Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carolina Carvalho
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29373
Resumo: Trata da difusão em arquivos com o objetivo de investigar as acepções da temática nos currículos atuais dos cursos de bacharelado em Arquivologia ofertados na região sudeste. Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica de abordagem exploratória- descritiva, conforme Gil (2017) e Marconi e Lakatos (2003). Discute as abordagens da difusão na Arquivologia a partir de obras de referência e dos trabalhos de autores como Aldabalde e Rodrigues (2015), Bellotto (2006), Chaves (2017), Martendal e Silva (2020b) e Rockembach (2015). Trata do histórico dos cursos de graduação da área com base nas pesquisas de Ferreira e Konrad (2017), Pazos (2019) e Tanus e Araújo (2013). Identifica investigações anteriores sobre os currículos de ensino superior da Arquivologia, como as realizadas por Duarte e Costa (2019), Martendal (2018), bem como Sousa e Oliveira (2014). Emprega no trabalho com os currículos a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016). Utiliza as categorias “difusão na perspectiva da mediação direta” e “difusão na perspectiva da mediação indireta”, diferenciadas pela ideia da participação ativa do usuário. Reconhece a menor representatividade da temática difusão no curso da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, o de maior carga horária. Observa que na Universidade Federal do Espírito Santo e na Universidade Federal de Minas Gerais as duas categorizações de difusão são abordadas de forma equilibrada. Pondera que no curso da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro a difusão é mais abordada em disciplinas optativas. Conclui que a temática deve ser inserida de forma ampla nos currículos para propiciar o reconhecimento do aspecto social dos arquivos e profissionais por parte da sociedade. Indica que o processo de revisão pelo qual os currículos têm passado nos últimos anos pode resultar em maior presença do tema difusão, como analisado na Universidade Federal Fluminense.
id UFF-2_53916324204ab72359129aea00efd5c7
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29373
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudesteDifusão em arquivosEnsino de arquivologiaCurrículo de ensinoEnsino de ArquivologiaCurrículoRegião sudeste (Brasil)Archival outreachArchival educationCurriculumTrata da difusão em arquivos com o objetivo de investigar as acepções da temática nos currículos atuais dos cursos de bacharelado em Arquivologia ofertados na região sudeste. Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica de abordagem exploratória- descritiva, conforme Gil (2017) e Marconi e Lakatos (2003). Discute as abordagens da difusão na Arquivologia a partir de obras de referência e dos trabalhos de autores como Aldabalde e Rodrigues (2015), Bellotto (2006), Chaves (2017), Martendal e Silva (2020b) e Rockembach (2015). Trata do histórico dos cursos de graduação da área com base nas pesquisas de Ferreira e Konrad (2017), Pazos (2019) e Tanus e Araújo (2013). Identifica investigações anteriores sobre os currículos de ensino superior da Arquivologia, como as realizadas por Duarte e Costa (2019), Martendal (2018), bem como Sousa e Oliveira (2014). Emprega no trabalho com os currículos a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016). Utiliza as categorias “difusão na perspectiva da mediação direta” e “difusão na perspectiva da mediação indireta”, diferenciadas pela ideia da participação ativa do usuário. Reconhece a menor representatividade da temática difusão no curso da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, o de maior carga horária. Observa que na Universidade Federal do Espírito Santo e na Universidade Federal de Minas Gerais as duas categorizações de difusão são abordadas de forma equilibrada. Pondera que no curso da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro a difusão é mais abordada em disciplinas optativas. Conclui que a temática deve ser inserida de forma ampla nos currículos para propiciar o reconhecimento do aspecto social dos arquivos e profissionais por parte da sociedade. Indica que o processo de revisão pelo qual os currículos têm passado nos últimos anos pode resultar em maior presença do tema difusão, como analisado na Universidade Federal Fluminense.This undergraduate thesis refers to archival outreach, aimed at investigating the meanings of this topic within current curricula of bachelor’s degree courses in Archival Science held in Southeastern region of Brazil. Methodologically, it is characterized as a bibliographical exploratory–descriptive research, according to Gil (2017) and Marconi and Lakatos (2003). It discusses archival outreach approaches from reference works by authors such as Aldabalde and Rodrigues (2015), Bellotto (2006), Chaves (2017), Martendal e Silva (2020b) and Rockembach (2015). This paper further deals with the history of undergraduate course within this field based on the research made by Ferreira and Konrad (2017), Pazos (2019), as well as Tanus and Araújo (2013). It identifies previous investigations related to Archival Science higher education curricula, such as those carried out by Duarte and Costa (2019), Martendal (2018), and also Sousa and Oliveira (2014). The content analysis technique by Bardin (2016) is employed during the curricula research. This