Cuidados paliativos de fim de vida a criança e adolescente com câncer: proposta de oficinas para a equipe de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Tatiana Pifano da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/16672
Resumo: Objetivos: identificar a percepção dos profissionais de enfermagem sobre os cuidados paliativos; descrever os cuidados paliativos empregados a criança e adolescente com câncer em fim de vida; elencar os temas que os profissionais consideram importantes de serem abordados em uma oficina sobre cuidados paliativos a criança e adolescente com câncer em fim de vida; discutir as melhores formas de abordagem dos temas sobre cuidados paliativos de fim de vida a criança e adolescente com câncer em oficinas, na perspectiva dos profissionais de enfermagem; propor oficinas para os profissionais de enfermagem sobre cuidados paliativos a criança e adolescente com câncer em fim de vida. Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com enfermeiros e técnicos de enfermagem de um setor de oncologia pediátrica de um hospital de referência em oncologia do Rio de Janeiro. Coleta de dados por meio da entrevista semiestruturada, durante os meses de julho e agosto de 2019. As entrevistas foram tratadas pelo software IRAMUTEQ®. Resultados: o método da classificação hierárquica descendente gerou 29 textos, 7.315 ocorrências, 210 segmentos de textos, com 87,62 % de aproveitamento e 4 classes. Estas versaram sobre os cuidados paliativos na percepção da equipe de enfermagem; as necessidades da equipe de enfermagem para trabalhar com fim de vida; propostas para desenvolver a atividade educativa em cuidado paliativo de fim de vida, apresentou sugestões para a atividade educativa; as possíveis estratégias de ensino para utilização em atividade educativa em cuidado paliativo de fim de vida. Conclusão: foi possível identificar os temas para atividade educativa em cuidados de fim de vida, como o escopo dos cuidados paliativos, comunicação com paciente e família, estratégias de enfrentamento, manejo da dor, devendo ser adotado estratégias de ensino-aprendizagem que permitam a participação e interação. Contribuição: a proposta de oficinas baseadas nas necessidades apontadas pelos profissionais, aprimora habilidades e amplia os conhecimentos sobre a assistência em fim de vida, o que poderá refletir na melhora da qualidade da assistência para paciente e família. O produto dessa dissertação é uma proposta de oficinas para os profissionais de enfermagem sobre cuidados paliativos de fim de vida à criança e adolescente com câncer
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Método: estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com enfermeiros e técnicos de enfermagem de um setor de oncologia pediátrica de um hospital de referência em oncologia do Rio de Janeiro. Coleta de dados por meio da entrevista semiestruturada, durante os meses de julho e agosto de 2019. As entrevistas foram tratadas pelo software IRAMUTEQ®. Resultados: o método da classificação hierárquica descendente gerou 29 textos, 7.315 ocorrências, 210 segmentos de textos, com 87,62 % de aproveitamento e 4 classes. Estas versaram sobre os cuidados paliativos na percepção da equipe de enfermagem; as necessidades da equipe de enfermagem para trabalhar com fim de vida; propostas para desenvolver a atividade educativa em cuidado paliativo de fim de vida, apresentou sugestões para a atividade educativa; as possíveis estratégias de ensino para utilização em atividade educativa em cuidado paliativo de fim de vida. Conclusão: foi possível identificar os temas para atividade educativa em cuidados de fim de vida, como o escopo dos cuidados paliativos, comunicação com paciente e família, estratégias de enfrentamento, manejo da dor, devendo ser adotado estratégias de ensino-aprendizagem que permitam a participação e interação. Contribuição: a proposta de oficinas baseadas nas necessidades apontadas pelos profissionais, aprimora habilidades e amplia os conhecimentos sobre a assistência em fim de vida, o que poderá refletir na melhora da qualidade da assistência para paciente e família. O produto dessa dissertação é uma proposta de oficinas para os profissionais de enfermagem sobre cuidados paliativos de fim de vida à criança e adolescente com câncerObjectives: to identify the perception of nursing professionals about palliative care; describe the palliative care employed for children and adolescents with end-of-life cancer; list the topics that professionals consider important to be addressed in a workshop on palliative care for children and adolescents with cancer at the end of their lives; discuss the best ways to approach the topics on palliative care at the end of life for children and adolescents with cancer in workshops, from the