Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | http://app.uff.br/riuff/handle/1/28060 |
Resumo: | O presente trabalho trata do desenvolvimento de um conjunto mesa e banco com foco no ensino de artes para crianças de 6 a 11 anos. Os estudos nesse relatório apresentam observações feitas durante visitas a escolas e abordagens de autores tanto no âmbito educacional quanto no âmbito do design. Além disso, análise de situações, artefatos similares, ferramentas e metodologias utilizadas são explicitadas até a consolidação das definições de requisitos e restrições que dão rumo ao processo projetual. O resultado final foi um mobiliário intuitivo, que incentiva o aluno a manter o espaço e os materiais organizados e propício para que ele se sinta a vontade e inspirado para desenvolver sua auto-expressão, sua análise de mundo, questionando, refletindo e permitindo a expansão de sua capacidade criativa. |
id |
UFF-2_549699c5c0cdf7856ae3ed2a98ee16e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/28060 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantilMobiliárioEscolaAula de ArteMobiliário escolarDesignDesenvolvimento de produtoFurnitureSchoolArt ClassO presente trabalho trata do desenvolvimento de um conjunto mesa e banco com foco no ensino de artes para crianças de 6 a 11 anos. Os estudos nesse relatório apresentam observações feitas durante visitas a escolas e abordagens de autores tanto no âmbito educacional quanto no âmbito do design. Além disso, análise de situações, artefatos similares, ferramentas e metodologias utilizadas são explicitadas até a consolidação das definições de requisitos e restrições que dão rumo ao processo projetual. O resultado final foi um mobiliário intuitivo, que incentiva o aluno a manter o espaço e os materiais organizados e propício para que ele se sinta a vontade e inspirado para desenvolver sua auto-expressão, sua análise de mundo, questionando, refletindo e permitindo a expansão de sua capacidade criativa.The present work shows the development of a school furniture focused on the teaching of arts for children from 6 to 11 years. The studies in this report present observations made during school visits and author approaches in both educational and design settings. Also, the observation of the classes, similar artifacts, tools and methodologies used are explained until the consolidation of definitions of requirements and constraints that lead to the design process. The result was an intuitive furniture, which encourages the student to keep the space and the materials organized and conducive for the student to feel inspired to develop their self-expression, their vision of the world, questioning, reflecting and allowing the expansion of their creative capacity.75 p.Oliveira, Giuseppe Amado dePereira, Regina Célia de SouzaLima, Renata VilanovaAmaral, Marcela Silva do2023-03-06T16:06:03Z2023-03-06T16:06:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMARAL, Marcela Silva do. Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017http://app.uff.br/riuff/handle/1/28060CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-06T16:06:07Zoai:app.uff.br:1/28060Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:17.866405Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil |
title |
Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil |
spellingShingle |
Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil Amaral, Marcela Silva do Mobiliário Escola Aula de Arte Mobiliário escolar Design Desenvolvimento de produto Furniture School Art Class |
title_short |
Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil |
title_full |
Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil |
title_fullStr |
Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil |
title_full_unstemmed |
Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil |
title_sort |
Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil |
author |
Amaral, Marcela Silva do |
author_facet |
Amaral, Marcela Silva do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Giuseppe Amado de Pereira, Regina Célia de Souza Lima, Renata Vilanova |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaral, Marcela Silva do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobiliário Escola Aula de Arte Mobiliário escolar Design Desenvolvimento de produto Furniture School Art Class |
topic |
Mobiliário Escola Aula de Arte Mobiliário escolar Design Desenvolvimento de produto Furniture School Art Class |
description |
O presente trabalho trata do desenvolvimento de um conjunto mesa e banco com foco no ensino de artes para crianças de 6 a 11 anos. Os estudos nesse relatório apresentam observações feitas durante visitas a escolas e abordagens de autores tanto no âmbito educacional quanto no âmbito do design. Além disso, análise de situações, artefatos similares, ferramentas e metodologias utilizadas são explicitadas até a consolidação das definições de requisitos e restrições que dão rumo ao processo projetual. O resultado final foi um mobiliário intuitivo, que incentiva o aluno a manter o espaço e os materiais organizados e propício para que ele se sinta a vontade e inspirado para desenvolver sua auto-expressão, sua análise de mundo, questionando, refletindo e permitindo a expansão de sua capacidade criativa. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-06T16:06:03Z 2023-03-06T16:06:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AMARAL, Marcela Silva do. Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017 http://app.uff.br/riuff/handle/1/28060 |
identifier_str_mv |
AMARAL, Marcela Silva do. Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017 |
url |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823559632224256 |