Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sodré, Gabriel Araujo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29723
Resumo: Ao refletir sobre as diferentes narrativas que permeiam a Educação Ambiental e sobre as possibilidades de ressignificá-las como pedagógicas, esse estudo foi desenvolvido com o objetivo de dialogar com os discursos perpassados pelo medo e negacionismo que permeiam o debate ambiental. Entendendo a cultura e suas linguagens através de múltiplas representações como parte constituinte dos processos de construção de conhecimentos e saberes, esse estudo teve como objetivo incentivar a produção de narrativas por professores de Biologia a partir de questionamentos levantados por uma imagem. Para realizar a pesquisa, um trabalho artístico criado pelo pesquisador atuou como um disparador de questionamentos e reflexões sobre os temas ligados ao Antropoceno, assim como sobre as incertezas, fins de mundo. O artefato produzido, um vídeo, potencializou indagações pessoais que dialogavam com autores e bibliografias que compõem esse trabalho. A partir disso, investiu-se na criação de uma metodologia que me ajudasse a catalisar a produção de narrativas sobre os temas já mencionados. O pesquisador escreveu uma carta para professoras e professores de Biologia, convidando-os para uma reflexão compartilhada sobre incertezas, medos, negacionismos... Essa troca de cartas possibilitou pensar juntos sobre assuntos, mobilizando questionamentos e depoimentos pessoais. A apreciação dos resultados se deu através da criação metodológica que, não só demonstrou a importância de debatermos sobre a forma como os discursos e narrativas estão compondo o educar ambientalmente, como acrescentou na minha formação cultural, ambiental, como professor e cidadão. Percebeu-se a multiplicidade de questões levantadas a partir desta proposta que, ao perpassar diferentes corpos, possibilitou a produção de narrativas, e de um cruzamento de pensamentos e questionamentos, confrontando velhas e novas reflexões sobre tais temas e contribuindo para a construção de outros modos de narrar e olhar o mundo.
id UFF-2_50eca282d1a5949f0afceedd8eba8f17
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29723
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativasEducação Ambiental; Criações Metodológicas; Antropoceno; NegacionismoEducação ambiental, Narrativa, PedagogiaEnvironmental Education; Methodological Creations; Anthropocene; NegationismAo refletir sobre as diferentes narrativas que permeiam a Educação Ambiental e sobre as possibilidades de ressignificá-las como pedagógicas, esse estudo foi desenvolvido com o objetivo de dialogar com os discursos perpassados pelo medo e negacionismo que permeiam o debate ambiental. Entendendo a cultura e suas linguagens através de múltiplas representações como parte constituinte dos processos de construção de conhecimentos e saberes, esse estudo teve como objetivo incentivar a produção de narrativas por professores de Biologia a partir de questionamentos levantados por uma imagem. Para realizar a pesquisa, um trabalho artístico criado pelo pesquisador atuou como um disparador de questionamentos e reflexões sobre os temas ligados ao Antropoceno, assim como sobre as incertezas, fins de mundo. O artefato produzido, um vídeo, potencializou indagações pessoais que dialogavam com autores e bibliografias que compõem esse trabalho. A partir disso, investiu-se na criação de uma metodologia que me ajudasse a catalisar a produção de narrativas sobre os temas já mencionados. O pesquisador escreveu uma carta para professoras e professores de Biologia, convidando-os para uma reflexão compartilhada sobre incertezas, medos, negacionismos... Essa troca de cartas possibilitou pensar juntos sobre assuntos, mobilizando questionamentos e depoimentos pessoais. A apreciação dos resultados se deu através da criação metodológica que, não só demonstrou a importância de debatermos sobre a forma como os discursos e narrativas estão compondo o educar ambientalmente, como acrescentou na minha formação cultural, ambiental, como professor e cidadão. Percebeu-se a multiplicidade de questões levantadas a partir desta proposta que, ao perpassar diferentes corpos, possibilitou a produção de narrativas, e de um cruzamento de pensamentos e questionamentos, confrontando velhas e novas reflexões sobre tais temas e contribuindo para a construção de outros modos de narrar e olhar o mundo.When reflecting on the different narratives that permeate Environmental Education and on the possibilities of reframing them as pedagogical, this study was developed with the objective of dialoguing with the discourses pervaded by fear and negationism that permeate the environmental debate. Understanding culture and its languages through multiple representations as a constituent part of the processes of construction of knowledge and expertises, this study aimed to encourage the production of narratives by Biology teachers from questions raised by an image. To carry out the research, an artistic work created by the researcher acted as a trigger for questions and reflections on themes related to the Anthropocene, as well as on uncertainties, ends of the world. The artifact produced, a video, enhanced personal inquiries that dialogued with authors and bibliographies that make up this work. From that, I