“Um corpo voltou a mover-se no interior do meu”: estratégias performáticas na autoficção de Al Berto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Rodolpho Pereira do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22534
Resumo: Partindo da proposição de que o corpo em Al Berto é tanto um suporte como um objeto estético, o que se revela no evidente gesto autobiográfico e no incontestável pendor narcisista da sua produção literária, esta dissertação pretende pensar a obra desse poeta destacando atos performáticos elaborados em diferentes domínios artísticos. Realizaremos um percurso analítico acerca de algumas performances realizadas, desde 1985, pelo poeta, e os desdobramentos que suas aparições públicas produziram em sua poesia, nomeadamente a gestão da imagem, a composição corpórea, a modulação da voz ou, noutras palavras, a pose e a máscara. Para tanto, fizemos um recorte temporal a fim de alocar a performance, uma arte de fronteira, no contexto do projeto estético de Al Berto. A seguir, tomamos de empréstimo de distintas áreas do saber assertivas a respeito da voz, da escuta e do corpo, elementos essenciais para a arte da performance. Levamos também em consideração a acepção do termo performance relacionada à performatividade de gênero, que serve de respaldo para pensar os personagens al bertianos que compõem um dissidente universo diegético e permitem, entre outras abordagens, tratar de gênero e sexualidade. Diante disso, a inserção de fotografias torna-se um mecanismo auxiliar para pensar a construção da imagem e o caráter performático de Al Berto. Apontando a imiscuição entre palavra escrita e fotografia, nossa leitura sublinha a extrema coerência da estética de Al Berto no que concerne ao corpo, elemento constante nos seus livros. É também por meio dessa evidência que incutimos na nossa análise apontamentos sobre a ficcionalização de si, estratégia apontada reiteradamente pela crítica acerca da obra de Al Berto. Assim, recorremos a estudos sobre autoficção/autobiografia, mostrando também a instabilidade e a disputa teórica que os termos suscitam. À luz desses conceitos, discutimos outras estratégias performáticas na poética de Al Berto, que buscou reforçar sua capacidade expressiva a fim de dizer eu nos mais variados formatos, produzindo uma escrita híbrida e plurissubjetiva, sempre fiel ao seu corpo e à transparência de seus gestos
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Para tanto, fizemos um recorte temporal a fim de alocar a performance, uma arte de fronteira, no contexto do projeto estético de Al Berto. A seguir, tomamos de empréstimo de distintas áreas do saber assertivas a respeito da voz, da escuta e do corpo, elementos essenciais para a arte da performance. Levamos também em consideração a acepção do termo performance relacionada à performatividade de gênero, que serve de respaldo para pensar os personagens al bertianos que compõem um dissidente universo diegético e permitem, entre outras abordagens, tratar de gênero e sexualidade. Diante disso, a inserção de fotografias torna-se um mecanismo auxiliar para pensar a construção da imagem e o caráter performático de Al Berto. Apontando a imiscuição entre palavra escrita e fotografia, nossa leitura sublinha a extrema coerência da estética de Al Berto no que concerne ao corpo, elemento constante nos seus livros. É também por meio dessa evidência que incutimos na nossa análise apontamentos sobre a ficcionalização de si, estratégia apontada reiteradamente pela crítica acerca da obra de Al Berto. Assim, recorremos a estudos sobre autoficção/autobiografia, mostrando também a instabilidade e a disputa teórica que os termos suscitam. À luz desses conceitos, discutimos outras estratégias performáticas na poética de Al Berto, que buscou reforçar sua capacidade expressiva a fim de dizer eu nos mais variados formatos, produzindo uma escrita híbrida e plurissubjetiva, sempre fiel ao seu corpo e à transparência de seus gestosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAssuming that the body, in Al Berto’s poetry, is both a medium and an esthetical object, notably due to its autobiographical gesture and unquestionable narcissist inclination, this Master’s thesis intends to approach the poet’s lyric emphasizing performative acts elaborated in various artistic domains. The essay analyses some of the poet’s performances that have been staged since 1985, and what Al Berto’s public appearances have unfolded in his poetry, namely the role of the poet’s image, the bodily composition, the voice modulation, or, in our words, the pose and the mask. Therefore, we used a time frame in an attempt to allocate the performance, a genre without rigid boundaries, in the context of Al Berto’s esthetical project. Further on, we borrowed different analytical tools from a variety of fields such as the voice, the listening, and the body, essential elements of the performance art. Also, we took into consideration another meaning of the word ‘performance’, related to gender performativity, which serves as an instrument to understand the various ‘al bertian’ characters that create a dissident diegetic universe, thus engaging discussions on genre and sexuality. Therefore, the insertion of photographs in this study becomes an auxiliary mechanism to ponder on Al Berto’s performative character and how the poet manufactures his own image. Pointing out the intertwinements between the written word and photography, we highlight the extreme coherence of Al Berto’s esthetic regarding the body, a recurring element of his books. Following this evidence, the essay approaches discussions on the fictionalization of oneself, a strategy widely identified among Al Berto’s literary critics. In the context of autofiction/autobiographical studies, we try to present the instability of such terms and the theoretical disputes around them. In light of these concepts, we debate other performative strategies of Al Berto’s poetic, which in the effort to enhance its expressive potential, explored a wide range of ways of saying ‘I’, producing a hybrid, multi-subjective writing, always true to his body and the transparency of his gestures112p.Silva, Tatiana Pequeno daFernandes, Camila do ValleInácio, Emerson da CruzAmaral, Rodolpho Pereira do2021-07-12T20:05:02Z2021-07-12T20:05:02Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22534CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T19:42:29Zoai:app.uff.br:1/22534Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:18:43.301943Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
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