Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11764 |
Resumo: | O presente trabalho consiste da elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas relacionadas ao ensino da óptica na modalidade Centro de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA). A primeira sequência versa sobre a refração da luz, e a segunda sobre a formação de imagens por lentes. Explorando o caráter de ensino semipresencial, com atividades desenvolvidas na plataforma Moodle, as sequências desenvolvem o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) através do uso de simulação computacional do PhET (tecnologia educacional em física), com observações e respostas às simulações preenchidas em formulário eletrônico, possibilitando aos alunos realizarem as atividades tanto no ambiente escolar quanto em casa. A experiência permitiu constatar a eficácia na construção do seu próprio conhecimento em um ambiente de estímulo e motivação, com ocorrência de aprendizagem significativa através de um material potencialmente significativo, além do grande envolvimento dos alunos, um excelente aproveitamento em classe |
id |
UFF-2_54c72a33e43593d7531bbbd6446fdbce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11764 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJAEnsino de FísicaÓpticaTecnologias de informação e comunicaçãoEnsino de FísicaTICSequência didáticaPhysics educationOpticsInformation and communication technologiesO presente trabalho consiste da elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas relacionadas ao ensino da óptica na modalidade Centro de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA). A primeira sequência versa sobre a refração da luz, e a segunda sobre a formação de imagens por lentes. Explorando o caráter de ensino semipresencial, com atividades desenvolvidas na plataforma Moodle, as sequências desenvolvem o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) através do uso de simulação computacional do PhET (tecnologia educacional em física), com observações e respostas às simulações preenchidas em formulário eletrônico, possibilitando aos alunos realizarem as atividades tanto no ambiente escolar quanto em casa. A experiência permitiu constatar a eficácia na construção do seu próprio conhecimento em um ambiente de estímulo e motivação, com ocorrência de aprendizagem significativa através de um material potencialmente significativo, além do grande envolvimento dos alunos, um excelente aproveitamento em classeCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESIn this work we present the elaboration, application and analysis of two didactic sequences for teaching of optics in the Young and Adult teaching modality. The first sequence is about the refraction of light and the second about the formation of images by lenses. Exploring the blended presential teaching character, with activities in the Moodle platform, the sequences develop the use of information and communication technologies (ICT’s) through the use of PHET simulation and observations and responses to the simulations in an electronic form so that the students can perform in both in the school and in the home environment. We observed a great involvement of the students and an excellent.116f.Huguenin, José Augusto OliveiraCarvalho, Carlos Vitor de AlencarZarro, Carlos Augusto DominguesSilva, Ladário dahttp://lattes.cnpq.br/5806476476274947http://lattes.cnpq.br/2158983308518609http://lattes.cnpq.br/4207417342090177http://lattes.cnpq.br/3743563498830737Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho2019-10-22T21:19:46Z2019-10-22T21:19:46Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSANT'ANNA, Agnaldo de Carvalho. Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018.https://app.uff.br/riuff/handle/1/11764Aluno de Mestradohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-20T14:17:36Zoai:app.uff.br:1/11764Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-20T14:17:36Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA |
title |
Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA |
spellingShingle |
Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho Ensino de Física Óptica Tecnologias de informação e comunicação Ensino de Física TIC Sequência didática Physics education Optics Information and communication technologies |
title_short |
Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA |
title_full |
Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA |
title_fullStr |
Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA |
title_full_unstemmed |
Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA |
title_sort |
Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA |
author |
Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho |
author_facet |
Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Huguenin, José Augusto Oliveira Carvalho, Carlos Vitor de Alencar Zarro, Carlos Augusto Domingues Silva, Ladário da http://lattes.cnpq.br/5806476476274947 http://lattes.cnpq.br/2158983308518609 http://lattes.cnpq.br/4207417342090177 http://lattes.cnpq.br/3743563498830737 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sant´Anna, Agnaldo de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Física Óptica Tecnologias de informação e comunicação Ensino de Física TIC Sequência didática Physics education Optics Information and communication technologies |
topic |
Ensino de Física Óptica Tecnologias de informação e comunicação Ensino de Física TIC Sequência didática Physics education Optics Information and communication technologies |
description |
O presente trabalho consiste da elaboração, aplicação e análise de duas sequências didáticas relacionadas ao ensino da óptica na modalidade Centro de Estudos de Jovens e Adultos (CEJA). A primeira sequência versa sobre a refração da luz, e a segunda sobre a formação de imagens por lentes. Explorando o caráter de ensino semipresencial, com atividades desenvolvidas na plataforma Moodle, as sequências desenvolvem o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) através do uso de simulação computacional do PhET (tecnologia educacional em física), com observações e respostas às simulações preenchidas em formulário eletrônico, possibilitando aos alunos realizarem as atividades tanto no ambiente escolar quanto em casa. A experiência permitiu constatar a eficácia na construção do seu próprio conhecimento em um ambiente de estímulo e motivação, com ocorrência de aprendizagem significativa através de um material potencialmente significativo, além do grande envolvimento dos alunos, um excelente aproveitamento em classe |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-10-22T21:19:46Z 2019-10-22T21:19:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANT'ANNA, Agnaldo de Carvalho. Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. https://app.uff.br/riuff/handle/1/11764 Aluno de Mestrado |
identifier_str_mv |
SANT'ANNA, Agnaldo de Carvalho. Sequência didática para ensino de óptica: um olhar para modalidade CEJA. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)- Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda, 2018. Aluno de Mestrado |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11764 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1807838811707670528 |