QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28681 |
Resumo: | Este trabalho busca estudar a utilização do recurso didático presente em todas as salas de aula: o quadro e giz. O quadro e giz é um dos recursos visuais mais utilizados em sala de aula e muitas vezes utilizado de maneira questionável, ou em excesso sem a utilização de outros recursos para complemento. Para a realização deste trabalho foi realizada uma busca no Google Acadêmico e uma pesquisa quali-quantitativa com a intenção de entender o que os alunos, professores e gestores pensam de seu uso e como ele é utilizado. Também foram realizadas visitas em algumas escolas do Município de Santo Antônio de Pádua, RJ a fim de entender alguns tipos de sala de aula onde se encontra o quadro e giz. Buscamos também trazer a história desse recurso e as necessidades de sua época e fazer um paralelo com o tempo de hoje. Por fim, procuramos instruir os educadores para que eles façam o uso do quadro e giz de forma que seu uso seja potencializado. |
id |
UFF-2_51c158968d15a5a94e5072f3be0f3a02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28681 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologiaquadro e gizprofessorrecurso didáticorecurso visualsala de aulaHistória da Educaçãoblackboard and chalkteacherdidatic resourcevisual resourceclassroomEste trabalho busca estudar a utilização do recurso didático presente em todas as salas de aula: o quadro e giz. O quadro e giz é um dos recursos visuais mais utilizados em sala de aula e muitas vezes utilizado de maneira questionável, ou em excesso sem a utilização de outros recursos para complemento. Para a realização deste trabalho foi realizada uma busca no Google Acadêmico e uma pesquisa quali-quantitativa com a intenção de entender o que os alunos, professores e gestores pensam de seu uso e como ele é utilizado. Também foram realizadas visitas em algumas escolas do Município de Santo Antônio de Pádua, RJ a fim de entender alguns tipos de sala de aula onde se encontra o quadro e giz. Buscamos também trazer a história desse recurso e as necessidades de sua época e fazer um paralelo com o tempo de hoje. Por fim, procuramos instruir os educadores para que eles façam o uso do quadro e giz de forma que seu uso seja potencializado.This work seeks to study the use of the didactic resource present in all classrooms: the blackboard and chalk. The blackboard and chalk is one of the most used visual aids in the classroom and often in a not very convenient way, or used in excess without the use of other resources to complement it. To carry out this work, a Google Scholar search and a qualitative and quantitative research were carried out with the intention of understanding what students, teachers and managers think of its use and how it is used. Visits were also made to some schools in the municipality of Santo Antônio de Pádua, RJ, in order to understand some types of classrooms where the blackboard and chalk are located. We also seek to bring the history of this resource and the needs of its time and make a parallel with today's time. Finally, we seek to instruct educators so that they make use of the blackboard and chalk so that their use is enhanced.104 f.Paiva, Daniel Costa dehttp://lattes.cnpq.br/9425925721844499Paiva, Fernando de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4982119146423529Rodrigues, Maria Goretti A.http://lattes.cnpq.br/3927189269530905http://lattes.cnpq.br/4341900195511782Higino, Monique Carvalho2023-05-04T13:22:52Z2023-05-04T13:22:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfHIGINO, Monique Carvalho. QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM!: posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia. 2023. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/28681CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-05-04T13:22:55Zoai:app.uff.br:1/28681Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:13:18.043021Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia |
title |
QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia |
spellingShingle |
QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia Higino, Monique Carvalho quadro e giz professor recurso didático recurso visual sala de aula História da Educação blackboard and chalk teacher didatic resource visual resource classroom |
title_short |
QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia |
title_full |
QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia |
title_fullStr |
QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia |
title_full_unstemmed |
QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia |
title_sort |
QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM! Posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia |
author |
Higino, Monique Carvalho |
author_facet |
Higino, Monique Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paiva, Daniel Costa de http://lattes.cnpq.br/9425925721844499 Paiva, Fernando de Souza http://lattes.cnpq.br/4982119146423529 Rodrigues, Maria Goretti A. http://lattes.cnpq.br/3927189269530905 http://lattes.cnpq.br/4341900195511782 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Higino, Monique Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
quadro e giz professor recurso didático recurso visual sala de aula História da Educação blackboard and chalk teacher didatic resource visual resource classroom |
topic |
quadro e giz professor recurso didático recurso visual sala de aula História da Educação blackboard and chalk teacher didatic resource visual resource classroom |
description |
Este trabalho busca estudar a utilização do recurso didático presente em todas as salas de aula: o quadro e giz. O quadro e giz é um dos recursos visuais mais utilizados em sala de aula e muitas vezes utilizado de maneira questionável, ou em excesso sem a utilização de outros recursos para complemento. Para a realização deste trabalho foi realizada uma busca no Google Acadêmico e uma pesquisa quali-quantitativa com a intenção de entender o que os alunos, professores e gestores pensam de seu uso e como ele é utilizado. Também foram realizadas visitas em algumas escolas do Município de Santo Antônio de Pádua, RJ a fim de entender alguns tipos de sala de aula onde se encontra o quadro e giz. Buscamos também trazer a história desse recurso e as necessidades de sua época e fazer um paralelo com o tempo de hoje. Por fim, procuramos instruir os educadores para que eles façam o uso do quadro e giz de forma que seu uso seja potencializado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-04T13:22:52Z 2023-05-04T13:22:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
HIGINO, Monique Carvalho. QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM!: posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia. 2023. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023. http://app.uff.br/riuff/handle/1/28681 |
identifier_str_mv |
HIGINO, Monique Carvalho. QUADRO E GIZ, TODA SALA DE AULA TEM!: posicionamentos, importância e a “disputa” com a tecnologia. 2023. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Universidade Federal Fluminense, Santo Antônio de Pádua, 2023. |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28681 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823694393114624 |