáticas das práticas de transformação socialEducação popular. Teorias da libertaçãoPráticas de transformação socialEste artigo, constituído sob a forma de pesquisa teórica, discute a educação popular, colocando-a no campo ético-teórico das teorias da libertação e do humanismo crítico. Examina também suas aproximações e distâncias em relação ao campo marxista. A partir desta discussão analisa quatro problemáticas frequentes nas práticas de transformação social: a questão do dirigismo, a difculdade no uso de conceitos marxianos essenciais para se entender o capitalismo, a equivocada coincidência conceitual entre capitalismo e mercado e o mito de que não há recursos fnanceiros para a área social no Brasil.Palavras-chave: Educação popular. Teorias da libertação. Práticas de transformação social.ABSTRACTThis article makes a discussion about  the popular education and the theoretical feld of the theories of the liberation and the critical humanism. The text analyses also the relations between the popular education and the marxist feld. Supported in this theoretical discussion, the article analyses four questions in the social changing practices: the leadership; the difculties in the use of important concepts of the marxist thought; the inadequate equality in the phenomena of capitalism and market; and the myth that afrms that  there are not economical resources to the social area in Brazil.Keywords: Popular education. Liberation theories. Social changing practices.RESUMENEste artículo,  realizado en forma de investigación teórica, discute la educación popular  planteándala en el campo ético-teórico de las teorías de la liberación y del humanismo crítico. Examina también sus aproximaciones y distancias en  relación con el campo marxista. A partir de esta discusión analisa cuatro problemas frecuentes en las prácticas de transformación social: la questión del dirigismo; la difcultad en el uso de los conceptos marxianos esenciales para se comprender el capitalismo; la equivocada coincidencia conceptual entre capitalismo y mercado; y el mito de que no hay recursos fnanceros para la area social en Brasil.Palabras chave: Educación popular. Teorías de la liberación. Prácticas de transformación socialUniversidade Federal do Maranhão2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/421810.18764/Revista Educação e Emancipação; v.8, n.2, jul./dez. 2015; p. 105-1212358-43191677-6097reponame:Revista Educação e Emancipaçãoinstname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4218/2242Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMogilka, Mauricio2017-06-25T03:10:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4218Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/indexPUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/oai||revistaeduc.emancipação@ufma.br2358-43191677-6097opendoar:2017-06-25T03:10:08Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação popular e algumas problemáticas das práticas de transformação social
title A Educação popular e algumas problemáticas das práticas de transformação social
spellingShingle A Educação popular e algumas problemáticas das práticas de transformação social
Mogilka, Mauricio
Educação popular. Teorias da libertação
Práticas de transformação social
title_short A Educação popular e algumas problemáticas das práticas de transformação social
title_full A Educação popular e algumas problemáticas das práticas de transformação social
title_fullStr A Educação popular e algumas problemáticas das práticas de transformação social
title_full_unstemmed A Educação popular e algumas problemáticas das práticas de transformação social
title_sort A Educação popular e algumas problemáticas das práticas de transformação social
author Mogilka, Mauricio
author_facet Mogilka, Mauricio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mogilka, Mauricio
dc.subject.por.fl_str_mv Educação popular. Teorias da libertação
Práticas de transformação social
topic Educação popular. Teorias da libertação
Práticas de transformação social
description Este artigo, constituído sob a forma de pesquisa teórica, discute a educação popular, colocando-a no campo ético-teórico das teorias da libertação e do humanismo crítico. Examina também suas aproximações e distâncias em relação ao campo marxista. A partir desta discussão analisa quatro problemáticas frequentes nas práticas de transformação social: a questão do dirigismo, a difculdade no uso de conceitos marxianos essenciais para se entender o capitalismo, a equivocada coincidência conceitual entre capitalismo e mercado e o mito de que não há recursos fnanceiros para a área social no Brasil.Palavras-chave: Educação popular. Teorias da libertação. Práticas de transformação social.ABSTRACTThis article makes a discussion about  the popular education and the theoretical feld of the theories of the liberation and the critical humanism. The text analyses also the relations between the popular education and the marxist feld. Supported in this theoretical discussion, the article analyses four questions in the social changing practices: the leadership; the difculties in the use of important concepts of the marxist thought; the inadequate equality in the phenomena of capitalism and market; and the myth that afrms that  there are not economical resources to the social area in Brazil.Keywords: Popular education. Liberation theories. Social changing practices.RESUMENEste artículo,  realizado en forma de investigación teórica, discute la educación popular  planteándala en el campo ético-teórico de las teorías de la liberación y del humanismo crítico. Examina también sus aproximaciones y distancias en  relación con el campo marxista. A partir de esta discusión analisa cuatro problemas frecuentes en las prácticas de transformación social: la questión del dirigismo; la difcultad en el uso de los conceptos marxianos esenciales para se comprender el capitalismo; la equivocada coincidencia conceptual entre capitalismo y mercado; y el mito de que no hay recursos fnanceros para la area social en Brasil.Palabras chave: Educación popular. Teorías de la liberación. Prácticas de transformación social
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4218
10.18764/
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4218
identifier_str_mv 10.18764/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/4218/2242
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Educação e Emancipação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação; v.8, n.2, jul./dez. 2015; p. 105-121
2358-4319
1677-6097
reponame:Revista Educação e Emancipação
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Educação e Emancipação
collection Revista Educação e Emancipação
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Emancipação - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaeduc.emancipação@ufma.br
_version_ 1750226201507528704