Método Gmres para sistemas lineares esparsos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leonardo Hilário da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12484
Resumo: A resolução de sistemas lineares esparsos é de grande interesse em diversas áreas da ciência. Logo, é natural que vários métodos tenham sido desenvolvidos a fim de facilitar a realização dessa tarefa. Para resolver sistemas lineares esparsos os métodos iterativos podem ser mais eficientes que os métodos diretos, como é o caso do método GMRES apresentado por Saad e Schultz (1986). Este método tem a vantagem sobre outros métodos iterativos, pois converge para sistemas lineares em que as matrizes não são definidas positivas ou simétricas. Uma maneira eficiente de implementar um método de resolução de sistemas lineares de grande porte e esparsos é armazenar apenas os elementos não nulos utilizando estrutura de dados apropriada, para que possa economizar tempo e memória. Assim, neste trabalho pesquisamos e implementamos o método GMRES reinicializado com a estrutura de dados CSR e incorporamos quatro pré-condicionadores para melhorar a qualidade da solução e tornar a convergência mais rápida. Os resultados obtidos mostraram que o método convergiu para diversos problemas e que o uso da estrutura CSR e dos pré-condicionadores melhoraram muito o desempenho do método GMRES.
id UFF-2_543c7e9199dd28927a5d963012676fdb
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12484
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Método Gmres para sistemas lineares esparsosComputaçãoA resolução de sistemas lineares esparsos é de grande interesse em diversas áreas da ciência. Logo, é natural que vários métodos tenham sido desenvolvidos a fim de facilitar a realização dessa tarefa. Para resolver sistemas lineares esparsos os métodos iterativos podem ser mais eficientes que os métodos diretos, como é o caso do método GMRES apresentado por Saad e Schultz (1986). Este método tem a vantagem sobre outros métodos iterativos, pois converge para sistemas lineares em que as matrizes não são definidas positivas ou simétricas. Uma maneira eficiente de implementar um método de resolução de sistemas lineares de grande porte e esparsos é armazenar apenas os elementos não nulos utilizando estrutura de dados apropriada, para que possa economizar tempo e memória. Assim, neste trabalho pesquisamos e implementamos o método GMRES reinicializado com a estrutura de dados CSR e incorporamos quatro pré-condicionadores para melhorar a qualidade da solução e tornar a convergência mais rápida. Os resultados obtidos mostraram que o método convergiu para diversos problemas e que o uso da estrutura CSR e dos pré-condicionadores melhoraram muito o desempenho do método GMRES.In several areas of science it is possible to come across problems in the form of a linear system, but, in particular large-size systems, very large dimension, and sparse, most of their coefficients are zero. For this reason, over the years, several methods have been developed to solve these types of problems, as well as techniques to make the method more efficient and / or to improve the quality of the solution found. Among the methods of solving linear systems, the GMRES has stood out currently. In this work the GMRES iterative method, in its reinitialized form, will be studied to solve these types of problems, as well as the use of the CSR data structure (to improve its efficiency) and preconditioners (to improve the quality of the solution found). The results showed how the use of this structure and the preconditioners proved to be advantageous for solving small, medium and large problems, especially the more sparse.Sousa, Ricardo SilveiraSilva, Leonardo Hilário da2019-12-11T22:41:52Z2019-12-11T22:41:52Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/12484Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-02-02T22:29:05Zoai:app.uff.br:1/12484Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202023-02-02T22:29:05Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Método Gmres para sistemas lineares esparsos
title Método Gmres para sistemas lineares esparsos
spellingShingle Método Gmres para sistemas lineares esparsos
Silva, Leonardo Hilário da
Computação
title_short Método Gmres para sistemas lineares esparsos
title_full Método Gmres para sistemas lineares esparsos
title_fullStr Método Gmres para sistemas lineares esparsos
title_full_unstemmed Método Gmres para sistemas lineares esparsos
title_sort Método Gmres para sistemas lineares esparsos
author Silva, Leonardo Hilário da
author_facet Silva, Leonardo Hilário da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ricardo Silveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leonardo Hilário da
dc.subject.por.fl_str_mv Computação
topic Computação
description A resolução de sistemas lineares esparsos é de grande interesse em diversas áreas da ciência. Logo, é natural que vários métodos tenham sido desenvolvidos a fim de facilitar a realização dessa tarefa. Para resolver sistemas lineares esparsos os métodos iterativos podem ser mais eficientes que os métodos diretos, como é o caso do método GMRES apresentado por Saad e Schultz (1986). Este método tem a vantagem sobre outros métodos iterativos, pois converge para sistemas lineares em que as matrizes não são definidas positivas ou simétricas. Uma maneira eficiente de implementar um método de resolução de sistemas lineares de grande porte e esparsos é armazenar apenas os elementos não nulos utilizando estrutura de dados apropriada, para que possa economizar tempo e memória. Assim, neste trabalho pesquisamos e implementamos o método GMRES reinicializado com a estrutura de dados CSR e incorporamos quatro pré-condicionadores para melhorar a qualidade da solução e tornar a convergência mais rápida. Os resultados obtidos mostraram que o método convergiu para diversos problemas e que o uso da estrutura CSR e dos pré-condicionadores melhoraram muito o desempenho do método GMRES.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-12-11T22:41:52Z
2019-12-11T22:41:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/12484
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12484
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135495361167360