“Um corpo voltou a mover-se no interior do meu”: estratégias performáticas na autoficção de Al Berto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Rodolpho Pereira do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/22534
Resumo: Partindo da proposição de que o corpo em Al Berto é tanto um suporte como um objeto estético, o que se revela no evidente gesto autobiográfico e no incontestável pendor narcisista da sua produção literária, esta dissertação pretende pensar a obra desse poeta destacando atos performáticos elaborados em diferentes domínios artísticos. Realizaremos um percurso analítico acerca de algumas performances realizadas, desde 1985, pelo poeta, e os desdobramentos que suas aparições públicas produziram em sua poesia, nomeadamente a gestão da imagem, a composição corpórea, a modulação da voz ou, noutras palavras, a pose e a máscara. Para tanto, fizemos um recorte temporal a fim de alocar a performance, uma arte de fronteira, no contexto do projeto estético de Al Berto. A seguir, tomamos de empréstimo de distintas áreas do saber assertivas a respeito da voz, da escuta e do corpo, elementos essenciais para a arte da performance. Levamos também em consideração a acepção do termo performance relacionada à performatividade de gênero, que serve de respaldo para pensar os personagens al bertianos que compõem um dissidente universo diegético e permitem, entre outras abordagens, tratar de gênero e sexualidade. Diante disso, a inserção de fotografias torna-se um mecanismo auxiliar para pensar a construção da imagem e o caráter performático de Al Berto. Apontando a imiscuição entre palavra escrita e fotografia, nossa leitura sublinha a extrema coerência da estética de Al Berto no que concerne ao corpo, elemento constante nos seus livros. É também por meio dessa evidência que incutimos na nossa análise apontamentos sobre a ficcionalização de si, estratégia apontada reiteradamente pela crítica acerca da obra de Al Berto. Assim, recorremos a estudos sobre autoficção/autobiografia, mostrando também a instabilidade e a disputa teórica que os termos suscitam. À luz desses conceitos, discutimos outras estratégias performáticas na poética de Al Berto, que buscou reforçar sua capacidade expressiva a fim de dizer eu nos mais variados formatos, produzindo uma escrita híbrida e plurissubjetiva, sempre fiel ao seu corpo e à transparência de seus gestos
id UFF-2_51cb1ece800eb1475586c342bc7daeb1
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/22534
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling “Um corpo voltou a mover-se no interior do meu”: estratégias performáticas na autoficção de Al BertoAl BertoLiteratura portuguesa contemporâneaPerformanceAtos performáticosAutoficçãoBerto, Al, 1948-1997Poesia portuguesaLiteratura portuguesaContemporary portuguese literaturePerformancePerfomative actsAutofictionPartindo da proposição de que o corpo em Al Berto é tanto um suporte como um objeto estético, o que se revela no evidente gesto autobiográfico e no incontestável pendor narcisista da sua produção literária, esta dissertação pretende pensar a obra desse poeta destacando atos performáticos elaborados em diferentes domínios artísticos. Realizaremos um percurso analítico acerca de algumas performances realizadas, desde 1985, pelo poeta, e os desdobramentos que suas aparições públicas produziram em sua poesia, nomeadamente a gestão da imagem, a composição corpórea, a modulação da voz ou, noutras palavras, a pose e a máscara. Para tanto, fizemos um recorte temporal a fim de alocar a performance, uma arte de fronteira, no contexto do projeto estético de Al Berto. A seguir, tomamos de empréstimo de distintas áreas do saber assertivas a respeito da voz, da escuta e do corpo, elementos essenciais para a arte da performance. Levamos também em consideração a acepção do termo performance relacionada à performatividade de gênero, que serve de respaldo para pensar os personagens al bertianos que compõem um dissidente universo diegético e permitem, entre outras abordagens, tratar de gênero e sexualidade. Diante disso, a inserção de fotografias torna-se um mecanismo auxiliar para pensar a construção da imagem e o caráter performático de Al Berto. Apontando a imiscuição entre palavra escrita e fotografia, nossa leitura sublinha a extrema coerência da estética de Al Berto no que concerne ao corpo, elemento constante nos seus livros. É também por meio dessa evidência que incutimos na nossa análise apontamentos sobre a ficcionalização de si, estratégia apontada reiteradamente pela crítica acerca da obra de Al Berto. Assim, recorremos a estudos sobre autoficção/autobiografia, mostrando também a instabilidade e a disputa teórica que os termos suscitam. À luz desses conceitos, discutimos outras estratégias performáticas na poética de Al Berto, que buscou reforçar sua capacidade expressiva a fim de dizer eu nos mais variados formatos, produzindo uma escrita híbrida e plurissubjetiva, sempre fiel ao seu corpo e à transparência de seus gestosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorAssuming that the body, in Al Berto’s poetry, is both a medium and an esthetical object, notably due to its autobiographical gesture and unquestionable narcissist inclination, this Master’s thesis intends to approach the poet’s lyric emphasizing performative acts elaborated in various artistic domains. The essay analyses some of the poet’s performances that have been staged since 1985, and what Al Berto’s public appearances have unfolded in his poetry, namely the role of the poet’s image, the bodily composition, the voice modulation, or, in our words, the pose and the mask. Therefore, we used a time frame in an attempt to allocate the performance, a genre without rigid boundaries, in the context of Al Berto’s esthetical project. Further on, we borrowed different analytical tools from a variety of fields such as the voice, the listening, and the body, essential elements of the performance art. Also, we took