Um análise de concepções errôneas nos livros texto de física do ensino médio adotados pelo MEC para o ano de 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Moacyr Petra da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/7513
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar erros que persistem em aparecer em alguns livros didáticos de Física para o Ensino Médio. Em particular, focamos numa análise dos livros didáticos aprovados pelo MEC para o triênio de 2012 a 2015. A análise foi feita por amostragem. De um total de dez títulos, analisamos duas coleções, a saber, Física, de Newton Villas Boas, Ricardo Helou Doca, Gualter José Biscuola e Física – Ciência e Tecnologia, de Carlos Magno A. Torres, Nicolau Gilberto Ferraro e Paulo Antonio de Toledo Soares, cada uma contendo três volumes, abrangendo o conteúdo de Física básica para o Ensino Médio, e aprovadas pelo PNLD (2012). A metodologia utilizada é a mesma usada pelo MEC, sendo que nos concentramos na análise dos conceitos e definições, que muitas vezes são mal interpretados. Estas más interpretações continuam se propagando até mesmo nos meios universitários. A fundamentação teórica é baseada nas referências no término deste trabalho. Ao final faremos uma discussão visando descobrir se os livros didáticos pesquisados contêm ou não informações, capazes de conduzirem à aprendizagem de conceitos distorcidos, podendo ou não estes textos serem usados por alunos oriundos, na sua maioria, de famílias de baixo poder aquisitivo não justifica serem de má qualidade
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A metodologia utilizada é a mesma usada pelo MEC, sendo que nos concentramos na análise dos conceitos e definições, que muitas vezes são mal interpretados. Estas más interpretações continuam se propagando até mesmo nos meios universitários. A fundamentação teórica é baseada nas referências no término deste trabalho. Ao final faremos uma discussão visando descobrir se os livros didáticos pesquisados contêm ou não informações, capazes de conduzirem à aprendizagem de conceitos distorcidos, podendo ou não estes textos serem usados por alunos oriundos, na sua maioria, de famílias de baixo poder aquisitivo não justifica serem de má qualidadeEste trabajo tiene como objetivo mostrar los errores que persisten em algunos libros de texto aparecen en Física de La Escuela Secundaria . En particular, nos centramos em el análisis de los libros de texto aprobados por el MEC para El trienio 2012-2014. El análisis se realizó por muestreo . Un total de diez títulos , analizamos dos colecciones , a saber , la física , Newton Villas Boas, Ricardo Helou Dock, José Gualter Biscuola y Física - Ciencia y Tecnología, Carlomagno A. Torres, Nicolás Ferraro Gilberto y Antonio Paulo Soares de Toledo , cada uno com tres volúmenes que cubren los contenidos de Física Básica de La Educación Secundaria y aprobado por PNLD ( 2012). La metodología utilizada es la misma utilizada por el MEC , con especial atención en el análisis de conceptos y definiciones, que a menudo son mal interpretados . Estas malas interpretaciones continúan extendiendo incluso em el mundo académico. El marco teórico se basa em las referencias al final de este trabajo. Al final vamos a discutir el análisis de si los libros de texto encuestados contienen información o no, capaces de conducir a conceptos distorsionados de aprendizaje , que pudiendo o no estos textos ser usados por alumnos oriundos, en su mayoría, de familias de bajo poder el comprador no justifica ser de mala calidad,buscando , em lo posible , tener em cuenta la realidad socioeconómica de los estudiantesCe travail vise à montrer les erreurs qui persistent dans certains manuels scolaires apparaissent en physique de l'école secondaire . Et en particulier , nous nous concentrons sur l'analyse des manuels approuvés par le MEC pour la période triennale 2012-2014 . L' analyse a été effectuée par échantillonnage . Un total de dix titres , nous avons analysé deux collections , à savoir , la physique , Newton Villas Boas , Ricardo Helou Dock , José Gualter Biscuola et Physique - Sciences et technologie , Charlemagne A. Torres , Nicolas Ferraro Gilberto et Antonio Paulo Soares de Toledo , contenant chacun trois volumes couvrant le contenu de la physique de base de l'enseignement secondaire et approuvé par PNLD (2012 ) . La méthodologie utilisée est la même que celle utilisée par la MEC , en mettant l'accent sur l'analyse des concepts et des définitions , qui sont souvent mal interprétées . Ces interprétations erronées continuent d'étalement , même dans les milieux universitaires . Le cadre théorique est basé sur les références à la fin de ce travail . A la fin, nous aurons une discussion visant à savoir si les manuels répondants contiennent ou aucune information, ce qui peut conduire à l'apprentissage des concepts deformes, que d'être des étudiants qui viennent pour la plupart issus de familles pauvres en mesure ou non ces textes sont utilisés ne justifie pas d'être de mauvaise qualitéSouza, José Antônio eCosta, Éden VieiraMansur, Newton Luiz PiresSilva, Moacyr Petra da2018-09-17T20:00:04Z2018-09-17T20:00:04Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfSILVA, Moacyr Petra da. Um análise de concepções errôneas nos livros texto de física do ensino médio adotados pelo MEC para o ano de 2015. 2018. 72f. 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