QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Higino, Monique Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28681
Resumo: Este trabalho busca estudar a utilização do recurso didático presente em todas as salas de aula: o quadro e giz. O quadro e giz é um dos recursos visuais mais utilizados em sala de aula e muitas vezes utilizado de maneira questionável, ou em excesso sem a utilização de outros recursos para complemento. Para a realização deste trabalho foi realizada uma busca no Google Acadêmico e uma pesquisa quali-quantitativa com a intenção de entender o que os alunos, professores e gestores pensam de seu uso e como ele é utilizado. Também foram realizadas visitas em algumas escolas do Município de Santo Antônio de Pádua, RJ a fim de entender alguns tipos de sala de aula onde se encontra o quadro e giz. Buscamos também trazer a história desse recurso e as necessidades de sua época e fazer um paralelo com o tempo de hoje. Por fim, procuramos instruir os educadores para que eles façam o uso do quadro e giz de forma que seu uso seja potencializado.
id UFF-2_51c158968d15a5a94e5072f3be0f3a02
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28681
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologiaquadro e gizprofessorrecurso didáticorecurso visualsala de aulaHistória da Educaçãoblackboard and chalkteacherdidatic resourcevisual resourceclassroomEste trabalho busca estudar a utilização do recurso didático presente em todas as salas de aula: o quadro e giz. O quadro e giz é um dos recursos visuais mais utilizados em sala de aula e muitas vezes utilizado de maneira questionável, ou em excesso sem a utilização de outros recursos para complemento. Para a realização deste trabalho foi realizada uma busca no Google Acadêmico e uma pesquisa quali-quantitativa com a intenção de entender o que os alunos, professores e gestores pensam de seu uso e como ele é utilizado. Também foram realizadas visitas em algumas escolas do Município de Santo Antônio de Pádua, RJ a fim de entender alguns tipos de sala de aula onde se encontra o quadro e giz. Buscamos também trazer a história desse recurso e as necessidades de sua época e fazer um paralelo com o tempo de hoje. Por fim, procuramos instruir os educadores para que eles façam o uso do quadro e giz de forma que seu uso seja potencializado.This work seeks to study the use of the didactic resource present in all classrooms: the blackboard and chalk. The blackboard and chalk is one of the most used visual aids in the classroom and often in a not very convenient way, or used in excess without the use of other resources to complement it. To carry out this work, a Google Scholar search and a qualitative and quantitative research were carried out with the intention of understanding what students, teachers and managers think of its use and how it is used. Visits were also made to some schools in the municipality of Santo Antônio de Pádua, RJ, in order to understand some types of classrooms where the blackboard and chalk are located. We also seek to bring the history of this resource and the needs of its time and make a parallel with today's time. Finally, we seek to instruct educators so that they make use of the blackboard and chalk so that their use is enhanced.104 f.Paiva, Daniel Costa dehttp://lattes.cnpq.br/9425925721844499Paiva, Fernando de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4982119146423529Rodrigues, Maria Goretti A.http://lattes.cnpq.br/3927189269530905http://lattes.cnpq.br/4341900195511782Higino, Monique Carvalho2023-05-04T13:22:52Z2023-05-04T13:22:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHIGINO, Monique Carvalho. QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM!: posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia. 2023. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28681CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-04T13:22:55Zoai:app.uff.br:1/28681Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-05-04T13:22:55Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia
title QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia
spellingShingle QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia
Higino, Monique Carvalho
quadro e giz
professor
recurso didático
recurso visual
sala de aula
História da Educação
blackboard and chalk
teacher
didatic resource
visual resource
classroom
title_short QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia
title_full QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia
title_fullStr QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia
title_full_unstemmed QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia
title_sort QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia
author Higino, Monique Carvalho
author_facet Higino, Monique Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paiva, Daniel Costa de
http://lattes.cnpq.br/9425925721844499
Paiva, Fernando de Souza
http://lattes.cnpq.br/4982119146423529
Rodrigues, Maria Goretti A.
http://lattes.cnpq.br/3927189269530905
http://lattes.cnpq.br/4341900195511782
dc.contributor.author.fl_str_mv Higino, Monique Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv quadro e giz
professor
recurso didático
recurso visual
sala de aula
História da Educação
blackboard and chalk
teacher
didatic resource
visual resource
classroom
topic quadro e giz
professor
recurso didático
recurso visual
sala de aula
História da Educação
blackboard and chalk
teacher
didatic resource
visual resource
classroom
description Este trabalho busca estudar a utilização do recurso didático presente em todas as salas de aula: o quadro e giz. O quadro e giz é um dos recursos visuais mais utilizados em sala de aula e muitas vezes utilizado de maneira questionável, ou em excesso sem a utilização de outros recursos para complemento. Para a realização deste trabalho foi realizada uma busca no Google Acadêmico e uma pesquisa quali-quantitativa com a intenção de entender o que os alunos, professores e gestores pensam de seu uso e como ele é utilizado. Também foram realizadas visitas em algumas escolas do Município de Santo Antônio de Pádua, RJ a fim de entender alguns tipos de sala de aula onde se encontra o quadro e giz. Buscamos também trazer a história desse recurso e as necessidades de sua época e fazer um paralelo com o tempo de hoje. Por fim, procuramos instruir os educadores para que eles façam o uso do quadro e giz de forma que seu uso seja potencializado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-04T13:22:52Z
2023-05-04T13:22:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HIGINO, Monique Carvalho. QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM!: posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia. 2023. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28681
identifier_str_mv HIGINO, Monique Carvalho. QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM!: posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia. 2023. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28681
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135439464726528