perspective of nursing professionals; propose workshops for nursing professionals on palliative care for children and adolescents with end-of-life cancer. Method: exploratory and descriptive study, with a qualitative approach, conducted with nurses and nursing technicians from a pediatric oncology sector of a reference hospital in oncology in Rio de Janeiro. Data collection through semi-structured interviews, during the months of July and August 2019. The interviews were handled by the IRAMUTEQ® software. Results: the descending hierarchical classification method generated 29 texts, 7,315 occurrences, 210 text segments, with 87.62% of use and 4 classes. These dealt with palliative care in the perception of the nursing team; the needs of the nursing team to work with the end of life; proposals to develop the educational activity in palliative care at the end of life, presented suggestions for the educational activity; the possible teaching strategies for use in educational activities in palliative care at the end of life. Conclusion: it was possible to identify the themes for educational activity in end-of-life care, such as the scope of palliative care, communication with patient and family, coping strategies, pain management, and teaching-learning strategies should be adopted that allow participation and interaction. Contribution: the proposal for workshops based on the needs pointed out by the professionals, improves skills and expands knowledge about end-of-life care, which may reflect on improving the quality of care for patients and families. The product of this dissertation is a proposal for workshops for nursing professionals on palliative care at the end of life for children and adolescents with cancerObjetivos: identificar la percepción de los profesionales de enfermería sobre los cuidados paliativos; describir los cuidados paliativos utilizados para niños y adolescentes con cáncer al final de sus vidas; enumerar los temas que los profesionales consideran importante abordar en un taller sobre cuidados paliativos para niños y adolescentes con cáncer al final de sus vidas; discutir las mejores formas de abordar los temas de los cuidados paliativos al final de la vida de niños y adolescentes con cáncer en talleres, desde la perspectiva de los profesionales de enfermería; proponer talleres para profesionales de enfermería sobre cuidados paliativos para niños y adolescentes con cáncer en etapa terminal. Método: estudio exploratorio descriptivo, con abordaje cualitativo, realizado con enfermeros y técnicos de enfermería de un sector de oncología pediátrica de un hospital de referencia en oncología de Rio de Janeiro. Recolección de datos mediante entrevistas semiestructuradas, durante los meses de julio y agosto de 2019. Las entrevistas fueron manejadas por el software IRAMUTEQ®. Resultados: el método de clasificación jerárquica descendente generó 29 textos, 7.315 ocurrencias, 210 segmentos de texto, con 87,62% de uso y 4 clases. Estos versaron sobre cuidados paliativos en la percepción del equipo de enfermería; las necesidades del equipo de enfermería para trabajar con el final de la vida; propuestas para desarrollar la actividad educativa en cuidados paliativos al final de la vida, presentó sugerencias para la actividad educativa; las posibles estrategias didácticas para su uso en actividades educativas en cuidados paliativos al final de la vida. Conclusión: fue posible identificar los temas para la actividad educativa en los cuidados al final de la vida, como el alcance de los cuidados paliativos, la comunicación con el paciente y la familia, las estrategias de afrontamiento, el manejo del dolor y se deben adoptar estrategias de enseñanza-aprendizaje que permitan la participación. e interacción. Contribución: la propuesta de talleres a partir de las necesidades señaladas por los profesionales, mejora las habilidades y amplía el conocimiento sobre la atención al final de la vida, lo que puede reflejarse en la mejora de la calidad de la atención a los pacientes y sus familias. El producto de esta disertación es una propuesta de talleres para profesionales de enfermería sobre cuidados paliativos al final de la vida de niños y adolescentes con cáncer138f.Silva, Liliane Faria daPacheco, Sandra Teixeira de AraújoCursino, Emília Gallindohttp://lattes.cnpq.br/4950390166818774http://lattes.cnpq.br/9071782541107295http://lattes.cnpq.br/7585694881009907http://lattes.cnpq.br/5423525641896734Silva, Tatiana Pifano da2021-01-14T22:45:59Z2021-01-14T22:45:59Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfSILVA, Tatiana Pifano da. Cuidados paliativos de fim de vida a criança e adolescente com câncer: proposta de oficinas para a equipe de enfermagem. 2020. 138 f. 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