into consideration another meaning of the word ‘performance’, related to gender performativity, which serves as an instrument to understand the various ‘al bertian’ characters that create a dissident diegetic universe, thus engaging discussions on genre and sexuality. Therefore, the insertion of photographs in this study becomes an auxiliary mechanism to ponder on Al Berto’s performative character and how the poet manufactures his own image. Pointing out the intertwinements between the written word and photography, we highlight the extreme coherence of Al Berto’s esthetic regarding the body, a recurring element of his books. Following this evidence, the essay approaches discussions on the fictionalization of oneself, a strategy widely identified among Al Berto’s literary critics. In the context of autofiction/autobiographical studies, we try to present the instability of such terms and the theoretical disputes around them. In light of these concepts, we debate other performative strategies of Al Berto’s poetic, which in the effort to enhance its expressive potential, explored a wide range of ways of saying ‘I’, producing a hybrid, multi-subjective writing, always true to his body and the transparency of his gestures112p.Silva, Tatiana Pequeno daFernandes, Camila do ValleInácio, Emerson da CruzAmaral, Rodolpho Pereira do2021-07-12T20:05:02Z2021-07-12T20:05:02Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/22534CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-12-14T19:42:29Zoai:app.uff.br:1/22534Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-12-14T19:42:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv “Um corpo voltou a mover-se no interior do meu”: estratégias performáticas na autoficção de Al Berto
title “Um corpo voltou a mover-se no interior do meu”: estratégias performáticas na autoficção de Al Berto
spellingShingle “Um corpo voltou a mover-se no interior do meu”: estratégias performáticas na autoficção de Al Berto
Amaral, Rodolpho Pereira do
Al Berto
Literatura portuguesa contemporânea
Performance
Atos performáticos
Autoficção
Berto, Al, 1948-1997
Poesia portuguesa
Literatura portuguesa
Contemporary portuguese literature
Performance
Perfomative acts
Autofiction
title_short “Um corpo voltou a mover-se no interior do meu”: estratégias performáticas na autoficção de Al Berto
title_full “Um corpo voltou a mover-se no interior do meu”: estratégias performáticas na autoficção de Al Berto
title_fullStr “Um corpo voltou a mover-se no interior do meu”: estratégias performáticas na autoficção de Al Berto
title_full_unstemmed “Um corpo voltou a mover-se no interior do meu”: estratégias performáticas na autoficção de Al Berto
title_sort “Um corpo voltou a mover-se no interior do meu”: estratégias performáticas na autoficção de Al Berto
author Amaral, Rodolpho Pereira do
author_facet Amaral, Rodolpho Pereira do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Tatiana Pequeno da
Fernandes, Camila do Valle
Inácio, Emerson da Cruz
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Rodolpho Pereira do
dc.subject.por.fl_str_mv Al Berto
Literatura portuguesa contemporânea
Performance
Atos performáticos
Autoficção
Berto, Al, 1948-1997
Poesia portuguesa
Literatura portuguesa
Contemporary portuguese literature
Performance
Perfomative acts
Autofiction
topic Al Berto
Literatura portuguesa contemporânea
Performance
Atos performáticos
Autoficção
Berto, Al, 1948-1997
Poesia portuguesa
Literatura portuguesa
Contemporary portuguese literature
Performance
Perfomative acts
Autofiction
description Partindo da proposição de que o corpo em Al Berto é tanto um suporte como um objeto estético, o que se revela no evidente gesto autobiográfico e no incontestável pendor narcisista da sua produção literária, esta dissertação pretende pensar a obra desse poeta destacando atos performáticos elaborados em diferentes domínios artísticos. Realizaremos um percurso analítico acerca de algumas performances realizadas, desde 1985, pelo poeta, e os desdobramentos que suas aparições públicas produziram em sua poesia, nomeadamente a gestão da imagem, a composição corpórea, a modulação da voz ou, noutras palavras, a pose e a máscara. Para tanto, fizemos um recorte temporal a fim de alocar a performance, uma arte de fronteira, no contexto do projeto estético de Al Berto. A seguir, tomamos de empréstimo de distintas áreas do saber assertivas a respeito da voz, da escuta e do corpo, elementos essenciais para a arte da performance. Levamos também em consideração a acepção do termo performance relacionada à performatividade de gênero, que serve de respaldo para pensar os personagens al bertianos que compõem um dissidente universo diegético e permitem, entre outras abordagens, tratar de gênero e sexualidade. Diante disso, a inserção de fotografias torna-se um mecanismo auxiliar para pensar a construção da imagem e o caráter performático de Al Berto. Apontando a imiscuição entre palavra escrita e fotografia, nossa leitura sublinha a extrema coerência da estética de Al Berto no que concerne ao corpo, elemento constante nos seus livros. É também por meio dessa evidência que incutimos na nossa análise apontamentos sobre a ficcionalização de si, estratégia apontada reiteradamente pela crítica acerca da obra de Al Berto. Assim, recorremos a estudos sobre autoficção/autobiografia, mostrando também a instabilidade e a disputa teórica que os termos suscitam. À luz desses conceitos, discutimos outras estratégias performáticas na poética de Al Berto, que buscou reforçar sua capacidade expressiva a fim de dizer eu nos mais variados formatos, produzindo uma escrita híbrida e plurissubjetiva, sempre fiel ao seu corpo e à transparência de seus gestos
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-12T20:05:02Z
2021-07-12T20:05:02Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/22534
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/22534
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838899431538688