Dislexia e o processo de medicalização da aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/9703 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo reflexivo sobre o conceito de dislexia e a criação de uma suposta patologia. Além de debater sobre o processo de medicalização que a cada dia vem se fortalecendo no processo de ensino aprendizagem de crianças que trazem consigo diversos diagnósticos, em especial, a dislexia. Apresenta um estudo de caso de uma mediação escolar que se torna essencial a ponto de analisar todo o contexto de uma criança dita disléxica e que passa por diversas dificuldades em seu processo de aquisição da leitura e escrita, chegando a ser um “objeto” no meio da família que não compreende sobre o assunto e a escola que diz ser inclusiva, mas, não é |
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Dislexia e o processo de medicalização da aprendizagemDislexiaMedicalizaçãoMediação escolarPedagogiaDyslexiaMedicalizationSchool mediationO presente trabalho de conclusão de curso apresenta um estudo reflexivo sobre o conceito de dislexia e a criação de uma suposta patologia. Além de debater sobre o processo de medicalização que a cada dia vem se fortalecendo no processo de ensino aprendizagem de crianças que trazem consigo diversos diagnósticos, em especial, a dislexia. Apresenta um estudo de caso de uma mediação escolar que se torna essencial a ponto de analisar todo o contexto de uma criança dita disléxica e que passa por diversas dificuldades em seu processo de aquisição da leitura e escrita, chegando a ser um “objeto” no meio da família que não compreende sobre o assunto e a escola que diz ser inclusiva, mas, não éThe present work is the conclusion of a coarse that presents a reflective study on the concept of dyslexia and the creation of a supposed pathology. Additionally it discusses the practice of medicalization, that is becoming common practice in the effort of teaching these children with their particular process of learning and the several “diagnoses” that is associated to them, especially dyslexia. It presents a study of a school mediation case that becomes essential to reveal problems with the entire context that shows the child seen as dyslexic. Often the child experiences difficulties in his process of reading and writing, and is treated as an “object” inside the context of their own family, that does not have a complete understanding of the subject. This is further complicated by the school that labels itself as inclusive, but in fact, is notRodrigues, Maria Goretti AndradeSilva, Iúry Fagundes da2019-05-27T17:55:52Z2019-05-27T17:55:52Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9703http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-29T15:58:40Zoai:app.uff.br:1/9703Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:09.444966Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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