invested in the creation of a methodology that would help me to catalyze the production of narratives on the themes already mentioned. The researcher wrote a letter to teachers and professors of Biology, inviting them to a shared reflection on uncertainties, fears, denials ... This exchange of letters made it possible to think together on subjects, mobilizing questions and personal testimonies. The appreciation of the results took place through the methodological creation that, not only demonstrated the importance of debating on the way the speeches and narratives are composing the educating environmentally, but added in my cultural and environmental formation, as a teacher and citizen. It was noticed the multiplicity of questions raised from this proposal that, when going through different bodies, enabled the production of narratives, and a crossing of thoughts and questions, confronting old and new reflections on such themes and contributing to the construction of other ways to narrate and look at the world.80 p.Sampaio, Shaula Maíra Vicentini deAmaral, Marise BassoCodes, Davi Henrique Correia deSampaio, Sarah Hallelujah Vicentini deSodré, Gabriel Araujo2023-08-01T19:54:23Z2023-08-01T19:54:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSODRÉ, Gabriel Araujo. Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29723CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-01T19:54:27Zoai:app.uff.br:1/29723Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:50:14.031491Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas
title Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas
spellingShingle Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas
Sodré, Gabriel Araujo
Educação Ambiental; Criações Metodológicas; Antropoceno; Negacionismo
Educação ambiental, Narrativa, Pedagogia
Environmental Education; Methodological Creations; Anthropocene; Negationism
title_short Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas
title_full Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas
title_fullStr Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas
title_full_unstemmed Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas
title_sort Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas
author Sodré, Gabriel Araujo
author_facet Sodré, Gabriel Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sampaio, Shaula Maíra Vicentini de
Amaral, Marise Basso
Codes, Davi Henrique Correia de
Sampaio, Sarah Hallelujah Vicentini de
dc.contributor.author.fl_str_mv Sodré, Gabriel Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental; Criações Metodológicas; Antropoceno; Negacionismo
Educação ambiental, Narrativa, Pedagogia
Environmental Education; Methodological Creations; Anthropocene; Negationism
topic Educação Ambiental; Criações Metodológicas; Antropoceno; Negacionismo
Educação ambiental, Narrativa, Pedagogia
Environmental Education; Methodological Creations; Anthropocene; Negationism
description Ao refletir sobre as diferentes narrativas que permeiam a Educação Ambiental e sobre as possibilidades de ressignificá-las como pedagógicas, esse estudo foi desenvolvido com o objetivo de dialogar com os discursos perpassados pelo medo e negacionismo que permeiam o debate ambiental. Entendendo a cultura e suas linguagens através de múltiplas representações como parte constituinte dos processos de construção de conhecimentos e saberes, esse estudo teve como objetivo incentivar a produção de narrativas por professores de Biologia a partir de questionamentos levantados por uma imagem. Para realizar a pesquisa, um trabalho artístico criado pelo pesquisador atuou como um disparador de questionamentos e reflexões sobre os temas ligados ao Antropoceno, assim como sobre as incertezas, fins de mundo. O artefato produzido, um vídeo, potencializou indagações pessoais que dialogavam com autores e bibliografias que compõem esse trabalho. A partir disso, investiu-se na criação de uma metodologia que me ajudasse a catalisar a produção de narrativas sobre os temas já mencionados. O pesquisador escreveu uma carta para professoras e professores de Biologia, convidando-os para uma reflexão compartilhada sobre incertezas, medos, negacionismos... Essa troca de cartas possibilitou pensar juntos sobre assuntos, mobilizando questionamentos e depoimentos pessoais. A apreciação dos resultados se deu através da criação metodológica que, não só demonstrou a importância de debatermos sobre a forma como os discursos e narrativas estão compondo o educar ambientalmente, como acrescentou na minha formação cultural, ambiental, como professor e cidadão. Percebeu-se a multiplicidade de questões levantadas a partir desta proposta que, ao perpassar diferentes corpos, possibilitou a produção de narrativas, e de um cruzamento de pensamentos e questionamentos, confrontando velhas e novas reflexões sobre tais temas e contribuindo para a construção de outros modos de narrar e olhar o mundo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-01T19:54:23Z
2023-08-01T19:54:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SODRÉ, Gabriel Araujo. Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29723
identifier_str_mv SODRÉ, Gabriel Araujo. Negamos o fim do mundo ou sua mudança? Confrontando o medo, o negacionismo e suas narrativas. 2021. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823583426510848