Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Flávia Dias
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/29995
Resumo: Este estudo, intitulado 'Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes', teve como o objetivo geral pesquisar os reflexos da atual Política Nacional de Alfabetização (PNA) nas experiências formativas e práticas pedagógicas de professores alfabetizadores da Escola Municipal Professora Dalva Lazaroni/RJ. Enquanto objetivos específicos a pesquisa examinou e discutiu a proposta da Política Nacional de Alfabetização e sua dimensão pedagógica; conheceu através de narrativas de professores alfabetizadores o processo de alfabetização em suas trajetórias de vida e formação e analisou como os mesmos percebem a PNA e seus impactos nas suas práticas pedagógicas relacionadas ao processo de alfabetização. A metodologia de pesquisa escolhida foi a conversa (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2018), dentro da abordagem da Pesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica a partir de autores como Ferrarotti (2010), Josso (2004), Nóvoa (1992). O estudo concluiu que as professoras apontaram explicitamente o quanto se sentem insatisfeitas com o afastamento que há entre o que o texto legal das políticas públicas voltadas para alfabetização, em específico a PNA, se propõe a fazer e o que realmente oferecem efetivamente.
id UFF-2_5438f33380e62e917813ac84d59fb2d2
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/29995
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentesAlfabetizaçãoPolítica Nacional de Alfabetização (PNA)Formação DocenteAlfabetizaçãoFormação docenteLiteracyNational Literacy Policy (PNA)Teacher TrainingEste estudo, intitulado 'Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes', teve como o objetivo geral pesquisar os reflexos da atual Política Nacional de Alfabetização (PNA) nas experiências formativas e práticas pedagógicas de professores alfabetizadores da Escola Municipal Professora Dalva Lazaroni/RJ. Enquanto objetivos específicos a pesquisa examinou e discutiu a proposta da Política Nacional de Alfabetização e sua dimensão pedagógica; conheceu através de narrativas de professores alfabetizadores o processo de alfabetização em suas trajetórias de vida e formação e analisou como os mesmos percebem a PNA e seus impactos nas suas práticas pedagógicas relacionadas ao processo de alfabetização. A metodologia de pesquisa escolhida foi a conversa (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2018), dentro da abordagem da Pesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica a partir de autores como Ferrarotti (2010), Josso (2004), Nóvoa (1992). O estudo concluiu que as professoras apontaram explicitamente o quanto se sentem insatisfeitas com o afastamento que há entre o que o texto legal das políticas públicas voltadas para alfabetização, em específico a PNA, se propõe a fazer e o que realmente oferecem efetivamente.This study, entitled 'Impacts of the National Literacy Policy (PNA) on the teachers' formative processes', had as its general objective to research the reflections of the current National Literacy Policy (PNA) on the formative experiences and pedagogical practices of literacy teachers from the Professora Dalva Lazaroni Municipal School/RJ. As specific objectives the research examined and discussed the proposal of the National Literacy Policy and its pedagogical dimension; got to know through literacy teachers' narratives the literacy process in their life and training trajectories and analyzed how they perceive the PNA and its impacts on their pedagogical practices related to the literacy process. The research methodology chosen was the conversation (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2018), within the approach of Narrative (Auto)Biographical Research Training from authors such as Ferrarotti (2010), Josso (2004), Nóvoa (1992). The study concluded that the teachers explicitly pointed out how dissatisfied they feel with the gap between what the legal text of public policies aimed at literacy, specifically the PNA, proposes to do and what they actually offer.147 pHenriques, Eda Maria de OliveiraSilva, Marcia Maria eVarani, AdrianaMunhoz, Silmara Carina DornelasBento, Flávia Dias2023-08-17T13:49:11Z2023-08-17T13:49:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBENTO, Flávia Dias. Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes. 2023. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.http://app.uff.br/riuff/handle/1/29995CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-08-17T13:49:15Zoai:app.uff.br:1/29995Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:04:18.707702Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes
title Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes
spellingShingle Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes
Bento, Flávia Dias
Alfabetização
Política Nacional de Alfabetização (PNA)
Formação Docente
Alfabetização
Formação docente
Literacy
National Literacy Policy (PNA)
Teacher Training
title_short Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes
title_full Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes
title_fullStr Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes
title_full_unstemmed Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes
title_sort Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes
author Bento, Flávia Dias
author_facet Bento, Flávia Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Eda Maria de Oliveira
Silva, Marcia Maria e
Varani, Adriana
Munhoz, Silmara Carina Dornelas
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Flávia Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Política Nacional de Alfabetização (PNA)
Formação Docente
Alfabetização
Formação docente
Literacy
National Literacy Policy (PNA)
Teacher Training
topic Alfabetização
Política Nacional de Alfabetização (PNA)
Formação Docente
Alfabetização
Formação docente
Literacy
National Literacy Policy (PNA)
Teacher Training
description Este estudo, intitulado 'Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes', teve como o objetivo geral pesquisar os reflexos da atual Política Nacional de Alfabetização (PNA) nas experiências formativas e práticas pedagógicas de professores alfabetizadores da Escola Municipal Professora Dalva Lazaroni/RJ. Enquanto objetivos específicos a pesquisa examinou e discutiu a proposta da Política Nacional de Alfabetização e sua dimensão pedagógica; conheceu através de narrativas de professores alfabetizadores o processo de alfabetização em suas trajetórias de vida e formação e analisou como os mesmos percebem a PNA e seus impactos nas suas práticas pedagógicas relacionadas ao processo de alfabetização. A metodologia de pesquisa escolhida foi a conversa (RIBEIRO; SOUZA; SAMPAIO, 2018), dentro da abordagem da Pesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica a partir de autores como Ferrarotti (2010), Josso (2004), Nóvoa (1992). O estudo concluiu que as professoras apontaram explicitamente o quanto se sentem insatisfeitas com o afastamento que há entre o que o texto legal das políticas públicas voltadas para alfabetização, em específico a PNA, se propõe a fazer e o que realmente oferecem efetivamente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-17T13:49:11Z
2023-08-17T13:49:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BENTO, Flávia Dias. Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes. 2023. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/29995
identifier_str_mv BENTO, Flávia Dias. Impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) nos processos formativos docentes. 2023. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2023.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/29995
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823651357458432