Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Marcela Silva do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/28060
Resumo: O presente trabalho trata do desenvolvimento de um conjunto mesa e banco com foco no ensino de artes para crianças de 6 a 11 anos. Os estudos nesse relatório apresentam observações feitas durante visitas a escolas e abordagens de autores tanto no âmbito educacional quanto no âmbito do design. Além disso, análise de situações, artefatos similares, ferramentas e metodologias utilizadas são explicitadas até a consolidação das definições de requisitos e restrições que dão rumo ao processo projetual. O resultado final foi um mobiliário intuitivo, que incentiva o aluno a manter o espaço e os materiais organizados e propício para que ele se sinta a vontade e inspirado para desenvolver sua auto-expressão, sua análise de mundo, questionando, refletindo e permitindo a expansão de sua capacidade criativa.
id UFF-2_549699c5c0cdf7856ae3ed2a98ee16e9
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/28060
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantilMobiliárioEscolaAula de ArteMobiliário escolarDesignDesenvolvimento de produtoFurnitureSchoolArt ClassO presente trabalho trata do desenvolvimento de um conjunto mesa e banco com foco no ensino de artes para crianças de 6 a 11 anos. Os estudos nesse relatório apresentam observações feitas durante visitas a escolas e abordagens de autores tanto no âmbito educacional quanto no âmbito do design. Além disso, análise de situações, artefatos similares, ferramentas e metodologias utilizadas são explicitadas até a consolidação das definições de requisitos e restrições que dão rumo ao processo projetual. O resultado final foi um mobiliário intuitivo, que incentiva o aluno a manter o espaço e os materiais organizados e propício para que ele se sinta a vontade e inspirado para desenvolver sua auto-expressão, sua análise de mundo, questionando, refletindo e permitindo a expansão de sua capacidade criativa.The present work shows the development of a school furniture focused on the teaching of arts for children from 6 to 11 years. The studies in this report present observations made during school visits and author approaches in both educational and design settings. Also, the observation of the classes, similar artifacts, tools and methodologies used are explained until the consolidation of definitions of requirements and constraints that lead to the design process. The result was an intuitive furniture, which encourages the student to keep the space and the materials organized and conducive for the student to feel inspired to develop their self-expression, their vision of the world, questioning, reflecting and allowing the expansion of their creative capacity.75 p.Oliveira, Giuseppe Amado dePereira, Regina Célia de SouzaLima, Renata VilanovaAmaral, Marcela Silva do2023-03-06T16:06:03Z2023-03-06T16:06:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAMARAL, Marcela Silva do. Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017http://app.uff.br/riuff/handle/1/28060CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2023-03-06T16:06:07Zoai:app.uff.br:1/28060Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:45:17.866405Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil
title Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil
spellingShingle Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil
Amaral, Marcela Silva do
Mobiliário
Escola
Aula de Arte
Mobiliário escolar
Design
Desenvolvimento de produto
Furniture
School
Art Class
title_short Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil
title_full Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil
title_fullStr Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil
title_full_unstemmed Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil
title_sort Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil
author Amaral, Marcela Silva do
author_facet Amaral, Marcela Silva do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Giuseppe Amado de
Pereira, Regina Célia de Souza
Lima, Renata Vilanova
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Marcela Silva do
dc.subject.por.fl_str_mv Mobiliário
Escola
Aula de Arte
Mobiliário escolar
Design
Desenvolvimento de produto
Furniture
School
Art Class
topic Mobiliário
Escola
Aula de Arte
Mobiliário escolar
Design
Desenvolvimento de produto
Furniture
School
Art Class
description O presente trabalho trata do desenvolvimento de um conjunto mesa e banco com foco no ensino de artes para crianças de 6 a 11 anos. Os estudos nesse relatório apresentam observações feitas durante visitas a escolas e abordagens de autores tanto no âmbito educacional quanto no âmbito do design. Além disso, análise de situações, artefatos similares, ferramentas e metodologias utilizadas são explicitadas até a consolidação das definições de requisitos e restrições que dão rumo ao processo projetual. O resultado final foi um mobiliário intuitivo, que incentiva o aluno a manter o espaço e os materiais organizados e propício para que ele se sinta a vontade e inspirado para desenvolver sua auto-expressão, sua análise de mundo, questionando, refletindo e permitindo a expansão de sua capacidade criativa.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-06T16:06:03Z
2023-03-06T16:06:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AMARAL, Marcela Silva do. Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017
http://app.uff.br/riuff/handle/1/28060
identifier_str_mv AMARAL, Marcela Silva do. Conjunto banco e mesa tri para educação artística infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Desenho Industrial) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/28060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823559632224256