paper also uses the categories “outreach from direct mediation perspective” and “outreach from indirect mediation perspective”, differentiated by the idea of active user participation. It finds a lesser representativeness of outreach in the course held by Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, which has the highest-class hours. It also observes that Universidade Federal do Espírito Santo and Universidade Federal de Minas Gerais provides both outreach categories in a balanced manner. It contemplates that the course held at Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro mostly addresses outreach topics in optional subjects. It concludes that this theme must be widely provided in higher education curricular in order to promote the acknowledgement of the social aspect of archives and their professionals by the society. It further claims that the review processes under which the curricula have been through over the last years may result in a greater presence of archival outreach topics, as seen in Universidade Federal Fluminense.64 p.Souza, Elisabete Gonçalves deFonseca, Vitor Manoel Marques daCabral, Rosimere MendesRodrigues, Carolina Carvalho2023-07-17T12:32:08Z2023-07-17T12:32:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRodrigues, Carolina Carvalho. Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29373CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-07-17T12:32:13Zoai:app.uff.br:1/29373Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-07-17T12:32:13Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste
title Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste
spellingShingle Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste
Rodrigues, Carolina Carvalho
Difusão em arquivos
Ensino de arquivologia
Currículo de ensino
Ensino de Arquivologia
Currículo
Região sudeste (Brasil)
Archival outreach
Archival education
Curriculum
title_short Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste
title_full Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste
title_fullStr Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste
title_full_unstemmed Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste
title_sort Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste
author Rodrigues, Carolina Carvalho
author_facet Rodrigues, Carolina Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Elisabete Gonçalves de
Fonseca, Vitor Manoel Marques da
Cabral, Rosimere Mendes
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Carolina Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Difusão em arquivos
Ensino de arquivologia
Currículo de ensino
Ensino de Arquivologia
Currículo
Região sudeste (Brasil)
Archival outreach
Archival education
Curriculum
topic Difusão em arquivos
Ensino de arquivologia
Currículo de ensino
Ensino de Arquivologia
Currículo
Região sudeste (Brasil)
Archival outreach
Archival education
Curriculum
description Trata da difusão em arquivos com o objetivo de investigar as acepções da temática nos currículos atuais dos cursos de bacharelado em Arquivologia ofertados na região sudeste. Metodologicamente, caracteriza-se como pesquisa bibliográfica de abordagem exploratória- descritiva, conforme Gil (2017) e Marconi e Lakatos (2003). Discute as abordagens da difusão na Arquivologia a partir de obras de referência e dos trabalhos de autores como Aldabalde e Rodrigues (2015), Bellotto (2006), Chaves (2017), Martendal e Silva (2020b) e Rockembach (2015). Trata do histórico dos cursos de graduação da área com base nas pesquisas de Ferreira e Konrad (2017), Pazos (2019) e Tanus e Araújo (2013). Identifica investigações anteriores sobre os currículos de ensino superior da Arquivologia, como as realizadas por Duarte e Costa (2019), Martendal (2018), bem como Sousa e Oliveira (2014). Emprega no trabalho com os currículos a técnica da análise de conteúdo de Bardin (2016). Utiliza as categorias “difusão na perspectiva da mediação direta” e “difusão na perspectiva da mediação indireta”, diferenciadas pela ideia da participação ativa do usuário. Reconhece a menor representatividade da temática difusão no curso da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, o de maior carga horária. Observa que na Universidade Federal do Espírito Santo e na Universidade Federal de Minas Gerais as duas categorizações de difusão são abordadas de forma equilibrada. Pondera que no curso da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro a difusão é mais abordada em disciplinas optativas. Conclui que a temática deve ser inserida de forma ampla nos currículos para propiciar o reconhecimento do aspecto social dos arquivos e profissionais por parte da sociedade. Indica que o processo de revisão pelo qual os currículos têm passado nos últimos anos pode resultar em maior presença do tema difusão, como analisado na Universidade Federal Fluminense.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-17T12:32:08Z
2023-07-17T12:32:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Rodrigues, Carolina Carvalho. Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29373
identifier_str_mv Rodrigues, Carolina Carvalho. Difusão: um olhar sobre os currículos dos cursos de graduação em Arquivologia da região sudeste. 2022. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Instituto de Arte e Comunicação Social, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1797044754938068992